(Crédito: Guilherme Vídeo Postura)
Artista mineiro desfila suas canções e clássicos da MPB e da Bossa Nova no histórico palco do Little Club
O compositor e violonista mineiro Helder Viana se apresenta no dia 13 de setembro, sábado, às 20h, no Little Club, no icônico Beco das Garrafas, em Copacabana.
Com a direção musical do também mineiro Kiko Continentino, Helder apresenta um repertório com canções autorais, como “Maria”, “Dama da noite”, “Lajes” e alguns dos maiores sucessos da MPB e Bossa Nova, como o Barquinho (Roberto Menescal), Bananeira (João Donato), Água de Beber (Tom Jobim), Samba de Verão (Marcos Valle) e muitos outros clássicos.
Além de Kiko, Helder completa seu quinteto com os experientes músicos Tino Junior (sopros), Jamil Joanes (contrabaixo) e Paulo Braga (bateria). E como convidada especial, a cantora de voz suave e ágil, chamada de “flauta”, Lucynha Lima.
Helder Viana
Não é de hoje que o compositor e violonista mineiro Helder Viana é elogiado por grandes nomes da música brasileira. E esse prestígio marca o seu retorno aos palcos.
Oriundo de uma tradicional família de congadeiros, Helder Viana nasceu no município de Oliveira, interior de Minas Gerais, em 1963. Iniciou a carreira artística em 1978, no festival da canção local, passando depois a residir em Belo Horizonte, para onde foi estudar e tocar em bares, em 1984. Participou do “I Seminário Brasileiro da Música Instrumental”, idealizado por Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, em 1986. Nessa época, estudou violão com Amauri Aranha e trabalhou como percussionista em diversas bandas, como a instrumental Nhoc. No teatro, tocou em peças como “Zumbi”, “Os Saltimbancos”, “O Trem das Vertentes” e “Tempestade” (tendo feito a trilha sonora da última). Acompanhou diversos artistas, entre eles, Amelinha, Oswaldinho do Acordeon e Sivuca.
Em 1994, foi o vencedor do “I Festival do Tribunal de Justiça de Minas Gerais” com a composição “Búzios”, interpretada pela cantora Loslena e julgada pelo emblemático letrista Fernando Brant. Em 2001, lançou o primeiro álbum, “Cabrália”, com participações especiais do saxofonista Chico Amaral, do guitarrista Celso Moreira e do percussionista Sidinho Moreira. O show do disco percorreu o Sudeste por quase uma década e foi aclamado pela crítica, ganhando elogios de ninguém menos do que Milton Nascimento. Entre 2011 e 2013, realizou a sua primeira turnê internacional, passando por Portugal, Itália, Espanha, França e Inglaterra, registrada em dois DVDs. Após dois anos de pandemia, ele retorna aos palcos do Rio de Janeiro – onde não se apresentava desde 2019 – com um time de artistas renomados.
Ficha técnica:
Helder Viana: Violão e voz
Kiko Continentino: Teclado e arranjos
Jamil Joanes: Baixo
Paulo Braga: Bateria
Tino Júnior: Sopros
Participação especial: Lucynha Lima – Voz
Serviço:
Show: Helder Viana quarteto com participação especial da cantora Lucynha Lima
Local: Beco das Garrafas (Little Club) – Rua Duvivier, 37, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Data: 13/09/2025
Horário: 20h
Valor do ingresso: R$ 60
Site da casa: https://becodasgarrafas.com.br
Reservas: 2543-2962 ou 21 97077-9585
Instagram: https://www.instagram.com/helderhviana/