Volume de transações suspeitas pressiona empresas a investirem mais em prevenção à lavagem de dinheiro

publisher
3 Min Read

Evento nacional debate os novos desafios do setor e reúne especialistas e expositores em São Paulo nos dias 22 e 23 de outubro. A Cerberus estará presente com a sua solução de monitoramento, os seus especialistas em Compliance e cupom de desconto para os interessados.

Nos últimos dez anos, o número de comunicações de operações suspeitas (COS) feitas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) aumentou mais de 760%. Apenas em 2024, foram cerca de 2,5 milhões de COS, envolvendo bancos, corretoras, cartórios, joalherias, transportadoras de valores e outros setores obrigados a reportar movimentações fora do padrão.

Esse aumento é reflexo de regras mais rígidas, da digitalização das finanças e da sofisticação das redes criminosas. Casos recentes, como as megaoperações da Polícia Federal contra o PCC, que usa empresas de fachada, fundos de investimento e postos de combustíveis para lavar bilhões, reforçam a urgência do tema.

“O desafio não é apenas identificar transações suspeitas, mas sim priorizar riscos reais. Sem tecnologia e inteligência, milhares de falsos positivos sobrecarregam as equipes e deixam escapar sinais relevantes”, afirma Alexander Fürst, diretor da Cerberus, empresa especializada em soluções de compliance e monitoramento.

Congresso debate inovações e tecnologia

Para discutir esses desafios, acontece nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo, o 15º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT), promovido pela Febraban. O evento será realizado no Villa Blue Tree e terá como tema central “A evolução constante dos controles e as inovações esperadas”.

Durante dois dias, especialistas, autoridades, executivos de bancos, fintechs, advogados e empresas de tecnologia irão debater como a inteligência artificial e a modernização dos mecanismos de compliance estão transformando a prevenção a crimes financeiros.

A Cerberus participará como expositora, apresentando a sua plataforma de monitoramento, seleção, análise e comunicação de atividade suspeitas que conta com ferramentas inteligentes para reduzir falsos positivos e aumentar a eficácia do processo.

“Mais do que cumprir normas, o futuro do setor exige criar uma cultura de integridade. O combate à lavagem de dinheiro deve ser parte da estratégia de negócios”, completa Fürst.

A empresa ainda disponibilizou um cupom de 10% de desconto para inscrições no congresso:

 CCerberusPLD10%

Serviço

  • Evento: 15º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT)

  • Data: 22 e 23 de outubro de 2025

  • Local: Villa Blue Tree, São Paulo (SP)

  • Tema central: “A evolução constante dos controles e as inovações esperadas”

  • Realização: Febraban

  • Site oficial: https://febrabantech.febraban.org.br/evento/pldft/sobre

Cupom de desconto (Cerberus): CCerberusPLD10%

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página