Cinco anos de expansão internacional da LaLiga com crescimento recorde

Luca Moreira
6 Min Read

A LaLiga comemorou recentemente o quinto aniversário de sua estrutura internacional única que impulsionou a expansão internacional da competição e fez da liga espanhola uma referência mundial na indústria do esporte no que diz respeito à internacionalização.

O programa LaLiga Global Network foi lançado em 2017 e agora está presente em 41 países com 44 delegados no local, além de outros 11 profissionais trabalhando na sede da LaLiga em Madri. Outro componente fundamental deste projeto de internacionalização são seus 11 escritórios internacionais e duas joint ventures na América do Norte e na China.

A ambiciosa estratégia de expansão internacional da liga agora cobre 90 países e se tornou um dos traços identificadores de seu crescimento; é o principal canal através do qual a paixão do futebol espanhol chegou a todos os cantos do planeta, com cada vez mais pessoas se apaixonando pela LaLiga e desfrutando de seu espetáculo semana a semana.

Em um evento realizado em Madri para marcar a ocasião, o Diretor Executivo da LaLiga, Óscar Mayo, refletiu sobre essa transformação que levou a LaLiga a uma nova dimensão nos últimos cinco anos. “Cinco anos atrás, embarcamos em uma missão ambiciosa de levar o entretenimento e a emoção da LaLiga a mais torcedores ao redor do mundo e ajudar a crescer o futebol como esporte em todos os lugares”, disse ele. “Estamos muito orgulhosos de que a LaLiga e seus principais protagonistas, clubes, jogadores, treinadores, estejam mais próximos hoje de mais pessoas ao redor do mundo do que nunca. Dito isto, este é apenas o começo, junto com os clubes e com o apoio de nosso novo parceiro CVC, daremos um grande impulso aos nossos esforços internacionais”.

O impacto desta estratégia de internacionalização é evidente, dado o crescimento da comunidade de fãs da LaLiga em todo o mundo. De fato, com seus 146 milhões de seguidores, a LaLiga é a competição com maior número de seguidores entre as cinco principais ligas europeias. O conteúdo regular em mais de 20 idiomas em 17 plataformas de mídia social diferentes garante que o futebol espanhol possa ser discutido e debatido em qualquer idioma.

Apenas nos últimos dois anos, o número de ativações internacionais organizadas pela LaLiga dobrou, chegando a 1.222 em mais de 90 países. Tais eventos ajudam a levar a competitiva e emocionante liga europeia aos torcedores e à mídia além das fronteiras da Espanha. Além disso, como parte do objetivo da LaLiga de compartilhar seu conhecimento para ajudar o futebol local a crescer em todo o mundo, a LaLiga possui atualmente 37 acordos com ligas, federações e outras instituições em mais de 28 países e outras 24 alianças educacionais com parceiros internacionais de 24 países por meio da LaLiga Escola de Negócios.

“Quando se trata de fãs de futebol fora da Espanha, sempre dizemos que gostaríamos de ser a segunda liga mais popular de todos, depois da liga local. As ligas nacionais são o verdadeiro motor do futebol e é por isso que a LaLiga está compartilhando a receita de seu próprio sucesso com ligas, federações e clubes de todo o mundo”, acrescentou Mayo.

Este crescente interesse pelo futebol espanhol e a maior visibilidade em campo levaram a um aumento de 30% desde 2015/16 nas audiências globais das transmissões dos jogos da LaLiga. Isso, por sua vez, significou um aumento de 247% no valor dos direitos audiovisuais internacionais da competição desde 2013/14 e um aumento no valor da marca LaLiga, com o número de patrocinadores crescendo cinco vezes no mesmo período.

“O crescente número de parcerias comerciais em todo o mundo é outro sinal da crescente relevância da LaLiga e evidência de que os fãs de todos os lugares estão mais próximos da nossa liga do que nunca”, comentou Mayo. “Nossos parceiros comerciais são uma parte importante do envolvimento dos fãs da LaLiga com ativações em muitas partes do mundo.”

Os números confirmam que o futebol espanhol cativou torcedores de todo o mundo, ao mesmo tempo em que atestam o sucesso da estratégia de expansão internacional lançada pela LaLiga nos últimos cinco anos.

A experiência de visualização é outro elemento central no alcance global da LaLiga. Nos últimos anos, a LaLiga investiu significativamente em uma experiência cada vez melhor do espectador com tecnologia como drones, skycams e vídeo volumétrico alimentando replays de 360 ​​graus, tudo isso entregue por meio de uma lista sempre crescente e aprimorada de parceiros de transmissão.

“Estamos em uma jornada emocionante para entreter as pessoas ao redor do mundo. Continuaremos a fazer apostas ousadas para levar aos fãs de futebol espanhóis em todos os lugares um ótimo entretenimento e apresentar nossa competição a mais pessoas em todos os lugares. Estamos realmente apenas começando”, encerrou Mayo.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página