Dicas para não errar na hora de escolher o seu novo apê
Por mais que o aluguel não seja tão definitivo como a compra de um imóvel, geralmente tida como de longo prazo, é preciso escolher com calma. Em média, ao fazer o aluguel de apartamento você terá um contrato de um ano, podendo, ou não, ser renovado para o ano seguinte.
Assim, antes de fechar negócio após a primeira visita, é válido pensar com calma o que você deseja e até mesmo quanto tempo pretende viver naquele bairro. Confira as dicas abaixo.
Defina o que você precisa
O que você precisa para se sentir bem? Vale anotar o que é prioridade e o que seria um bônus. Por exemplo, se vai morar sozinho, um apartamento de até dois quartos parece ótimo, agora, se tem filhos, além do próprio espaço, pode ser interessante ter acesso ao parquinho infantil.
Coloque tudo no papel, inclusive o que você aceitaria ter como extra, como churrasqueira na sacada, academia de acesso aos moradores e piscina.
Faça uma comparação de preço
Um imóvel com o mesmo tamanho pode ter preços diferentes por causa da localização e até a posição do apartamento. Um exemplo clássico é em relação ao sol, aqueles que recebem bastantes raios solares são considerados melhor posicionados, portanto, mais caros.
Além disso, bairros mais populares ou bem localizados são mais caros. No entanto, viver um pouco longe do centro pode ser bem mais barato.
Vai usar fiador, seguro fiança ou caução
Essa questão deve ser considerada ao alugar qualquer imóvel, inclusive um apartamento, pois você terá que se preparar de diferentes formas. O fiador é uma pessoa que assina o papel do aluguel com você e se compromete, caso você não pague as parcelas, a assumir sua dívida.
Hoje é difícil as pessoas aceitarem essa função, até porque existem muitas exigências. Assim, você pode optar pelo seguro fiança ou pelo depósito de caução, com três meses de aluguel adiantados.
Analise a vizinhança
Vizinhos podem se tornar um problema, ainda mais se a convivência não for boa. Antes de se mudar vale conhecer como é a vizinhança do apartamento escolhido. As pessoas aceitam bem os animais? Falam alto? Tem uma rotina diferenciada? Gostam de crianças?
Essa questão pede ainda mais atenção quando o aluguel está muito baixo, fora da média de mercado, em uma região bem localizada. Muitas vezes o proprietário baixa o preço por saber da dificuldade com os vizinhos.
Veja se a localização é interessante
A localização também é válida na hora de escolher um apartamento para alugar. Sua intenção é ficar perto do trabalho? Talvez a região central seja mais interessante, agora, se o objetivo é fugir da movimentação, os bairros distantes acabam sendo atraentes.
Além disso, visite o local em diferentes horas do dia, para analisar a segurança e se é bem servido pelo transporte coletivo. Por exemplo, alguém que usa apenas o carro como meio de transporte pode não se incomodar com uma única linha de ônibus atendendo a região.
Pesquise sem pressa
Já diz o verso que a pressa é inimiga da perfeição, então, vale a pena fazer sua pesquisa sem pressa. Comece na internet, selecionando apartamentos que possuem as características que você se interessa, depois vá à imobiliária e comece a marcar as visitas.
Não precisa ir com a intenção de fechar negócio com o primeiro imóvel. Muito pelo contrário, esteja aberto a pesquisa e conhecer o máximo de opções possível.
Visite o apartamento mais de uma vez
Em uma única visita você não conseguirá definir se aquele espaço é mesmo o que você deseja. Sem contar que não conhece bem a vizinhança e as facilidades perto do condomínio.
Procure fazer visitas em horários diferentes, até para analisar a posição do sol em relação aos cômodos do apartamento.