Inclusão, acolhimento, respeito às diferenças e às potencialidades de cada um. Com esse DNA, a Teia Multicultural pratica o ensino lúdico, dinâmico e prazeroso para conduzir o processo de aprendizagem aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. A escola, que fica em Perdizes, zona oeste de São Paulo, investe em uma pedagogia inovadora que tem as artes, o autoconhecimento e a criatividade como eixos centrais. Por meio de uma educação horizontal, alunos e professores constroem juntos os projetos interdisciplinares com todas as áreas comuns da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aliadas à yoga, música, artes plásticas, dança, moda, design, empreendedorismo, entre outros.
O método pedagógico adotado tem validação do neurocientista Fabiano de Abreu. De acordo com ele, a Teia Multicultural é a primeira escola brasileira a ter como eixo condutor o autoconhecimento e a trabalhar com diferentes inteligências e potencialidades para desenvolvimento social, emocional e cognitivo individualizado dos estudantes. “Percebo na proposta um olhar inspirador da tese das inteligências múltiplas do psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner, e da teoria da Inteligência emocional do psicólogo e jornalista Daniel Goleman”, argumenta o neurocientista.
Georgya Corrêa, fundadora, idealizadora e diretora pedagógica da Teia Multicultural, conceitua que o diferencial da escola está na maneira como são trabalhados os conteúdos: “Trabalhamos de forma vivencial, com significado, projeto por projeto, nos quais os alunos aprendem na prática, desenvolvendo autonomia, pensamento crítico e as mais diversas competências e habilidades necessárias para se tornarem seres autônomos, livres, autoconfiantes e felizes”. Lucas Briquez, diretor administrativo e relações públicas da escola, completa: “incluímos e geramos senso de pertencimento em crianças e adolescentes de diferentes etnias, culturas, nacionalidades, preferências políticas e religiões, com suas peculiaridades e características singulares, sem esperarmos que todos se comportem da mesma forma ou se enquadrem em um mesmo padrão”.
Os diretores enfatizam que a escola tem uma linha humanista que explora o lado criativo dos alunos, bem como estimula-os a se descobrirem em suas potencialidades. “Priorizamos as áreas do conhecimento que fortalecem as relações e os valores humanos, que desenvolvem a criatividade, a resiliência, a força de vontade, a colaboração e outras competências tão importantes para a vida”. Para Georgya e Lucas, a Teia Multicultural planta sementes do bem, ensina a sustentabilidade, ensina o aluno a enfrentar as adversidades e a manter o equilíbrio.