Rio de Janeiro terá o primeiro Centro de Protonterapia do país, tecnologia de ponta no tratamento do câncer

Rodolfo Gomes
5 Min Read

Projeto desenvolvido pela FUSVE, em parceria com empresa belga, já inicia obras e marca avanço histórico na oncologia brasileira

O Brasil se prepara para um marco inédito na área da saúde: a construção do Centro de Protonterapia Mário Kroeff, o primeiro do país e da América Latina. A iniciativa, liderada pela Fundação Severino Sombra (FUSVE) em parceria com a empresa belga IBA – Ion Beam Applications, prevê investimento superior a R$ 400 milhões e posiciona o Rio de Janeiro entre os grandes polos mundiais de inovação em oncologia.

A protonterapia é considerada uma das mais avançadas modalidades de radioterapia, capaz de direcionar a radiação com altíssima precisão ao tumor, preservando os tecidos saudáveis ao redor. Essa tecnologia reduz efeitos colaterais e amplia as possibilidades terapêuticas, especialmente em casos pediátricos e tumores complexos próximos a órgãos vitais. Atualmente, apenas países como Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Japão e China oferecem esse recurso em larga escala.

O centro será instalado em uma área de 15 mil metros, na Barra da Tijuca, zona sudoeste do Rio, e homenageará o médico Mário Kroeff, um dos fundadores do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além do atendimento clínico de alta precisão, o projeto terá vocação científica, com foco em pesquisa avançada, formação especializada e integração em consórcios internacionais de inovação em terapia por partículas.

“Este projeto simboliza um passo transformador para o Brasil. Ao trazer ao país uma tecnologia de ponta e estruturar um centro com vocação científica e internacional, reafirmamos nosso compromisso com a inovação, a excelência acadêmica e a ampliação do acesso a tratamentos de alta complexidade.”, afirma Gustavo Oliveira do Amaral, presidente da FUSVE.

Tecnologia de referência mundial

A implantação contará com o sistema Proteus®ONE, de última geração, fornecido pela IBA, líder global em soluções de Protonterapia. O acordo inclui operação e manutenção plurianual, assegurando atualização contínua e alinhamento com os avanços mais recentes da oncologia radioterápica mundial.
Segundo Mauro Ferreira, vice-presidente da IBA para a América Latina, “o projeto vai gerar não apenas uma nova onda tecnológica no tratamento do câncer no Brasil, mas também servirá como plataforma para impulsionar a região”. Além disso, coloca a FUSVE no mesmo nível tecnológico dos grandes centros oncológicos do mundo”.

Precisão terapêutica e impacto clínico

A Protonterapia utiliza prótons em vez de raios X para combater o câncer, permitindo maior precisão na entrega da dose e reduzindo danos aos tecidos saudáveis. O físico médico Hélio Salmon, especialista em Radioterapia pelo Hospital Sírio-Libanês e responsável técnico pelo projeto, destaca:
“O centro brasileiro será implementado com tecnologia de ponta, não devendo nada aos melhores centros globais.”

Sobre a FUSVE

A Fundação Severino Sombra é uma instituição filantrópica que completará 60 anos em 2026, com atuação consolidada nas áreas de Saúde e Educação. Presente em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, nasceu do ideal de transformar Vassouras, no Sul Fluminense, em uma cidade universitária. Desde os anos 1970, tornou-se referência como escola médica no país.

A atuação na saúde teve início em 1972, com a criação do Hospital Universitário de Vassouras, hoje referência regional para uma população de cerca de 1 milhão de pessoas. A FUSVE mantém mais de 3 mil colaboradores, atende aproximadamente 20 mil alunos em sua rede educacional, além das unidades de saúde.

Na oncologia, a instituição é responsável pelo Hospital Mário Kroeff, especializado em tratamentos de câncer, localizado no bairro da Penha, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, fundado há mais de 80 anos pelo médico que também fundou o INCA. Somente em 2025, a unidade realizou mais de 70 mil procedimentos, entre atendimentos clínicos, radioterapias e cirurgias. Atualmente, a FUSVE é a maior prestadora de serviços de oncologia não pública ao SUS no estado do Rio de Janeiro.

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página