Raphael Monteiro se destaca como preparador de elenco e impulsiona novos talentos para grandes produções

Luca Moreira
10 Min Read
Raphael Monteiro
Raphael Monteiro

Com mais de duas décadas de carreira como ator, Raphael Monteiro encontrou sua verdadeira vocação em 2017, quando ministrou um workshop em Cuiabá e descobriu seu talento para a preparação de elenco. Desde então, ele tem se consolidado como um dos nomes mais promissores da área, sendo responsável pela formação de artistas que hoje brilham em produções da Globo, Record e Netflix.

Entre os trabalhos recentes que contaram com sua preparação estão a série Até Onde Ele Vai (Record TV), o longa Cartas para Deus — em que preparou o protagonista Davi Malizia — e os próximos folhetins das 18h e 19h da Globo, que contarão com os jovens atores Elis Cabral, Kael Sturne e o próprio Malizia como protagonistas. Raphael também é responsável pela preparação do casting infantil da Army Agency, com nomes aprovados em títulos como Man On Fire (Netflix), Reis (Record) e Família Paraíso (Globo).

Sua própria trajetória como ator começou aos 21 anos, com formação na CAL e no Tablado. Raphael construiu um repertório vasto nos palcos e na televisão, incluindo participações em séries como Tô de Graça (Multishow), Cilada (Globoplay), Família Paraíso (TV Globo), além do personagem Perez nas 8ª e 9ª temporadas de Reis, na Record. No cinema, atuou em títulos como No Gogó do Paulinho, Altos e Baixos, Top Love e Vizinhos, da Netflix.

Em 2021, Raphael foi premiado como Melhor Ator de Comédia no Rio Webfest pelo canal de humor Peixe na Coleira. Hoje, ele reúne sua experiência como ator com seu olhar técnico e sensível como preparador de elenco, auxiliando especialmente jovens talentos a encontrarem espaço e excelência no mercado audiovisual.

Você iniciou sua carreira como ator e só depois descobriu sua vocação como preparador de elenco. Como foi esse processo de transição e o que mais te surpreendeu ao se ver ajudando outros artistas a conquistarem papéis?

Já tinha minha carreira de muitos anos no teatro e com alguns trabalhos importantes no audiovisual, mas nunca tinha passado pela minha cabeça dar aula ou fazer uma preparação de elenco, até que um dia um grande amigo me pediu ajuda para ministrar um workshop em Cuiabá- MT. Achei o convite muito louco pois embora tenha tido uma boa formação na CAL- Casa das Artes de Laranjeiras e no O Tablado, não me senti seguro, pois uma coisa é saber atuar outra é saber passar, mas para a minha surpresa, ao chegar lá, percebi que os atores entendiam instantaneamente tudo que eu passava.

Seu primeiro workshop em Cuiabá, em 2017, foi um marco na sua trajetória. Você se lembra do momento exato em que percebeu que queria seguir esse caminho? O que naquele dia te fez entender que essa era sua verdadeira vocação?

Percebi minha vocação quando vi a alegria dos atores ao conseguirem colocar em prática todos os métodos que eu passava pois consegui de cara já mostrar atalhos que durei muito tempo para descobrir e consegui encurtar o caminho para eles.

Ao ver a alegria de um ator fazendo um exercício bem feito, ao ver um ator conquistando algo bacana na carreira, pude perceber que a sensação é tão boa quanto eu mesmo passar para um teste.

Raphael Monteiro
Raphael Monteiro

Com sua metodologia de preparação online, você ajudou diversos atores a conseguirem papéis importantes. Qual foi o maior desafio em adaptar esse trabalho para o ambiente digital e como você garante que a conexão e o aprendizado sejam eficazes mesmo à distância?

A aula on-line não foi uma ideia e sim uma solução ao momento que estávamos vivendo. Após ministrar alguns workshops veio a pandemia e os atores começaram a me pedir para que eu encaminhasse o maluco desafio de fazer uma preparação on-line . No início tive um certo preconceito mas ao mesmo tempo percebi que precisávamos fazer arte de alguma forma, então fui pra cima e fui aprendendo junto com eles como fazer remotamente. Hoje posso dizer que funciona tão bem quanto a preparação presencial. Ainda não encaramos muito pré-julgamento sobre a aula on-line mas tive ótimos resultados e garanto que funciona. Além disso, também faço preparação presencial na Army Agency.

