Anaiza: A jovem artista multifacetada que deixa sua marca na cena musical e teatral

Luca Moreira
12 Min Read
Anaiza

A cantora e atriz Anaiza, nascida em Brasília – DF, em 23/12/2006, demonstrou seu amor pelo teatro musical desde a infância. Sua jornada artística começou na escola Claude Debussy, onde suas habilidades artísticas em atuação, canto e dança floresceram.

Ao longo de sua carreira, Anaiza participou de uma variedade de produções, desde suas primeiras experiências em “Annie” em 2015 até papéis de destaque em “Descendentes” e “Rapunzel”. Sua paixão pelas artes a levou a aprofundar seus estudos na Trupe Trabalhe essa Ideia em 2017, onde participou em várias peças e musicais.

Além de seu trabalho nos palcos, Anaiza também deixou sua marca no cinema, com participações em curtas-metragens premiados, como “Tic-Toc” e “O Bolo”, e no longa-metragem “Estágio 3” (2018), dirigido por Erico Alessandro.

Em 2019, Anaiza mudou-se para São Paulo e ingressou no Estúdio Broadway, onde atuou em produções como “Marias do Brasil” e “Procurando Nemo”, sob a produção do Instituto “Lumiere”. Ela teve a oportunidade de trabalhar com renomados diretores artísticos, incluindo Fernanda Chamma, em produções como “Heathers – Teen Musical”, “João e Maria – O Musical”, “All Together Now” e “Sonhos de Uma Noite de Verão”.

O ano de 2020 marcou um ponto importante em sua carreira, quando venceu o Concurso “Music Live 2020” (Grupo MGT) e ingressou no programa The Voice Kids no time de Carlinhos Brown. Após essas experiências enriquecedoras, ela lançou seu primeiro EP Cover “Anaiza Canta”, disponível em várias plataformas de música.

Anaiza também se envolveu em projetos sociais e apresentou a primeira temporada da live show “Cantos do Brasil”, do projeto @artistinhasolidário. Ela ainda colaborou internacionalmente com o cantor venezuelano Jhey Pi na música “Espejo Remix”.

Em 2021, Anaiza lançou sua própria música autoral “Inconscientemente” e continuou a consolidar sua presença na cena musical e teatral brasileira. Seu talento e dedicação a levaram a oportunidades únicas, incluindo aulas nos Estados Unidos com professores e artistas da Broadway, cortesia da diretora artística Fernanda Chamma.

Em sua jornada artística em constante evolução, Anaiza demonstra ser uma artista multifacetada, deixando sua marca tanto nos palcos quanto na música. Anaiza continuou a expandir sua presença na cena musical e teatral brasileira, lançando projetos inovadores, como o emocionante projeto audiovisual “No Time To Die” e sua incrível reinterpretação da música de Billie Eilish. Seu clipe, filmado na House of Choices em São Paulo, apresentou uma nova sonoridade pop rock, demonstrando sua versatilidade artística.

Olá, Anaiza! Sua jornada artística é realmente inspiradora. Desde o início no teatro musical até os dias atuais, quais momentos você considera os mais marcantes em sua carreira?

Os momentos mais marcantes da minha carreira foram: minha primeira protagonista de musical que foi a Rapunzel quando eu tinha 8 anos de idade, minha primeira peça profissional Matilda na qual eu interpretei a protagonista Matilda, meu primeiro musical em São Paulo que foi Marias do Brasil, a minha participação do The Voice Kids 2020, o lançamento da minha música autoral Here With You, e a minha participação no Canta Comigo Teen 2023.

Você teve experiências tanto no teatro quanto na música. Como você encontra o equilíbrio entre essas duas paixões artísticas e como uma complementa a outra?

O teatro e a música sempre foram minhas maiores paixões, mas no ano de 2020 eu tive que escolher qual desses dois caminhos seria mais importante para mim. Apesar de que um complementa o outro, eu escolhi trilhar o caminho da música, mas continuo fazendo vários trabalhos e cursos de atuação, já que como cantora eu também devo interpretar. A atuação definitivamente completa a música, sem a interpretação e a performance não conseguiria transmitir e emocionar o público da maneira a qual desejo.

Participar do programa The Voice Kids e colaborar em projetos como o “Sing Love” deve ter sido gratificante. Pode compartilhar conosco como essas experiências afetaram você como artista e como pessoa?

Essas duas conquistas definitivamente foram marcantes e gratificantes não só para mim, mas para muitas pessoas que me acompanham e que torcem por mim! A minha participação no The Voice Kids 2020 foi de extrema importância na minha carreira já que foi o marco no qual eu decidi que seguiria no ramo, principalmente da música! Participar do projeto Sing Love foi muito gratificante, eu amei ter tido a oportunidade de inspirar e emocionar tantas pessoas que já eram de idade, foi muito bom poder levar um pouco de alegria, com o que eu mais gosto de fazer! Foi incrível poder ver os sorrisos que se formaram no rosto daquelas pessoas tão queridas. Por terem sido grandes e emocionantes experiências, estas me ajudaram a evoluir tanto na minha trajetória e no meu aprendizado quanto como pessoa, sempre estando disposta a novos desafios que me tiram da zona de conforto.

