Como buscar autoconhecimento e se desenvolver

Luca Moreira
5 Min Read

A busca por autoconhecimento, é algo essencial, a qualquer pessoa que queira aprender a lidar consigo mesmo, de forma mais inteligente, criando mais consciência, para que possamos tomar melhores decisões e ter pensamentos voltados a aquilo que desejamos, em uma determinada área de nossa vida.

Mas, afinal, como buscar autoconhecimento? E como criar hábitos que nos ajudem nessa busca, para que possamos nos desenvolver pessoalmente e profissionalmente também?

Aqui, vão algumas estratégias que mudaram a minha vida, e me auxíliaram muito na minha trajetória. Seguir essas estratégias pode parecer algo simples, mas que a longo prazo, farão uma enorme diferença.

A estratégia numero um, é, escreva diariamente, suas ideias, em um caderno com lápis. Escrever no físico e com lápis, faz diferença, por ser algo manual, em que você tenha que usar corpo e mente, para transmitir suas ideias. Esse hábito, vai fazer com que você crie uma linha de racíocinio lógico e organizado, e também fará com que você possa visualizar a parte material da suas ideias. Também escreva as datas do momento em que você está escrevendo, para que no futuro, você possa ler e sentir as mudanças que esse hábito causou.

A estratégia numero dois, é, leitura! A leitura é um dos hábitos mais poderosos, ajuda você a ter novas idéias, ser crítico e ter mais clareza na comunicação interpessoal. Quando eu era criança, não gostava de ler, pelo simples fato de achar livros chatos. Porém, ao dar uma nova chance aos livros, me apaixonei. Começei lendo algumas fantasias adolescentes e hoje, estou lendo livros de desenvolvimento pessoal, como Quem pensa Enriquece do autor Napoleon Hill.  Construi isso de maneira gradativa, ao longo do tempo me envolvendo cada vez mais com livros.

Você pode ler absoultamente qualquer coisa, desde românces cliches, fantasias, ficcções, qualquer coisa que te interesse e que reforçe coisas que você acredite. Começe com pouco, leia um parágrafo por dia, depois uma página, e logo, você estará lendo um capítulo ou até mais por dia, em breve terá o hábito de leitura. Começe com pouco e evolua gradativamente.

Alguns dados sobre a leitura, de acordo com a repórter Mariana Tokarnia, da Agência Brasil.

”O Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.

Por fim, busque conteúdos estimulantes, como: Podcasts, livros, vídeos, ouqualquer outra mídia que que te faça pensar de forma crítica, e que traga novas ideias, uma nova percepção que te enriqueca como pessoa ou como profissional. Reserve uma parte do seu dia para buscar conteúdos que te interesse, algo que chame sua atenção, e mais importante, compartilhe esse processo com alguém. Quando você compartilha conhecimento com alguém, isso se torna algo material, que você pode debater  e reafirmar as ideias que você aprendeu, trazendo a prática.

Segundo Napoleon Hil, ”Ao ser adquirido, o conhecimento precisa ser organizado e aplicado para um objetivo definido, através de planos práticos. O conhecimento só tem valor pelo que se aproveita de sua aplicação a um fim útil.’

Coloque o conhecimento que você obteve nesse texto, compartilhado com seus amigos, para que futuramente, possamos ter pessoas mais bem desenvolvidas e com hábitos mais enriquecedores, do que os que temos agora.

Até o nosso próximo encontro! Espero que tenham gostado e que esse conhecimento tenha transformado seu dia de alguma forma.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página