Não importa se você dirige carros Chevrolet, Porsche, Fiat ou Lamborghini: a higiene com o veículo tem papel vital na sua conservação de valor. Por isso, devemos entender qual a importância da lavagem correta do carro para evitar desgaste, além de compreender quais são os cuidados básicos para fazê-la da maneira certa e conservar maior parte do valor do carro pela limpeza.
Existem muitos fatores que contribuem para a desvalorização dos carros. Por exemplo, muita gente diz que todo automóvel perde 20% de valor assim que sai da concessionária. De fato, isso é mais ou menos verdade. No entanto, outros automóveis não se desvalorizam tanto assim. No entanto, se tem um elemento que realmente tira valor de um veículo é a sujeira ou desgastes causados pela falta de limpeza.
Por isso, é vital entender qual a importância da lavagem correta do carro para evitar desgaste e garantir que o veículo estará em ótimas condições de uso hoje e no futuro. E aí quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo até o fim com atenção!
Qual a importância da lavagem correta do carro para evitar desgaste
Se a estética é a primeira coisa que vem à sua mente quando se fala de lavagem do automóvel, você não está longe da verdade. A limpeza constante da parte interna e externa do carro preserva sua pintura e a qualidade de seu interior, como o estofamento, partes plásticas e o assoalho.
Quando se acumula poeira e outras sujeiras invisíveis como gordura em frestas do ar-condicionado, por exemplo, elas podem acabar bloqueando a entrada e saída do ar e causar problemas no equipamento.
Outra consequência das partículas invisíveis, neste caso proveniente do uso, é a descoloração dos assentos e manchas eternizadas com a marca de seus usuários, além do mau-cheiro pela falta de limpeza.
Um carro com desgaste em peças importantes perderá sua eficiência. Junte isso com a estética de seu interior desbotado e com manchas, e verá o valor de seu automóvel cair sem volta.
Como lavar o seu carro do jeito certo
Em outra época, era comum que todos soubessem a maneira correta de lavar um carro, mas hoje em dia, com o conforto do lava-rápido, e a evolução dos modelos dos automóveis, é fácil cometer erros simples que podem custar caro.
Mas, não tem nada como cuidar de seu próprio veículo, com a garantia de que ele receberá o melhor tratamento, então vale a pena aprender como fazer da maneira correta, não é mesmo?
A lataria deve ser lavada com água doce e sabão neutro sempre, e esfregada de forma cuidadosa somente com a parte macia da esponja. Usar a parte áspera resultará em riscos, portanto atenção a esta parte. Como a água da torneira tem calcário, é preciso secar a parte exterior do carro com um pano, pois deixá-lo para secar naturalmente causará manchas.
Lave a parte interna com um pano úmido, e água e sabão neutro, e desinfete os bancos com a mesma mistura em uma garrafa spray, que tem rápida secagem. Caso seja preciso, passe o aspirador de pó nos bancos e assoalho, e esfregue com uma esponja úmida possíveis manchas nos assentos.
Passe álcool ou multiuso nas partes plásticas do painel, mas cuidado para não passar nos bancos e partes de tecido.
Como finalizar a limpeza do seu automóvel
A frequência de lavagem irá variar de uma rotina para outra. A média de frequência é entre uma semana e 15 dias, mas se você usa o carro todos os dias, seja para trabalho ou uso pessoal, pode ter que lavar uma vez a cada dois ou três dias, para conservar a aparência limpa.
Caso você more em região litorânea, como 26% da população, a frequência de lavagem também aumentará, para proteger o veículo dos desgastes da maresia.
Com pouca ou muita frequência de lavagem, o importante é, uma vez ao mês, finalizar a limpeza com cera em toda a lataria. Essa finalização ajuda a preservar a limpeza, as cores, e o aspecto de “novo”. Para o usuário, não há diferença do aspecto do carro conforme o tempo de uso passe, mas, caso vá vendê-lo, o novo comprador olhará minuciosamente em busca do automóvel perfeito, então cuide e preserve com carinho a estética de seu veículo para que ele não caia em desvalorização.
Pronto! Agora que você já sabe qual a importância da lavagem correta do carro para evitar desgaste, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Com essas dicas, monte um calendário de limpeza do seu automóvel com regularidade (uma lavagem externa a cada 15 dias e uma limpeza interna a cada dois meses é um bom intervalo, por exemplo). Isso ajudará a manter seu veículo menos desgastado e com maior valor.
Gostou das dicas? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!