(Jaques Morelenbaum e Fred Martins – Crédito fotográfico Tiago Sousa)
Duo retorna ao Brasil em turnê e se apresenta no dia 27 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30
Dois grandes nomes da música brasileira, Fred Martins e Jaques Morelenbaum sobem ao palco do Dolores Club, na Lapa, para uma linda homenagem ao mestre João Gilberto, celebrando a sofisticação e a delicadeza da MPB. O concerto acontece no dia 27 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30.
O repertório reúne clássicos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Carlos Lyra, Caymmi, Ary Barroso e Geraldo Pereira, autores cujas composições ganharam interpretações célebres na voz e no violão de João Gilberto, como “Chega de Saudade”, “Desafinado”, “A Felicidade”, “Retrato em Branco e Preto” e “Doralice”. O duo apresentará também temas de Fred Martins que se alinham à linguagem bossanovista.

Morelenbaum é referência mundial, responsável pela introdução do violoncelo na música popular moderna em parcerias com Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sting e muitos outros. Fred Martins destaca-se como compositor e intérprete, reconhecido por sua sensibilidade artística e trajetória premiada no Brasil e no exterior, com oito álbuns lançados e obras gravadas por grandes artistas.
O projeto nasceu em 2019, em Lisboa, Portugal, e nos anos seguintes a dupla percorreu vários países da Europa, África e Américas. Neste mês de fevereiro, Fred retorna ao Brasil para nova turnê com Jaques.
– Neste concerto, iremos mostrar várias das canções que me fizeram abraçar a música como principal forma de expressão e, consequentemente, como profissão. Elas traduzem muito do que mais amamos na cultura popular do Brasil – destaca Fred Martins.
Fred Martins
Destacado entre os artistas de sua geração, o cantor, compositor e violonista Fred Martins oferece um repertório tão diverso quanto qualificado e que remete aos emblemáticos compositores brasileiros. O talento do compositor foi reconhecido pelo prestigiado “Prêmio Visa de Música Brasileira” (Prêmio do Júri e voto popular na 9a Edição). Com oito álbuns lançados, as suas composições também foram gravadas e executadas por Adriana Calcanhoto, Ney Matogrosso, Maria Rita, Zélia Duncan, MPB4, entre outros. As músicas de Fred Martins foram incluídas em novelas e séries da TV Globo. O seu segundo DVD, “A Música é Meu País”, foi exibido pela emissora portuguesa RTP e está disponível na plataforma RTP Play. Fred lançou em 2022 o álbum “Ultramarino” onde reúne canções compostas nos últimos anos em que viveu entre Portugal e Espanha. Acaba de lançar “Barbarizando Geral” (Biscoito Fino), álbum de sambas autorais, em dueto com o percussionista Marcos Suzano. Participou também em vários festivais internacionais de música, como “Mimo Amarante”, “Summerstage” (NY), “Sicilia Jazz Festival”, “Umbria Jazz”, “Padova Jazz Festival”, “Jazz & Image” (Itália), “Dias da Música”, “Nossa Lisboa” e “Vila Real Summer Festival” (Portugal), “Música dos Três Continentes” (Rússia), “Lula World Festival” (Canadá), “Festival TenSamba” (Ilhas Canárias), “Sete Sóis Sete Luas” (Cabo Verde) e “Cantos na Maré” (Espanha). Com Jaques Morelenbaum, Fred realizou inúmeros concertos em países como Itália, Portugal, Áustria, Polônia, Cabo Verde, entre 2019 e 2024.
Jaques Morelenbaum
Nomeado em 2008 ao Latin Grammy Award for Best Alternative Music Album, em 2001 ao Latin Grammy Award for Best MPB Álbum e no ano 2000 ao Latin Grammy Award for Album of the Year, é um dos compositores, arranjadores e instrumentistas brasileiros que mais colaborou com músicos de diferentes proveniências e gêneros musicais. Carioca de talento ímpar, tem no seu currículo a participação em quase 600 álbuns e é impossível falar da história da música brasileira sem citar seu nome. Além dos 10 anos em que fez parte da Nova Banda de Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Marisa Monte, Milton Nascimento, Maria Bethânia, e outros grandes artistas, como Sting, Ryuichi Sakamoto, Dulce Pontes, Cesária Évora, David Byrne, Paulo Flores, Mariza, Clara Montes, Julieta Venegas, foram também seus parceiros.
Serviço:
Local: Dolores Club – Rua do Lavradio, 10, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Quando: dia 27 de fevereiro, sexta-feira, às 20h30 (abertura da casa às 19h)
Entrada: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/116136/d/365146/s/2457386
Local com acessibilidade
Classificação indicativa: 18 anos
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Redes sociais:
@fredmartinsmusic
@morelenba1
@doloresclub