Negócios: como administrar o seu próprio salão de beleza

Luca Moreira
4 Min Read

Empresária dá dicas para ter um estabelecimento de sucesso

De acordo com um levantamento Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo realizado pelo IBGE, cerca de 60% das empresas fecham as portas em 5 anos, a taxa de pequenas empresas e negócios que não conseguem completar um ano é ainda maior, chegando a 80%. Os dados comprovam que manter um negócio no país é uma tarefa difícil e requer disciplina para conseguir sair da estatística.

Tatiana Araújo, hair stylist e empresária no ramo da beleza, sendo fundadora do seu próprio salão, separou dicas que foram importantes para firmar o seu negócio no setor e que poderão ajudar novos empresários que buscam conquistar o sucesso com o seu estabelecimento.

Tenha uma agenda bem organizada
“A organização pode te livrar de grandes problemas de atendimento, por exemplo, ter duas clientes marcadas no mesmo horário com o mesmo profissional, o cabeleireiro ter que correr para finalizar uma cliente e pegar outra já que os horários marcados estão próximos um do outro. Passar por essas situações descredibilizam o seu trabalho, enfraquecem a sua imagem profissional, por isso ter uma agenda eficiente é essencial, podendo até mesmo perder a cliente .Uma boa experiência não só te dá credibilidade como é um ótimo marketing orgânico, sua cliente irá te elogiar e indicar para as amigas, assim você poderá chamar mais pessoas para o seu estabelecimento”, explica Tatiana.

Encontre o seu diferencial
A empresária afirma que para ter um negócio de sucesso é importante saber e definir o seu diferencial, seja pelo serviço ou até mesmo pelo seu espaço, atualmente muitos estabelecimentos possuem cantos instagramáveis para fazer produções fotográficas, até mesmo para clientes postarem em suas redes sociais, sendo mais uma forma de marketing para o salão.

“Ter profissionais especializados em cabelos loiros, por exemplo, é um diferencial, criar combos para datas comemorativas ou para os fins de semana, que costumam ter mais movimentos, criar fidelidade para clientes que buscam o seu serviço com uma frequência maior também são ótimas opções para se destacar no mercado”, recomenda a fundadora do espaço Tatina Araújo Hair Concept.

Preste atenção no financeiro
Abrir um negócio é difícil, porém mantê-lo pode ser uma tarefa ainda mais complicada, e na maioria das vezes isso acontece porque o estabelecimento não está ganhando o suficiente para sustentá-lo, assim fechando em pouco tempo. Para que isso não aconteça, Tatiana afirma que a organização financeira é de extrema importância, controlar o fluxo de caixa constantemente ajudará a entender qual é o valor que entrou e qual saiu para comprar acessórios, produtos e para pagar contas de luz e água, por exemplo.

Proporcione diferentes formas de pagamento
“Hoje em dia temos diversas formas de receber o valor do serviço, então não faz sentido deixar que o seu cliente só possa realizar o pagamento de uma forma. Essa dificuldade pode fazer com que clientes desistam de fazer os serviços no seu salão, ter a opção de parcelamento, de fazer transferências bancárias, de realizar pix até podendo dar um desconto em pagamentos à vista ,é a melhor saída para que não corra o risco de perder a sua clientela recomenda a empresária.

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