Rogério Campaneli fala sobre influência da rede no mercado artístico: “uma tendência e uma realidade”

Luca Moreira
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Rogério Campaneli (Foto: Divulgação)

O mercado artístico e do entretenimento vem se destacando como um dos mais promissores para os próximos anos. Mesmo diante dos desafios impostos pela crise de saúde mundial, o setor se mostrou resiliente e faturou mais de 100 bilhões de reais em 2021, impulsionado pelo aumento do consumo de conteúdo audiovisual nas telas, como TVs, computadores e celulares
A consolidação desse mercado foi impulsionada pelo boom da internet e pela crescente demanda por atualização de conteúdos audiovisuais, entretenimento e criação artística. Um dos principais catalisadores desse crescimento foi o serviço de streaming, que ganhou popularidade ao oferecer filmes, séries e documentários diretamente aos espectadores.

Rogério Campaneli, diretor da renomada Agência Base, destaca que o aumento do consumo de conteúdo nas redes sociais também impulsionou investimentos de plataformas, emissoras e marcas em atores, modelos e criadores de conteúdo para publicidade, cinema, TV e campanhas.

Durante a pandemia, empresas de representação artística enfrentaram grandes desafios, mas aquelas que se destacaram pela inovação, seriedade e criatividade colheram bons frutos. É o caso da Agência Base, que há 8 anos atua no mercado artístico, representando e gerenciando a carreira de talentosos atores, modelos e criadores de conteúdo digital.

Campaneli enfatiza que o segredo para o sucesso foi manter a transparência, direcionar cuidadosamente a carreira dos artistas e persistir mesmo em momentos adversos. Ele destaca a importância de contar com uma equipe excelente, muitos dos quais estão na agência desde o início, proporcionando o melhor acompanhamento profissional possível, de forma humanizada e personalizada.

Além disso, a Agência Base apostou em projetos de fomento artístico, buscando aprimorar o elenco agenciado e garantir a qualidade de seus talentos para os contratantes. Através de parcerias com produtores de elenco, representantes da moda e cursos de preparação de atores, formação para modelos, treinamento de criadores de conteúdo, desfiles e editoriais, a agência busca oferecer uma plataforma completa para o desenvolvimento dos artistas.

Levando em consideração o crescimento acelerado do mercado artístico e do entretenimento nos últimos anos, quais são as tendências mais impactantes que você identifica e acredita que moldarão o futuro do setor no Brasil? E como a Agência Base está se preparando para acompanhar essas mudanças e aproveitar as oportunidades que surgem?

Primeiramente devemos considerar que a internet e as mídias digitais são nossa realidade. Trabalhar bem com elas e usá-las de maneira inovadora é o que vai moldar o futuro das marcas e dos artistas. Ocupar esse espaço com conteúdo de qualidade, produções de qualidade e pessoas de qualidade é o que vai garantir o diferencial e a abertura de oportunidades. A agência Base se consolidou antes desse boom, e para nós isso é ótimo. Com a mudança do cenário de mercado, nos adaptamos para novos meios, agora o streaming, a internet, a produção de conteúdo, a publicidade digital, com a mesma qualidade que entregamos moda e televisão.

Você menciona a importância da inovação e da criatividade no mercado do entretenimento. Como a Agência Base estimula a inovação e a criatividade entre os artistas e criadores de conteúdo que representa? Quais são as estratégias adotadas pela agência para garantir que seus talentos se destaquem e ofereçam propostas únicas e cativantes no mercado atual?

Inovação e criatividade são regras na Agência Base. Nosso elenco e nossa equipe vivem essa realidade diariamente. Abraçamos todos os projetos que são criativos, coerentes, inovadores e bem elaborados. Damos voz ao nosso time e aos nossos artistas agenciados. Esse contato tão próximo acontece com muita liberdade, é um espaço de escuta e uma cultura que criamos: todos podem e devem se expressar, e uma boa idéia é executada.

Direcionamos uma equipe exclusiva para desenvolver as boas ideias que chegam até nós, com cronograma, com dedicação e toda a atenção que deve ser dada. Outro foco é encontrar o parceiro certo para cada iniciativa: apresentamos os projetos à empresas, instituições e marcas que têm afinidade com o projeto e fazemos acontecer.

Rogério Campaneli (Foto: Divulgação)

Quais são os maiores desafios enfrentados pelo mercado artístico e do entretenimento atualmente, e de que forma a Agência Base busca superá-los?

Por parte da preparação do artista o desafio é qualificação, repertório, diversidade artística, isso buscamos enfrentar com projetos, cursos, direcionamento, consultorias, mentorias e conexão entre profissionais do mercado e artistas em desenvolvimento. Por parte do mercado vemos uma crescente muito boa nessa busca por qualidade de elenco, mas ainda há barreiras burocráticas, como o excesso de materiais exigidos para os testes, que acontecem em sua maioria online, requer uma minúcia técnica para ser validado para poder escolher de fato o elenco contratado, esse desafio superamos com uma equipe exímia, excelente e experiente, que conduz todo esse processo junto ao ator/modelo/influenciador e entrega em tempo hábil ao contratante/solicitante.

