Com uma trajetória marcada por superação e propósito, Uélicon Venâncio saiu de um emprego como garçom — onde ganhava R$ 50 por dia — para se tornar uma das maiores referências em vendas e consórcios no Brasil, ultrapassando a marca de R$ 2 bilhões em negócios. Criador do método Safra, o especialista vem revolucionando o mercado com uma abordagem que une técnica, mentalidade e espiritualidade, inspirando milhares de vendedores em todo o país.
Reconhecido pela presença forte nas redes sociais e por seu estilo direto e motivador, Uélicon acredita que sucesso é consequência do trabalho aliado à generosidade. “Eu não acredito em sorte, acredito em trabalho. Quando a gente ensina o que aprendeu e ajuda o outro a crescer, o retorno vem naturalmente”, afirma.
Agora, o empresário se prepara para expandir seus horizontes: além das mentorias e palestras, anuncia o lançamento de um livro, participações em programas de TV e uma série de podcasts, levando sua história de transformação para além do universo dos consórcios.
Uélicon, antes de se tornar uma das maiores referências em consórcios no Brasil, como começou sua história com vendas? Teve algum momento-chave que despertou esse desejo de ensinar e transformar vidas?
Muita gente que me conhece agora acha que foi sorte. Eu não acredito em sorte, acredito em trabalho. Se qualquer pessoa se dedicar e trabalhar, também consegue.
De tanto as pessoas me pedirem uma oportunidade para trabalhar comigo, comecei a ensiná-las como elas também poderiam gerar a própria renda. O mercado é gigantesco, e eu nunca vejo ninguém como concorrente. O sol brilha para todos.
Essa é uma frase forte e inspiradora que marca sua presença nas redes. O que significa, na prática, “ficar rico” para você — é apenas sobre dinheiro ou também sobre mentalidade e propósito?
Pra mim, ser rico é ter a admiração e o respeito das pessoas. Eu sei que não consigo mudar a vida de todos, mas se eu conseguir mudar a vida de uma pessoa de cada vez, já fico feliz. O dinheiro é apenas uma consequência do meu trabalho e do que faço pelas pessoas.
O mercado de consórcios é competitivo e, ao mesmo tempo, muito promissor. O que você acredita que te fez se destacar e se tornar uma referência nacional nesse setor?
Eu faço o básico bem feito. Eu estudo — e o que aprendo, ensino para outras pessoas. A maioria não faz o mínimo, e muitos desistem no meio do caminho porque é difícil. Tudo é difícil, nada é fácil.
Se você pegar uma pessoa de sucesso e outra que não chegou lá, a diferença é que a pessoa de sucesso não desistiu. A outra, infelizmente, nem está aqui pra contar história.
Você menciona ter ultrapassado 2 bilhões em vendas. Quais são os pilares da sua metodologia que mais geram resultados concretos para as equipes que você treina?
Eu criei o Método Safra, que vem da ideia de colheita. Venda é plantio — e ter vendas é plantar todos os dias. No meu método, eu falo sobre mentalidade, propósito, produto, fechamento e pós-venda. Esses são os pilares que fazem qualquer vendedor aumentar suas vendas até cinco vezes mais.
Suas redes sociais são uma verdadeira vitrine de motivação e conteúdo prático. Qual é o segredo para transformar conhecimento técnico — como o de consórcios — em algo envolvente e acessível no digital?
Meu foco é levar informação, orientação e dicas para quem está assistindo. Levo até humor, porque acredito que a vida não precisa ser levada tão a sério o tempo todo. Também precisamos ter nossos momentos de leveza e distração.
O setor de consórcios vem crescendo no Brasil, mas também enfrenta desinformação e resistência. Quais são, na sua visão, os maiores desafios e as oportunidades mais promissoras hoje?
Acredito que sempre vai existir desinformação. Consórcio não é algo fácil de entender, e cada um tem uma opinião. Mas, no fundo, são poucos que realmente entendem. Por isso, é importante procurar um especialista para tirar todas as dúvidas.
Tem muita falta de informação no mercado, e se eu fosse falar de tudo aqui, ficaria uma hora explicando as vantagens e desvantagens. Consórcio é um produto excelente — mas não é para qualquer um.
Além do sucesso profissional, você se define como pai e alguém que ama ajudar pessoas. Como esses valores familiares e humanos influenciam seu trabalho e suas decisões de negócio?
Eu gosto de transbordar conhecimento. Conhecimento é algo que a pessoa adquire e leva para o resto da vida — e eu não tenho medo de compartilhar. Quanto mais pessoas eu ajudo, mais Deus me abençoa. O que faço é apenas devolver ao universo tudo o que Ele faz por mim. Afinal, um garçom que ganhava 50 reais por dia e hoje fatura múltiplos milhões por mês… se não for Deus, é quem?
O que vem pela frente? Você pensa em expandir seus treinamentos, lançar livros, criar uma plataforma própria ou até levar sua metodologia para fora do Brasil?
Esse é o momento. Estou abrindo minha agenda para programas de TV, vou iniciar meu livro, já comecei a participar de podcasts e a aceitar convites para palestras. Sinto que chegou a hora de levar minha história para o mundo.
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