Conhecido por apresentar o programa “Zapping Zone” durante alguns anos no Disney Channel Brasil, Rafael Baronesi, se destacou em sua carreira tanto como apresentador de canais como Shoptime, “Vídeo News” da Band, e como ator em peças de teatro e programas na televisão. Esse ano ele retorna aos palcos com uma nova produção. Confira a entrevista!
Como foi o seu começo no meio artístico?
Eu comecei a estudar teatro aos finais de semana quando eu tinha 15 anos. Aí eu fui gostando, fiz outros cursos, até estrear profissionalmente em uma peça de teatro. Na época eu me juntei com outros colegas, e juntos resolvemos produzir profissionalmente uma peça que tínhamos feito de final de curso.
Em meados de 2004, você entrou como apresentador do Zapping Zone no Disney Channel Brasil. Como foi o seu ingresso no programa? Sente saudades da época?
Na época eu fazia muita publicidade, e uma produtora de elenco, a Márcia Meloni, com quem eu tinha feito meu primeiro comercial, me chamou para o teste do Zapping Zone. Eu fiz o teste sem muita pretensão. Achava muito difícil ser apresentador, ter que improvisar e tal. Mas deve ter sido por isso que passei no teste. Fui sem expectativa.
É claro que sinto saudades. Muita. É só olhar meu Instagram que dá para ver que toda hora público algo dessa época. Hoje a galera que me assistia já cresceu e está sendo muito divertido encontrar essa turma nas festas, viagens, etc.
Em 2018, foi contratado para apresentar a nova versão do Vídeo News na Band. Conte-nos um pouco sobre como foi adaptação na nova emissora?
O Vídeo News foi uma experiência muita bacana. Um programa de entretenimento, ao vivo, diário, que mostrava os bastidores da Band…. Eu adorei fazer. A única coisa complicada é que a gente gravava no Rio de Janeiro, então não tive muito contato com a turma dos outros programas que ficava em São Paulo.
Além da televisão, você também já esteve nos palcos. Pensa em voltar um dia a fazer teatro?
Sim. Eu adoro teatro. Esse asno mesmo estarei em uma nova peça que acabei de comprar os direitos para montar no Brasil. Se chama O Fim da Esperança, do David Ireland. É uma comédia de humor ácido. Muito divertida.
Deixe uma mensagem.
Pessoal, eu sei que hoje em dia está muito cômodo ficar em casa assistindo filmes na internet, mas se programem para ir ao teatro. A energia do ao vivo é algo único. Algo especial. Combinem com amigos de irem ao teatro, e sempre que gostarem do programa, divulguem nas redes sociais para os amigos, porque o teatro foi feito para o público e precisamos dele. Viva a arte.