Evento reúne atividades culturais, educativas e mobilização cidadã para manter viva a memória das 272 vítimas e denunciar a impunidade
Sete anos após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que matou 272 pessoas, a tragédia segue sem responsabilização definitiva. Para que o crime não seja esquecido, o Instituto Camila e Luiz Taliberti (ICLT) realiza, no dia 25 de janeiro de 2026, o Ato pela Memória, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Realizado anualmente na data do rompimento, que coincide com o aniversário da capital paulista, o ato ocupa um dos principais espaços públicos do país com uma programação que reúne memória, cultura, educação ambiental e mobilização social. A proposta é conectar o debate socioambiental às dinâmicas da vida e meio ambiente urbano, adotando uma abordagem propositiva.
“Esse Ato tem o objetivo de lembrar o rompimento da barragem e alertar para o risco de novas tragédias, para que a memória desse dia não seja perdida. Brumadinho não é apenas uma tragédia em Minas Gerais. Na verdade, isso diz respeito a todos nós”, afirma Helena Taliberti, fundadora do Instituto Camila e Luiz Taliberti, mãe de Camila e Luiz Taliberti, vítimas na tragédia.
O evento acontece na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, a partir das 10h, com atividades para crianças e público geral, como plantio de mudas e oficinas de pintura. Às 12h, ocorre a concentração do Pedal pela Vida e, às 12h28 — horário exato do rompimento —, será feito o toque simbólico da sirene, seguido de discurso e apresentações culturais.
PROGRAMAÇÃO
10h – 12h – Atividade para as crianças com Luciana Cruz (pintura coletiva e plantio de mudas)
12h Concentração Pedal pela Vida
12h28 – Toque da sirene
12h30 – Discursos
13h – Saída do Pedal pela Vida (percurso pela Av. Paulista, com saída e chegada na esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta)
14h – Show Forró das Minas – forró e música brasileira tocada por mulheres
15h30 – Encerramento
*Durante o ato, o público também poderá visitar uma tenda expositiva com obras artísticas que dialogam com os temas da memória, da justiça socioambiental e das consequências da mineração.
SERVIÇO
Ato pela Memória
Data: 25 de janeiro de 2026
Horário: A partir das 10h
Local: Avenida Paulista (esquina com Rua Augusta)