(Na Casa Mário de Andrade será realizada a oficina”Retratos do Folclore”. Foto: Anastasia Shuraeva – via Pexels)
ENTRADA GRATUITA
Atividades gratuitas na Casa das Rosas, na Casa Mário de Andrade e na Casa Guilherme de Almeida oferecem para as famílias uma jornada pelo patrimônio cultural de São Paulo, com criatividade e estímulo ao conhecimento museológico.
A Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida, equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social Poiesis, oferecem atividades gratuitas que convidam o público a explorar o patrimônio cultural de São Paulo com estímulo à criatividade. A programação começa hoje (22) e amanhã (23) tem mais, com vivências lúdicas, oficinas e visitas temáticas para todas as idades. As vagas são limitadas e por ordem de chegada.
A vivência Caça aos Fósseis: uma descoberta paleontológica na Casa das Rosas acontece no sábado, 23/08, das 11h às 12h30. Inspirada na descoberta de “Rosalita” — um animal pré-histórico que viveu nos mares há cerca de 400 milhões de anos e foi encontrado durante o restauro do espaço —, a atividade convida crianças de 7 a 10 anos a participarem de um percurso investigativo com lupas e pistas – tudo em clima de brincadeira.
Também no sábado, a Casa Mário de Andrade recebe das 15h às 16h30 a oficina Retratos do Folclore. A partir da perspectiva da fotografia como registro da cultura popular brasileira, os participantes são convidados a refletir sobre o folclore na atualidade. Com o uso de recortes de revistas, cada visitante poderá criar colagens que expressam sua percepção sobre a diversidade cultural do Brasil. A atividade é destinada a maiores de 15 anos.
Na Casa Guilherme de Almeida, a programação começa na hoje, 22/08, das 15h30 às 17h, com a vivência Caça ao Tesouro, voltada para crianças de até 6 anos.. Os participantes seguem pistas e exploram o espaço em busca de objetos ligados ao acervo, culminando na descoberta de um “tesouro”. A atividade é seguida de uma visita guiada pelo espaço. Já amanhã, das 11h30 às 12h30, será realizada a visita temática Patrimônio Cultural e Território, que percorre o acervo para abordar a história do bairro do Pacaembu, as transformações urbanas e curiosidades sobre a residência que Guilherme chamava de “Casa da Colina”, na década de 1940. A atividade é voltada para todos os públicos.
SERVIÇO
Casa das Rosas
Caça aos fósseis: uma descoberta paleontológica na Casa das Rosas
Sábado, 23 de agosto, das 11h às 12h30
Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP
Casa Mário de Andrade
Retratos do folclore
Sábado, 23 de agosto, das 15h às 16h30
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo – SP
Casa Guilherme de Almeida
Caça ao Tesouro
Sexta-feira, 22 de agosto, das 15h30 às 17h
Patrimônio Cultural e Território
Sábado, 23 de agosto, das 11h30 às 12h30
Rua Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo – SP