A atriz, cantora e dançarina Luiza Lewicki, de 24 anos, integra o elenco da peça A.M.I.G.A.S., que reestreia no dia 2 de março no Teatro Vannucci, no Rio de Janeiro. Adaptado por ela ao lado de Isabel Castello Branco e Julia Iorio, o espetáculo marca um momento especial em sua trajetória artística, reunindo atuação, direção e protagonismo feminino em uma nova leitura contemporânea do texto original de Duda Ribeiro. Com formação sólida em teatro musical, passagens pela televisão e prêmios recentes no palco, Luiza celebra o retorno da montagem como símbolo de amadurecimento profissional e de fortalecimento da cultura produzida por mulheres.
Você não só atua em A.M.I.G.A.S., como também adaptou o texto junto com suas amigas. Em que momento você percebeu que queria colocar sua própria voz na obra, e não apenas interpretar o que já estava escrito?
A ideia do AMIGAS sempre foi comunicar com a nossa geração, trazer os jovens pro teatro. Nós entendemos que, pra isso, precisaríamos trazer essas histórias pro dia de hoje! E com um toque ainda mais legal, nossas histórias!
A peça fala sobre amizade feminina, e o próprio processo de criação nasceu da amizade entre vocês três. O quanto a vida real de vocês acabou invadindo a dramaturgia? Tem cenas ou falas que carregam experiências pessoais?
Tem! Muitas! A nossa parceria é beeem parecida com a parceria das personagens! Três personalidades completamente diferentes mas que se completam! Ali tem muitas experiências nossas, e falas literalmente retiradas de histórias nossas histórias!

A montagem original é de 25 anos atrás. O que você sente que mais mudou no jeito de amar, se relacionar e ser mulher hoje — e que precisava aparecer nessa nova versão?
Eu acho que a maior diferença de lá pra cá é o quanto a gente fala sobre esses assuntos e se posiciona em relação ao certo! Hoje temos muito mais acolhimento e espaço pra falar sobre tudo!
Dividir o palco com amigas é muito diferente de contracenar com colegas de trabalho “tradicionais”. Isso deixa o processo mais leve ou também mais desafiador emocionalmente?
Olha, no nosso caso foi muito mais leve! Até porque, nós três, desde que a gente se conheceu, a gente reparou que pensa muito parecido! E quando a gente pensa diferente, as nossas ideias se complementam muito! então o processo de criação, de ensaio e de convivência de trabalho é ótimo!

Você transita entre atuação, canto, dança, direção e ainda dá aulas. Em qual desses lugares você sente que é mais “Luiza essência”? Ou cada função revela uma parte diferente de você?
Eu acho que a minha maior essência é justo essa flexibilidade pra fazer tudo isso. Todas essas áreas se complementam e trazem benefícios uma pra outra! A Luiza diretora ensina muito pra Luiza professora, que ensina muito pra Luiza atriz e assim vai… e é daí que nasce a minha essência! Dessa vontade de fazer de tudo um pouco e crescer cada vez mais.
Depois de tantos musicais e agora também direção, o que essa fase mais madura da sua carreira te ensinou que a Luiza lá do início, em Niterói, ainda não sabia?
Que tudo tem seu tempo. Tudo acontece na hora que tem que acontecer! E pra ter calma porque a vida toma rumos completamente diferentes daqueles que a gente planeja! E que bom que isso acontece, não poderia ser melhor!

O retorno da peça agora, com patrocínio e teatros cheios, deve ter um gostinho especial. Teve algum momento em que você pensou “caramba, a gente realmente construiu isso do zero”?
Eu só consigo lembrar do momento que a gente decidiu fazer isso… Foi no intervalo da faculdade, que a gente decidiu fazer uma peça por nós mesmas! Nasceu ali, de três estudantes de teatro querendo fazer o seu acontecer! E ver a proporção que o A.M.I.G.A.S ganhou hoje é surreal!! Já foi surreal antes, quando a gente ficou em cartaz por um ano sendo que, no início, a programação era de apenas um mês!
Se uma jovem atriz assistir A.M.I.G.A.S. hoje e sair do teatro sonhando em criar o próprio projeto com as amigas, qual conselho você daria pra ela?
Faça! Junte-se com pessoas que acreditam em você, com pessoas que conhecem o meio, com pessoas que também não querem desistir, com pessoas comprometidas… Faça rodeado de pessoas que vão comprar a sua ideia e batalhar por ela até o fim!
Acompanhe Luiza Lewicki no Instagram