Palcos, passarelas, estúdios, todos esses elementos se misturaram na carreira de Raphaella Paes, que aos 15 anos, já está caminhando no cenário artístico desde os quatro no mundo da moda. Aos sete anos ingressou no mundo do teatro, participou de alguns comerciais e logo entrou para alguns desfiles. No cinema, atuou nas produções de “As Boas Maneiras” e “Bingo”.
Já com 11 anos, teve seu primeiro contato com o teatro musical através da peça “Sítio do Pica-Pau Amarelo” como Emília. Já na internet, atuou na web série “Self-se Quem Puder” de Rica Montoanelli.
Atualmente a atriz está confirmada como a personagem Bibi no musical “Like” que estreara no início do mês que vem no Teatro West Plaza em São Paulo. Em plena era digital, um grupo de estudantes se reuniu para assistir ao videoclipe de um famoso influenciador, mas decidiram fazer diferente ao se desvincularem das mídias sociais e buscarem trocar laços no mundo real e assim descobrindo o verdadeiro valor de uma amizade e do trabalho em equipe que vai além das conexões que a tecnologia promove. Confira a entrevista!
Iniciando no universo fashion ainda aos quatro anos de idade, você se tornou garoto propagando em diversos lugares e inclusive desfiles. Você se lembra de como foram os seus primeiros trabalhos como artista e quais foram os caminhos que o levaram ao teatro?
Comecei trabalhando com webseries, trabalhei com comerciais, experimentei um pouco de dança e agora estou tendo a oportunidade de trabalhar com teatro musical. Iniciei no teatro com a Fátima do Valle, um dos motivos que comecei no teatro foi a timidez, tive meu primeiro contato com o palco quando dançava ballet. Então sempre estive em contanto com o teatro em si, depois dali só foi estudo e esforço. Comecei a me interessar por canto, e entrei na escola Estúdio Broadway e foi lá que descobri que podia fazer todas as coisas que eu gostava junto, que era dança, canto e interpretação.
Um de seus grandes projetos em 2013 foi a sua apresentação como a personagem Emília no “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, baseado no conto original do Monteiro Lobato. Como foi a responsabilidade de interpretar uma personagem que tem não só a sua imagem como a sua personalidade tão marcante como ela?
No começo foi bem difícil, era um dos meus primeiros personagens que tinha essa personalidade marcante, então eu tive que me esforçar bastante. Lembro que assistia muitos vídeos da Emília para a construção do personagem. Esse personagem além de ser bem caricato é um personagem que todos conhecem, então eu tinha que fazer o que todos já conhecem da Emília e tinha que colocar algo novo. Foi ótimo para o meu crescimento como atriz e agradeço imensamente ao diretores Fred Trotta, Hermes Carpes e a Faz Assim produções pela oportunidade de dar a vida a esse personagem tão marcante.
Atualmente você está confirmada como a personagem Bibi no musical “Like” que estreia no mês de agosto no Teatro West Plaza em São Paulo. Como estão as suas expectativas para apresentá-la ao público e quais são as principais características que você mais se identifica?
Estamos trabalhando muito nesse projeto e estou muito ansiosa para a nossa estreia. É um espetáculo incrível, com músicas autorais e com uma história da atualidade. A Bibi é uma menina muito dedicada, esforçada, que ama estar acompanhada dos seus amigos e ajudar as pessoas isso é o que eu mais me identifico com ela. Sempre fui uma pessoa bem dedicada, esforçada e adoro estar com meus amigos.
Durante seu período no teatro, você também investiu muitos em seus estudos, tais como alguns cursos de interpretação, canto, dança e cinema. Qual acredita que tenha sido a principal importância dos estudos na sua vida?
O estudo foi de extrema importância na minha vida, pra mim o estudo é a base de tudo. É muito importante buscar conhecimento e aprender sempre, é ótimo aprender coisas novas e é isso que mais importa pra mim. O ator pra cada trabalho dele, ele vive em construção e essa construção faz com que você busque conhecimento constantemente, porque a cada personagem é um desafio, por isso é importante sempre buscar conhecimento.
Além do “Like”, você também esteve no elenco de outros espetáculos tais como “Marias do Brasil”, “Sukata” e “Meu Mundo Amazônia”. Como foram essas experiências e como enxerga seu avanço nesses anos como artista?
Cada espetáculo que passa é mais um passo dado, durante toda a temporada de espetáculos eu aprendo muita coisa. Além de ser ótimo para ter experiência no ramo artístico, é de extrema importância para o meu crescimento como atriz, então eu devo tudo aos meus diretores e professores que me ajudam e me ensinam todos os dias.
O que o público poderá esperar ao ir assistir vocês no teatro?
Pode-se esperar muita alegria e diversão. É um espetáculo que fala sobre o que vivemos todos os dias e tenho certeza que todos vão se identificar com os personagens e músicas.
Conheça mais sobre o artista em seu Instagram.
Quer acompanhar mais as novidades da coluna? Siga Luca Moreira no Instagram e no Twitter!
*Com Andrezza Barros