Atividades gratuitas agitam a programação do Museu Índia Vanuíre no mês de outubro

Luca Moreira
4 Min Read

Que tal se divertir com um passeio no Museu H. P. Índia Vanuíre (MIV)? A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo oferecerá uma rica experiência cultural e educativa para pessoas de todas as idades, celebrando a diversidade e a importância das culturas indígenas no Brasil. Aproveite a oportunidade de participar de uma série de atividades enriquecedoras.

JOGANDO EM FAMÍLIA

A programação lúdica e reflexiva para todas as idades, Família no Museu, destacará neste mês a exposição Tupã Plural, centrada na diversidade dos grupos indígenas representados no módulo Representação Tecida e Cesteira no Acervo Indígena, com artefatos de taquara de povos indígenas do Brasil.  A atividade será desenvolvida aos fins de semana, sempre às 10h

Já no Aguçando as Memórias serão realizados dois encontros, em 18 e 31 de outubro, às 15h. No primeiro encontro, será realizada uma roda de conversa envolvente com a Delegada de Polícia da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã/SP, e no segundo, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Tupã, uma palestra esclarecedora sobre primeiros socorros e os princípios básicos de prevenção e combate a incêndios.

EDUCAÇÃO NO MUSEU

Para apresentar ações educativas e estabelecer uma proximidade entre o MIV e os professores do Núcleo de Tempo Integral (NUTI) Profª Izilda de Freitas, Tupã/SP, o projeto Curso para professores, será realizado nos dias 18 e 25 de outubro, às 17h30. A atividade  promoverá a troca de ideias e experiências, além de explorar novas propostas de ações museológicas que possam ser incorporadas à grade curricular.

Por meio do projeto Museu e Cidadania, em 20 de outubro, às 10h, os participantes serão incluídos socialmente em atividades educativas e lúdicas inspiradas no acervo do espaço. No encontro deste mês, o grupo se envolverá em uma atividade especial relacionada à origem do fundador de Tupã/SP, Luiz de Souza Leão. Em Olhar e sentir pelas mãos, colaboração com a UNIMED – Projeto Vida Iluminada, realizará uma roda de conversa entre a psicóloga Ana Vitória e os participantes do projeto sobre saúde mental,  bem-estar e qualidade de vida. A ação, que visa falar e agir em prol dos cuidados psicológicos, acontecerá em 25 de outubro, às 13h.

ANIMAÇÃO

Quem quiser assistir a um desenho animado sobre um indígena que está andando pela floresta e se depara com a invasão da cidade em seu território e que faz uma poderosa reflexão sobre o choque entre o mundo urbano em expansão e as antigas tradições dos povos originários, deverá participar do programa Cultura e Questões Indígenas em Foco, que apresentará o vídeo Pajerama, em 27 de outubro, às 9h.

SERVIÇO

Família no Museu

Data: 21, 22, 28 e 29/10

Horário: das 10h às 16h

Projeto Aguçando as Memórias

Data: 18 e 31/10

Horário: das 15h às 16h30

Projeto Curso para Professores

Data: 18 e 25/10

Horário: das 17h30 às 19h

Projeto Museu e Cidadania

Data: 20/10

Horário: das 10h às 11h

Projeto O Olhar é o Sentir pelas Mãos

Data: 25/10

Horário: das 13h às 15h

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Data: 27/10

Horário: às 9h e às 14h

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: / museuindiavanuire/

Share this Article