Projeto YU Musick e Yung Buda Colaboram na Inovadora Faixa “Burn The Boats”

Luca Moreira
8 Min Read
YU Musick (Luiz Miazaka)

O projeto de pop experimental YU Musick, liderado pelo músico Yuri Moraes (YU), surpreende os ouvintes com sua mais recente colaboração. A faixa “Burn The Boats,” lançada no último dia 20 de outubro, traz uma parceria inovadora com o rapper Yung Buda. O single já está disponível nas principais plataformas digitais e também ganhou um videoclipe no canal do projeto no YouTube. A música, que inaugura os lançamentos do novo álbum do projeto, intitulado “GRACIA MASIVA,” é uma mistura intrigante de gêneros musicais, incluindo metal, drum and bass, rap e jazz. O videoclipe, co-dirigido por YU e Ramon Abreu, leva os espectadores a uma realidade distópica e esotérica, complementando a experiência sensorial da música. Além da colaboração musical, YU e Yung Buda também se unirão no mundo da moda, com uma colaboração entre suas marcas, “So Damn Bright” e “7k,” intitulada “SO DAMN BRIGHT 7K” ou “SDB7K” de forma abreviada. O projeto YU Musick, que mistura elementos de música eletrônica, pop, jazz, rap, industrial e black metal, surgiu em 2021 e rapidamente ganhou destaque no cenário fonográfico nacional. Com uma abordagem única e inovadora, o projeto continua a expandir os limites da música experimental no Brasil.

“BURN THE BOATS” é uma música experimental que mistura vários gêneros musicais. Como vocês decidiram criar uma faixa com essa combinação única?

Acho que virou uma coisa muito natural da yu essa coisa de mistura de estilos. Acaba acontecendo de uma maneira muito orgânica. Acho que a gente achou nossa cara no primeiro disco e estamos expandindo nossa identidade num ponto mais dark agora no segundo álbum.

Poderiam nos contar mais sobre a colaboração com o rapper Yung Buda e como surgiu a ideia de trabalhar juntos?

O LR Beats acabou virando um grande amigo no processo da yu. Ele me apresentou muitos artistas brasileiros pra mim. Quando ele me mostrou o trabalho do Buda a identificação foi imediata. Acho que ele combinou muito com a nossa estética e a música ele simplesmente arrebentou.

Yung Buda está cantando em inglês pela primeira vez nesta faixa. Qual foi a motivação por trás dessa escolha?

Veio totalmente dele. A yu é quase sempre em inglês. Ele chegou com os versos e inglês e escreveu outros na hora. O cara simplesmente arrebentou.

“GRACIA MASIVA” é o novo álbum do projeto YU Musick. O que os fãs podem esperar deste álbum em termos de estilo musical e temas abordados?

Eu acho que é um álbum mais dark e mais colaborativo. O primeiro teve poucos feats propositalmente porque eu queria mostrar o que a gente era um pouco, mas a ideia do yu sempre foi mesclar estilos e colaborar. Colaboramos com muitos artistas que nós adoramos neste segundo álbum. Acredito que ele tá com uma identidade bem única e é uma evolução do HYENA.

O videoclipe de “BURN THE BOATS” tem elementos medievais e futuristas. Qual é a mensagem ou atmosfera que vocês pretendem transmitir com esse visual único?

Eu sou muito fã de diretores que são extremamente sensoriais como o Jodorowsky e o David Lynch. Quando esses conceitos e imagens vem pra mim eu confio muito neles e tento não racionalizar demais. Acho que o visual do BURN THE BOATS passa exatamente o que eu queria passar, mas não sei se gosto da ideia de dizer o que isso é exatamente.

Além da colaboração musical, vocês também estão trabalhando juntos no mundo da moda. Conte-nos mais sobre a collab “SO DAMN BRIGHT 7K”. Como isso se desenvolveu?

Eu vim construindo a SO DAMN BRIGHT paralelamente a yu. O foco da SDB são três coisas: Roupas, Discos de vinil e eventos que misturem moda e música. Eu contei esse planejamento para o Buda e ele pirou e quis fazer parte. Aí juntamos a SDB com a  Nova era 7k para fazer essa parceria para a coleção SDB7K, que começou agora com a nossa camisa da BURN THE BOATS, que estavam no evento de lançamento e segunda feira estarão no nosso site https://www.sodamnbright.com.br.

Como o YU Musick se destaca no cenário fonográfico brasileiro? Quais são os elementos mais distintos do seu som e abordagem?

Estamos descobrindo agora. Sempre focamos em ser um projeto global, com um passo de cada vez. Acredito que várias cenas brasileiras começaram a nos abraçar e fico muito feliz com isso.

Pode compartilhar um pouco sobre o processo criativo por trás da música “BURN THE BOATS”? Como a composição e produção dessa faixa aconteceram?

Tem um livro do Napoleon Hill que gosto muito, o Think and Grow Rich. No filme ele faz essa analogia com uma batalha que o general estava com um exército muito menor do que o inimigo e ele resolveu queimar os barcos. Ou seja, ou eles venciam a batalha ou morriam. É uma analogia com não ter planos B na vida. É engraçado que logo que gravamos essa música todos meus planos B da vida realmente foram por água abaixo e tiver que focar muito nos meus planos A, que se concretizaram bem na época que estávamos gravando o clipe.

Compartilharam que os fãs do YU Musick e do Yung Buda têm públicos complementares. Como essa colaboração poderá atrair e unir esses diferentes grupos de fãs?

Estamos sentindo que o público está curtindo muito a união. Estão pedindo por mais colaborações.

Qual é a visão de futuro para o YU Musick? Quais são seus planos e ambições para o projeto?

Acho que o próximo foco agora é lançar o GRACIA MASIVA e finalmente estrear nos palcos. Montamos uma banda muito boa com 10 pessoas chamada: The Satanic Church of Jesus Christ of America, que tem membros de bandas incríveis como Nomade Orquestra, Samuca e a Selva, Caranguejo Escorpião, 1LUM3, Leticia Picolo e Uri The Machine. Estou muito feliz com esse momento. Dia 15 de dezembro estrearemos esse show no Fabrique Club em um show ao lado do Yung Buda e do Nikito Labrae.

Acompanhe YU Musick no Instagram

TAGGED:
Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página