Now Reading
Anne de Green Gables: o livro que inspirou a série da Netflix

Anne de Green Gables: o livro que inspirou a série da Netflix

Provavelmente você já assistiu ou pelo menos ouviu falar do grande sucesso da Netflix, a série “Anne With an E”, que conquistou milhares de fãs pelo mundo, inclusive muitos indignados com o seu cancelamento, mas você sabia que ela foi baseada em um livro? Ou melhor, uma série de livros que contam a trajetória de vida da pequena Anne?

O primeiro volume intitulado “Anne of Green Gables” (Anne de Green Gables), da canadense L. M. Montgomery, foi publicado em abril de 1908, nos Estados Unidos, e já ganhou diversas adaptações para a TV, sendo esta atualmente a mais conhecida.

Do primeiro volume se seguiram mais 8 publicações, onde podemos acompanhar a vida de Anne até os 75 anos, e também mais duas coletâneas onde aparece ou é mencionada.

Marilla e Matthew Cuthbert, dois irmãos já um pouco castigados pelos anos e não dando mais conta de todos os afazeres sozinhos, decidem adotar um menino para lhes fazer companhia e ajudar Matthew.

Após um engano, recebem a pequena Anne Shirley ao invés do menino que esperavam, cheia de sonhos e planos, mal conseguia acreditar que finalmente seria adotada e deixaria para trás todos os seus anos em péssimos lares adotivos e suas temporadas dentro do orfanato, até perceber que tudo não passou de um engano e que corria o risco de ser enviada de volta.

No caminho de volta para casa com a pequena Anne, Matthew se encantou com a garota que, ao contrário dele, que era muito calado e tímido, falava demais, tinha uma criatividade e imaginação incríveis e enxergava beleza em todos os pequenos detalhes da vida. Logo percebeu também sua inteligência e seu  indubitável gosto pela leitura e por palavras difíceis, o que acabou pesando muito em sua escolha sobre mandar a menina de volta ao orfanato.

O que não foi tão fácil quanto convencê-lo foi fazer o mesmo com Marilla, que estava bem relutante com a ideia de deixar o mal-entendido vingar e ficar com a menina, enquanto o que procuravam era um menino.

Acompanharemos nesta obra a adaptação de Anne na fazenda Green Gables, na escola, com a nova família e também com novos amigos. Sua criatividade a move praticamente o tempo inteiro, o que a faz cometer alguns erros diversas vezes, porém, como ela mesma diz, “ela comete o mesmo erro apenas uma vez, e deve haver um limite de erros a serem cometidos”.

Apesar de seus deslizes e de sua teimosia em diversos momentos, Anne se torna uma jovem muito determinada, repleta de características admiráveis, e podemos notar um enorme amadurecimento na personagem, que passa por situações realmente complicadas durante a obra, mas sempre procura extrair o melhor mesmo nos momentos ruins, aprendendo com eles.

See Also

A obra é absolutamente encantadora, de uma leitura muito cativante, fluida e clara, ao mesmo tempo que é indicada ao público infantil, também atrai atenção dos que já tem mais idade, e o resultado é o mesmo: todos se apaixonam pela história de Anne.

Com personagens muito bem elaborados e que ficam presos em nossa memória, que nos ensinam muito sobre valores como amizade, respeito, empatia, igualdade, a luta por um sonho, fé, persistência e gratidão, tão encantadores quanto retratados na adaptação; a leitura se torna, com certeza, uma ótima recomendação para todas as idades.

Boa leitura e até a próxima.

 

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2021 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top