Os projetos sociais Associação Borda Viva e Supera, ambos do Paraná e apoiados pelo Instituto Renault, superaram a marca das doze toneladas de materiais reaproveitados desde 2015, resultado da atuação em parceria com fornecedores da cadeia produtiva da Renault, como Autoliv e Faurecia. Os materiais são oriundos da produção de veículos da Renault, como sobras de tecido e de cintos de segurança.
Através do conceito de economia circular aplicado no processo, com esses materiais reaproveitados, os projetos produziram e comercializaram nos últimos dois anos, quando se iniciou a venda online e por meio da rede de concessionárias Renault, mais de quatro mil produtos, entre bolsas, mochilas, necessaires e outros itens, que são disponibilizados em 75 concessionárias da Renault em todo o Brasil.
Utilizando-se da técnica do upcycling, esses projetos transformam resíduos que antes seriam descartados em produtos de qualidade, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais. Além disso, a venda destes produtos contribui para a geração de renda de cerca de 20 mulheres, nos dois projetos sociais.As coleções de produtos desenvolvidas pelos projetos já foram comercializadas até no icônico L’Atelier Renault, localizado na Champs-Élysées, em Paris, na França, e concessionárias Renault na França.
Os produtos também podem ser comprados na Boutique Renault, site nacional de vendas de produtos oficiais da marca, pelo endereço www.boutiquerenault.com.br.
“Esses projetos vão muito além da transformação de materiais em novos produtos. São responsáveis por transformar vidas e comunidades, resgatando famílias em situação de vulnerabilidade social com as frentes de geração de renda”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
A parceria do Instituto Renault com a Associação Borda Viva completou 15 anos em 2020 e já beneficiou mais de 96 mil pessoas no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, nos arredores do Complexo Ayrton Senna. Crianças, jovens e adultos tiveram suas vidas transformadas com os projetos da organização que tem objetivo o resgate das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Já o Supera, o braço de geração de renda da Unilehu (Universidade Livre para Eficiência Humana), é outro projeto apoiado pelo Instituto Renault. Eles trabalham na confecção de produtos com reaproveitamento de tecido automotivo doado por fornecedores Renault e a produção é feita por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que recebem formações para aprender a costurar.
Os materiais cedidos para os dois projetos são oriundos dos fornecedores Autoliv e Faurecia: “O impacto da Autoliv transcende o âmbito da segurança dos brasileiros no dia a dia. É gratificante ver nossos materiais transformando a vida de muitas famílias, por meio da produção e dedicação de todos os beneficiados pelo Instituto Renault”, explica Patrícia Coimbra, diretora de Compras da Autoliv. Para o gerente geral da planta da Faurecia, Lucio Foltran, “a Faurecia reforça seu compromisso com a sustentabilidade buscando contribuir ações de incentivo a redução de geração de resíduos, bem com bem estar social. Sem dúvida continuaremos a incentivar e a apoiar a iniciativa”.
Sobre o Instituto Renault
A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa e contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.
Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 800 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade. O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB já formou mais de 113 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Outro projeto importante na região é o Geração Futuro, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São mais de 95 jovens formados em três turmas do programa, e 61% destes estão empregados.
Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente municípios de: Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná; Pelotas (RS); além de São Paulo (SP). O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação. Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 300 veículos 100% elétricos no Brasil.
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