Musical infantil “TumPaTaTum” encerra temporada, neste domingo (02/06), na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico

Laura Almeida Sousa
5 Min Read

Com texto de Tamiris Pires e Cella Bártholo e direção de Alain Catein, o espetáculo da In Cena Produções apresenta quatro carismáticos personagens, com a missão intergaláctica de resgatar as tradicionais cantigas de roda brasileiras

Com o objetivo de resgatar e apresentar versões atuais das antigas cantigas de roda para  as novas gerações, o musical infantil

“TumPaTaTum” encerra temporada, neste domingo (02/06), na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico, com sessões no sábado, às 16h, e no domingo, às 14h e 16h. Com texto  de Tamiris Pires e Cella Bártholo, direção de Alain Catein, direção musical de Caio Loureiro e coreografias da Bella Mac, o espetáculo promove uma viagem divertida e cronológica pelos clássicos da música infantil brasileira. No repertório, estão reunidas mais de 20 canções tradicionais, como “Ciranda, Cirandinha”, “O Cravo e a Rosa”, “Marinheiro só” e “Sapo Cururu”. Este é o primeiro infantil profissional do  Grupo In Cena, que iniciou suas atividades em 2020, e é formado pela escola In Cena Casa de Artes e pela In Cena Produções.

A trama de “TumPaTaTum” acompanha quatro personagens – o professor Terry, a pilota Thea e os gatinhos intergalácticos Tetê e Toninho. Eles formam uma banda que viaja no espaço procurando itens do passado para que sejam preservados e nunca esquecidos no futuro. No elenco, estão Lara Mendes, Vitor Louzada, Malu Coimbra e João Alves.

“A gente reúne em cena esses quatro personagens muito carismáticos, que formam uma banda e têm essa missão de viajar pelo espaço procurando canções que não podem ser esquecidas. Eu sou muito fã de gato e quis criar personagens inspirados nos meus próprios bichanos, que participam desse lindo projeto de preservação da memória cultural brasileira”, conta a coautora da peça e diretora artística da In Cena, Cella Bártholo.

Parceiro da In Cena, Alain Catein participou como ator e foi preparador de elenco de “Nas Alturas”, prática de montagem da escola, e foi professor de teatro de um curso de férias. Com experiência em montagens infantis (como integrante da importante Companhia Boto Vermelho), Alain foi convidado para assumir a direção de “TumPaTaTum”.

“Um dos aspectos mais interessantes deste espetáculo é que a gente mostra que, uma das maneiras de salvar as canções do tempo dos nossos avós, é criar novas versões que dialogam com crianças e jovens”, descreve Alain. “São arranjos originais feitos para cativar os filhos, sem deixar de encantar os pais”, acrescenta o diretor.

Com o objetivo de fomentar o musical brasileiro, a In Cena pretende investir em projetos inéditos e brasileiros. Depois de “TumPaTaTum”, a equipe vai montar o adulto “República Lee – Um musical ao som de Rita”, em julho, em São Paulo. “A gente sabe que tem muitos artistas talentosos aqui nas áreas de dramaturgia, composição, dança, e queremos fomentar esse mercado”, completa Cella.

Sobre o Grupo In Cena

A In Cena Casa de Artes funciona em um espaço de mais de 400 metros quadrados, em Botafogo, RJ, com quatro salas (Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Ruth de Souza e Amazonas), um estúdio (batizado de Gonzaguinha), camarim, vestiários e um amplo terraço – um local de convivência a céu aberto. É especializada na formação de atores para o teatro musical, e oferece cursos de preparação para musical, teatro infantil, teatro jovem, prática de montagem, prática de produção, entre outros.

A In Cena Produções, braço do grupo aberto em janeiro de 2022, é focada em produções culturais das mais diversas áreas, abrangendo musicais, audiovisuais, peças, monólogos e stand-ups. Organiza shows, festas, saraus, festivais, eventos corporativos e beneficentes; elabora e realiza projetos autorais, e oferece assistência completa e abrangente a atores, cantores, técnicos, músicos e bailarinos.

Ficha técnica:

Direção Geral: Alain Catein

Texto: Tamiris Pires e Cella Bártholo

Elenco: Lara Mendes, Vitor Louzada, Malu Coimbra e João Alves

Direção Musical: Caio Loureiro

Direção Musical residente: Marina Zanol

Direção de produção: Glauce Carvalho

Coreografias: Bella Mac

Direção Artística: Cella Bartholo

Idealização: Glauce Carvalho

Serviço :

Temporada: 11 de maio a 2 de junho 

Ecovilla Ri HappyRua Jardim Botânico, 1.008 – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: 3553-2616

Dias e horários: sábado, às 16h. e domingo, às 14h e 16h.

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)

Duração: 60 minutos

Lotação: 350 pessoas

Classificação etária: Livre

Venda de ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/tum-pa-ta-tum/

A bilheteria funciona às sextas, das 13h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h. Não é preciso comprar a entrada do Parque, apenas o ingresso para a programação.

Share this Article