Estima-se que cerca de meio milhão de pessoas passaram pela cidade para comemorar as festas da virada do ano no município. Os Hotéis e Pousadas estavam com ocupação máxima, de quase 100%. A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Serviços Públicos, recolheu nos quatro dias (30,31,01 e 02) do final de semana da chegada de 2022, meio milhão (500 mil) de toneladas de lixo no município.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, foram recolhidos nestes quatro dias quase meio milhão (500 mil) de toneladas de lixo. A maior média foi do primeiro domingo de janeiro (02), em que chegou a ser recolhido 140 toneladas, sendo que em dias normais a média é de 50 toneladas.
“Estamos trabalhando muito para manter a cidade limpa, mas contamos com o apoio da população para respeitar os dias e horários da coleta de resíduos domiciliar, não fazer o descarte de resíduos de construção civil, móveis e outros nas vias públicas”, explica Marcão.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública também montou um esquema especial, através das coordenadorias e fez um balanço geral das ações. De quinta-feira (30) a domingo (02), o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira disse que as coordenadorias de Trânsito e Transportes (CTT), Postura, Guarda-Vidas e Guarda Civil Municipal (GCM), registraram:
- 68 autos de infrações de Trânsito (CTT);
- 670 autos de infrações (GCM);
- 11 interrupções de festas e serviços ilegais;
- 06 acidentes de trânsito;
- 05 conduções à delegacia;
-02 prisões em flagrante.
- Apreensões de bolas, churrasquinho (queijo), freezers, isopores, cigarros eletrônicos, bebidas, castanhas e retirada de ambulantes não licenciados nas calçadas, vias públicas e praias, além de uma interdição por decisão judicial num estacionamento na entrada da Praia da Tartaruga.
De acordo com a subcoordenadoria de Guarda-Vidas não foi registrado nenhum óbito por afogamento, neste período. Foram realizadas 208 ocorrências de resgate no mar sem grandes gravidades, devido ao excelente trabalho de prevenção e resgate do grupamento.
A Patrulha Maria da Penha assistiu 53 mulheres, sendo nove (09) com ocorrência policial.
O Planejamento Operacional para garantir a segurança no Réveillon iniciou-se com ações na quinta-feira (30) com integração entre a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública Municipal. Foram empregados 85 policiais no Serviço Extraordinário somados a 58 policiais no Serviço Ordinário, totalizando 143 policiais para os quatro dias do evento. Os agentes contaram com dez (10) viaturas; sendo sete (07) para a 5° CIA e três (03) do Proeis, disponibilizadas pela Prefeitura de Búzios.