Quem acompanhou a programação da Rede Globo neste domingo (18) pôde conferir a vinheta de abertura das Olimpíadas de Tóquio, desenvolvida pelo Combo Studio, do Rio de Janeiro. A peça, de 1min30s de duração, traz como mote “O desafio agora é em Tóquio” e é uma mistura de animação com imagens live action dos atletas brasileiros e da equipe de esportes da emissora que trabalhará nos Jogos.
O conceito por trás do material envolve diversos elementos históricos do Japão se apresentando como desafios para os atletas. É onde entra a animação, que traz componentes da cultura pop oriental com referência nos animes, mas com uma “pegada” brasileira. “Criativamente, precisamos elaborar cenas que usavam a cultura japonesa e fizessem sentido dentro do universo do esporte de cada atleta. Fugimos da nossa zona de conforto focando em uma animação tradicional com uma pegada de anime ocidental, e o resultado foi excelente”, comenta Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio.
A peça foi produzida em 2D tradicional, a chamada “Paperless digital animation”. O Combo Studio recebeu briefing, roteiro e imagens de arquivo da emissora e ficou responsável por todo o processo de animação, desde o storyboard até edição e pós-produção. Para isso, foram envolvidos 12 profissionais, sendo alguns contratados exclusivamente para o projeto.
“Trabalhamos dentro do roteiro, mas a Globo nos deu bastante liberdade de sugerir cenas e elementos. A emissora foi muito parceira no processo de produção”, revela Pereira.
Todo o processo começou em 2020, ano original da disputa dos Jogos. Foram dois meses apenas para a pré-produção (concepts, layouts, storyboards). Em 2021, com a confirmação das Olimpíadas, foram mais dois meses para a produção. A vinheta será veiculada durante todo o período de transmissão dos Jogos, que se encerram no dia 8 de agosto.