Hoje você está à frente da preparação de um casting infantil de sucesso. O que muda no trabalho com crianças em comparação aos adultos? Existe alguma abordagem especial que você adota para tornar esse processo mais leve e produtivo para os pequenos talentos?

Hoje em dia faço preparação tanto com as crianças quanto com adultos e não vejo muita diferença pois trato a criança como artista e não como uma criança.

Sinto que a diferença entre os atores adultos e os atores crianças é que os adultos se dirigem mais em cena enquanto as crianças têm a porta para a imaginação escancarada.

O processo com o adulto é justamente esvaziar o corpo e a mente de defesa para trazer a criança que um dia foram de volta.

Raphael Monteiro
Raphael Monteiro

Você teve uma carreira consolidada no teatro antes de se destacar no audiovisual. De que forma a experiência nos palcos influenciou sua forma de preparar atores para cinema e TV? Há algo do teatro que você sempre leva para os seus alunos?

Devo tudo que sou ao teatro, foi a minha base e tive a oportunidade de conhecer todo o Brasil através da minha arte. O teatro me deu o chão, me deu a segurança e me despiu de qualquer tipo auto julgamento.

Acredito que ele é que me trouxe a segurança que sinto como ator em cena. Me tornou de cara uma pessoa melhor, pois a arte dignifica a pessoa.

Ganhar o prêmio de Melhor Ator de Comédia no Rio Webfest 2021 foi um grande momento na sua carreira. O humor tem um lugar especial na sua formação como artista? Como essa experiência impacta o seu trabalho como preparador de elenco?

Costumo dizer que eu não escolhi o humor, mas o humor me escolheu. Assim que comecei a estudar, nos primeiros meses apareceu um teste de uma peça de comédia e fui ver apenas como era, pois não acreditava que fosse passar com tão pouco tempo de estudo, mas passei e acabei passando para um espetáculo de humor atrás do outro o que me deu a base e segurança que sinto hoje em cena.

Ganhar o prêmio de melhor ator de comédia de um dos maiores festivais do mundo fez com que as portas do audiovisual fossem abertas para mim. Tem muito impacto na minha preparação pois além de ter a vivência, tenho a convicção que a autoprodução pode nos levar a lugares inimagináveis pois o que me levou ao prêmio foi um canal de humor chamado “peixe na coleira” onde tudo era feito na guerrilha e sem dinheiro algum.

Incentivo muito aos meus atores a não esperarem a chance bater na porta, mas para fazerem um esforço e fazerem as chances acontecerem.

Raphael Monteiro
Raphael Monteiro

Vários artistas que passaram pela sua preparação conquistaram papéis de destaque em produções da Globo, Netflix e Record. Existe alguma aprovação que tenha te emocionado especialmente? O que mais te orgulha ao ver seus alunos brilhando?

Muito difícil escolher uma aprovação que tenha me emocionado mais, mas creio que as maiores foram da atriz Elis Cabral como protagonista da nova novela das 19:00 da Tv Globo “ Dona de Mim”, do ator Arthur Monteiro para a série internacional pela Netflix chamada “ Man On Fire” onde foi gravar no México com a equipe de Hollywood e a aprovação do ator Davi Malizia como protagonista de um grande longa “ Cartas para Deus” e protagonista da nova novela das 18:00 pela Tv Globo “ Eta Mundo Melhor”.

Com tantos projetos e talentos sob sua orientação, qual é o seu próximo grande objetivo como preparador de elenco? Existe algum desafio ou sonho profissional que você ainda quer realizar?

Meu maior objetivo é ser lembrado como um preparador que descobriu diversos talentos e ser reconhecido por isso. Presentear a arte com grandes novos talentos é o mínimo que posso fazer para retribuir a tudo que a arte fez na minha vida.

Raphael Monteiro
Raphael Monteiro

Acompanhe Raphael Monteiro no Instagram

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página