Dia de celebração e cultura na Lapa: Tropa da Solidariedade reinaugura sua sede com programação gratuita

publisher
4 Min Read

(Crédito fotográfico: Gabriel Cunha)

Fundada pelo rapper Shackal, projeto de impacto social por meio da arte urbana e da educação ajuda população em vulnerabilidade social no Centro do Rio desde a pandemia

A Tropa da Solidariedade, projeto social atuante no coração da Lapa, se prepara para um momento muito especial. Após muita luta e meses de obras, a sua sede será reinaugurada, totalmente reformada e com uma grande festa, marcando a retomada das suas atividades! Será no domingo, dia 14 de setembro, a partir das 14h, no Corredor Cultural Beco do Pantera, no Beco dos Carmelitas. A entrada é gratuita.

A programação inclui Baile Black Bom, shows com DJ Jezz, DJ Machintal, DJ Mohamed e DJ Foguinho, apresentações de MCs e grafiteiros, roda de samba acústico com “Manga”, exibição dos filmes “L.A.P.A” e “Black Power”, dirigidos por Emilio Domingos, exposição da trajetória da Tropa e entrega de moções ao projeto Tropa da Solidariedade por parlamentares.

– Será um domingo para comemorar, lavar a alma e fortalecer a devolução social para a Lapa, Centro, bairros e favelas do entorno – destaca Shackal.

A Tropa da Solidariedade atua no auxílio à população em situação de rua e famílias periféricas e na revitalização do Centro do Rio de Janeiro desde 2020. A iniciativa foi criada pelo rapper Shackal logo no começo da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, por conta do agravamento dos problemas enfrentados por quem vive em vulnerabilidade social na região. Desde então, a “Tropa” passou a ajudar as pessoas mais vulneráveis e à margem da sociedade com itens básicos de higiene e de alimentação, com alimentos orgânicos obtidos diretamente com pequenos agricultores fluminenses e, através de mutirões, juntam um grupo numeroso e diverso de voluntários para preparar refeições e distribuir aos moradores em situação de rua. O movimento, que já impactou mais de 20 mil famílias em mais de 50 ações.

A ocupação e a revitalização do espaço público estão entre as prioridades da Tropa, que está desenvolvendo um projeto ousado nesse sentido, baseado na experiência bem-sucedida implementada em São Paulo com o Beco do Batman. A ideia é transformar o Beco dos Carmelitas, ponto abandonado na região, num ponto de interseção entre cultura, arte, educação, empreendedorismo e impacto social. A partir de uma série de ações culturais, passará a ser o “Beco do Pantera”, espaço totalmente revitalizado através do grafite, criando uma galeria de arte a céu aberto. O nome faz referência a outro super-herói: o Pantera Negra. As ações começaram antes da pandemia, com intervenções estruturais, como o sistema de iluminação, mas foram paralisadas por conta da quarentena. Por meio da Tropa, Shackal voltou seus esforços, então, para o auxílio às pessoas em vulnerabilidade social.

Serviço:

Local: Beco dos Carmelitas – final da Feira da Glória, entre a Rua da Lapa e o Beco do Rato

Data e hora: 14 de setembro, domingo, a partir das 14h

Entrada: Gratuita

Rede social: @tropadasolidariedade

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página