Wandemberg Marques quebrou recorde ao transcrever a Bíblia em menos de quatro meses

Luca Moreira
6 Min Read

O RankBrasil reconheceu o empresário Wandemberg Marques como o “Mais Rápido a Transcrever a Bíblia” no Brasil. Foram exatos 3 meses e 22 dias para que ele concluísse o trabalho de manuscrever os 66 livros das Sagradas Escrituras.

O desafio teve início no dia 16 de maio de 2021, em Lindóia, cidade do interior de São Paulo; Marques tinha a meta de escrever 15 horas por dia para se dedicar ao projeto. Mas a jornada não foi fácil, logo no terceiro dia, Wandemberg percebeu que teria muitos desafios pela frente, as dores se intensificaram e seu braço direito passou a inchar muito, já que o escriba é destro e utilizou somente a mão direita para concluir a cópia.

O tempo de cópia variou a cada dia, com o passar do tempo, as contraturas musculares aumentaram e o acompanharam diariamente. Durante o processo, ele chegou a perder os movimentos e a sensibilidade dos dedos, mesmo com os atendimentos dos fisioterapeutas, as dores eram muito intensas.

Marques relatou, “Os maiores desafios que encontrei foram físicos e emocionais. Isso sem contar o frio, como fiz durante o inverno, nos dias mais gelados eu senti muitas dificuldades, o braço ficava mais travado e pesado. Senti muitas dores, eram tão intensas que parecia que eu não ia aguentar, precisei diminuir o ritmo da cópia involuntariamente, uma página que eu faria em 30 minutos, cheguei a levar pouco mais de 1 hora”, relembrou ele sobre a dificuldade de bater a sua meta diária.

As limitações físicas eram tão fortes que por várias vezes o escriba pensou em desistir, como ele mesmo disse “Tive vontade de parar muitas vezes, mas quando Deus te dá uma coisa na mão é para você concluir, porque Ele é fiel e justo para terminar tudo o que começou na sua vida, então, da mesma forma nós, se é pra fazer algo para Deus, que seja o nosso melhor, inclusive no meu caso, com dor mesmo”.

Ao longo de todo o tempo, o escriba se lembrava do que o fez se comprometer em transcrever as Escrituras e por isso teve forças para continuar. “Entrei neste projeto pela necessidade permanente de estar em conexão com Deus e a necessidade de propagar o Evangelho a toda a criatura. Eu entendi que poderia despertar a curiosidade das pessoas e, através disso, permitir que o Espírito Santo de Deus trabalhasse na vida de cada uma delas”, constatou.

Para poder se dedicar ao projeto, nos primeiros 40 dias, Wandeberg ficou em 4 hotéis, que o apoiaram na cidade de Lindóia; após este período, ele continuou isolado em sua casa e em alguns dias, realizou a cópia do escritório, para poder dar sequência e se manter focado na conclusão do seu voto. Poucas pessoas tiveram acesso a ele neste período.

Longe da sua família, Marques sempre recebeu apoio deles. Casado com Lucy Marques, ele é pai de seis filhos, sendo dois biológicos e quatro por adoção, todos eles o ajudaram em oração a conquistar este recorde.

“Costumo dizer que sozinho você pode ir mais rápido, mas com apoio você vai muito mais longe. Eu tive o apoio de Deus em primeiro lugar, dos pastores, amigos, da equipe, dos fisioterapeutas, tive o apoio incondicional da minha esposa que mesmo sabendo que eu ficaria tanto tempo longe de casa participou, orou e jejuou por este projeto, minha companheira foi fundamental nesta conquista.”, agradece ele, reconhecendo a importância de todos que estiveram com ele ao longo desses quase quatro meses de dedicação.

Convertido em 1983, Wandemberg passou a ter uma grande relação com a Palavra de Deus. Para ele: “A Bíblia representa um manual de sobrevivência, é possível você viver sem conhecer a Palavra, mas quando você a conhece, fica impossível viver à distância, você torna a Bíblia uma bússola para a sua vida, um manual do bem”.

Se mantendo firme no propósito, o empresário de Atibaia (SP) conseguiu completar 1.288 páginas de cópia, com as medidas de 46,5 cm x 40 cm, utilizando o total de 52 canetas.

Feliz por ter concluído seu projeto, Wanderberg declara que a maior lição que aprendeu foi que “quando você age, Deus reage”, porque em todo o tempo ele viu a mão do Senhor cuidando de todos os detalhes. “Não me faltou absolutamente nada, pelo contrário, superabundou”.

Recorde das canetas

Outro recorde estabelecido por ele foi o uso de canetas, fazendo com que o Rank Brasil o certificasse pelo título “A Maior Quantidade de Canetas Utilizadas Em Uma Obra”.

Aliás, Wandemberg tem uma lista que mostra em qual versículo da Bíblia cada caneta acabou, que você pode acampanhar em suas redes sociais: https://www.instagram.com/oescriba.oficial/

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página