Anaiza

Sua música autoral “Inconscientemente” trouxe um novo aspecto à sua carreira. Como foi a experiência de criar e lançar uma música que reflete sua própria expressão artística?

Na verdade, a música Inconscientemente foi escrita pelo Caio Meirelles e eu fui a intérprete. Foi muito bom ter trabalhado e ter dado a minha cara para uma música que não havia sido escrita por mim.

Falar sobre seu clipe “Here With You” em formato Web3 é bastante intrigante. Pode nos contar mais sobre essa abordagem pioneira e o que você acredita que o futuro reserva para a interação entre música e tecnologia?

Com o modelo Web3 abrem-se novas portas com novas possibilidades para todos os ramos, sendo a música um deles. Com esse novo modelo, a música pode estar em todo o lugar tornando-se acessível, a tecnologia estará presente na música cada vez mais. A ideia de fazer meus lançamentos no metaverso foi uma forma de alcançar um novo público e também propor algo de diferente e legal para o público que já me acompanha.

Interpretar Branca de Neve no musical “O Mistério de Feiurinha” parece ser um desafio único. Como você se preparou para esse papel e como foi a sensação de trazer um clássico de contos de fadas ao palco?

A Branca de Neve sempre foi uma das minhas princesas favoritas e com certeza uma das mais clássicas e mais interessantes de serem trabalhadas. Além de ter que estudar a personagem clássica como todos nós conhecemos, eu tive que fazer algumas alterações para o mundo atual, como as princesas são retratadas no musical Mistério de Feiurinha. Foi um processo muito divertido e bem coletivo também, a produção e todos os atores trabalharam juntos se ajudando a construírem as cenas e assim dando vida às personagens.

Anaiza

Recentemente, você participou do espetáculo “O Musical dos Musicais”, recriando números icônicos da Broadway. Como você escolheu quais solos performar e qual foi a sensação de dar vida a personagens tão distintos?

Escolhi performar um dos meus solos favoritos de musicais e também um que saía um pouco da minha zona de conforto para servir como um desafio e muito aprendizado. Adorei fazer parte dessa montagem, já que podemos relembrar e viver números icônicos de musicais que todos conhecemos.

O projeto “No Time To Die”, com a regravação da música de Billie Eilish, trouxe uma nova sonoridade ao seu trabalho. Como foi o processo criativo por trás dessa versão e o que você espera que os ouvintes sintam ao ouvir essa música?

No Time To Die é de fato a minha música favorita e também é da minha cantora favorita, Billie Eilish. Então trazer uma identidade totalmente diferente tanto para a música quanto para a minha carreira como cantora foi uma experiência incrível. Foi muito divertido transformar a música que eu ouvia todos os dias e dar outra cara para ela totalmente diferente. Agora eu posso ouvir duas versões de No Time To Die hahah, a minha e a original! Ao ouvirem a minha versão quero que os ouvintes primeiramente estranhem porque será algo totalmente diferente e depois que eles enxerguem a música e até a letra de uma maneira de interpretação diferente, podendo levar a dois mundos distintos.

Sua viagem aos Estados Unidos para aprimorar suas habilidades em dança, canto e interpretação foi uma grande oportunidade. O que você mais absorveu dessa experiência e como pretende aplicar esse aprendizado em seus futuros projetos?

Foi de extrema importância tudo que aprendi nessa viagem. Além de aprender diversas técnicas diferentes, eu aprendi como o mercado do teatro musical é nos EUA. Aprendemos desde técnicas de performance, canto e dança, até como se portar diante de uma audição internacional. Aprendemos a maneira ideal de organizar um currículo profissional, por exemplo, que é muito importante na hora da audição. Nós tivemos tantas aulas de preparação para audições que até tivemos uma simulação de audição com diretores e produtores internacionais, assim proporcionando muitas oportunidades e aprendizado. Tivemos aulas de dança com os próprios dançarinos, diretores e coreógrafos dos espetáculos da BROADWAY com alguns até mesmo em cartaz!

Olhando para o futuro, quais são os seus planos e objetivos artísticos? Há algum tipo de projeto que você sonha em realizar, ou algum artista com quem gostaria de colaborar?

Meu maior plano artístico no momento é lançar minhas músicas as quais eu mesma estou compondo e produzindo, do jeito que eu sempre quis. A partir do lançamento de Here With You vem aí a verdadeira Anaiza com a sua identidade definida. Em breve virão mais lançamentos. Outro grande sonho é poder fazer um show no meu aniversário de 18 anos (2024) com minhas músicas autorais e também outras que sempre ouvi desde pequena. Fazer uma verdadeira festa para todos dançarem e pularem!

Acompanhe Anaiza no Instagram

TAGGED:
Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página