Como a Agência Base se posicionou diante dos desafios enfrentados pelas empresas de representação artística durante a pandemia?

O posicionamento foi irredutível: manteríamos nossa atuação junto ao elenco, continuaríamos representando e orientando nossos artistas e em diálogo ainda mais intenso e próximo com as marcas. Sabíamos que o entretenimento e a arte seriam fundamentais para garantir que a sociedade superasse esse momento desafiador, e nos posicionamos como um ambiente seguro para nosso elenco, seguro para dialogar e pensar caminhos para a carreira deles, seguro para continuar criando e entregando o melhor a cada contratante. Dito e feito. Trabalhamos todos os dias da pandemia, boa parte em home office mas com a mesma qualidade do trabalho presencial.

Rogério Campaneli (Foto: Divulgação)

Quais foram os segredos da Agência Base para manter a transparência, direcionamento de carreira e excelência na representação de artistas?

Acredito que o segredo seja a ética e os valores que trouxemos como base da Base. Como empresário, sempre tive a visão de que a desonestidade não leva ninguém a nenhum lugar, e fazemos questão de exercer a sinceridade, a humanidade, a proximidade e o diálogo intenso, essa é a receita de um trabalho excelente.

Todos nós cometemos erros, mas quando há foco na honestidade, tudo é rapidamente resolvido. Sem falar que uma trajetória honesta é a melhor maneira de garantir solidez e longevidade à uma empresa.

Poderia nos contar mais sobre o projeto pioneiro da Agência Base, o Base Conecta, e como ele beneficia os artistas da agência?

O Base Conecta nasceu com o objetivo de não somente aguardar a solicitação dos produtores de elenco por atores qualificados, mas qualificar e convidar esses produtores para um evento inesquecível. Começamos pela seleção de atores, temos muitos talentos na agência, mas quisemos restringir a 20 participantes, para dividir em 10 duplas que apresentam cenas roteirizadas e dirigidas pela nossa equipe artística. Contamos com o preparador e diretor de novelas Alexandre Klemperer, profissional que admiramos muito e temos a honra de ter no projeto, ele foi responsável por dirigir nossos atores e preparar o melhor material para a apresentação. A cena foi gravada (temos foco no mercado audiovisual) mas também foi exibida no teatro Unibes Cultural, nosso parceiro em projetos de fomento artístico.

As produtoras de elenco convidadas foram Monica Teixeira, produtora de elenco da Record, Virginia Favrin, produtora de cinema, Alê Tosi, produtora de streamings e cinema, e Liliane Di Giorgio, produtora de elenco do SBT. Como resultado, muitos dos atores que se apresentaram foram contratados e já estão trabalhando em importantes produções.

Rogério Campaneli (Foto: Divulgação)

Quais são as principais tendências ou direções que você visualiza para o trabalho artístico nos próximos anos?

A internet é uma tendência e uma realidade. O streaming veio para ficar e garantiu o aumento do consumo de filmes e séries, além da maior diversidade. Hoje o público é ainda mais rápido, consome-se muito mais conteúdo, seja em telas grandes ou em celulares e dispositivos móveis. Para os próximos anos enxergamos a importância do artista multidisciplinar.

O ator que escreve, o ator que dirige, o ator que sabe de iluminação e de produção. Em set é fundamental essa flexibilidade, tanto para exercer caso seja necessário quanto para compreender a importância da equipe, valorizar cada peça desse movimento lindo que é a produção audiovisual. Como resultado desse movimento, o ator estudioso, curioso e dedicado tem mais oportunidades, e a Base é a casa para esse artista que deseja evoluir, nossos projetos fomentam esse olhar amplo.

Rogério, como você descreveria a experiência e a ética que a agência Base desenvolveu ao longo dos seus mais de 25 anos de atuação no mercado?

Descrevo como legado. Nunca quisemos ser mais do mesmo, nunca tive a intenção de ser só mais uma agência em São Paulo. Meu relacionamento com o mercado é com a postura de quem quer estar com eles daqui 10, 20, 30 anos… Por isso a ética, o respeito, o cuidado e a excelência. Quem não é excelente perde seu posto, e a Base veio para ser a número um, a referência quando se fala de mercado artístico.

Quais foram os critérios de seleção utilizados para formar o seleto grupo de atores da agência que participaram do Base Conecta?

A Base é muito dedicada aos artistas, respiramos isso, vivemos diariamente na busca de entregar o melhor a cada um dos que mostram que estão em sinergia com nossos valores. A maioria dos atores que estiveram no Base Conecta estão conosco há muitos anos, alguns desde o início; outros se destacaram em menor tempo, com muito esforço e muito talento, acreditamos inclusive que as duas coisas devem andar juntas: talento requer esforço e dedicação.

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*Com Affonso Tavares e Regina Soares

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