Com lançamento em 7 de novembro pela Knik/Thirty Tigers e revela dois novos singles Tanana E Mush
Foto: Nathan Perkel
Escute os singles aqui.
Faça o pré-save do álbum aqui.
Portugal. The Man manteve os fãs em expectativa durante todo o verão — primeiro com o lançamento surpresa do EP uLu Selects Vol. 2, e mais recentemente com a envolvente faixa “Denali”. Hoje, a banda nascida no Alasca e baseada em Portland retorna com a notícia de seu aguardado álbum SHISH, que será lançado em 7 de novembro via KNIK, o selo próprio da banda na Thirty Tigers. Para marcar o anúncio, o grupo compartilha dois singles do disco: a expansiva “Tanana”, em que os vocais de John Gourley assumem o protagonismo, e a frenética “Mush”, uma prévia de alta intensidade do que está por vir.
Sobre as novas faixas, Gourley comenta:
“‘Mush’ é sobrevivência, conexão e ambição. Vida rural com momentos de perigo e absurdo, como motos de trilha, defumadores, tiros e videogames. A frase repetida ‘we can be family’ resiste ao isolamento, buscando algo sólido. Este é um tema recorrente no álbum — construir uma vida, apoiar seu povo, comprar terras e cultivar algo duradouro. A mensagem é simples: não desista, queira mais e lute por isso. Enquanto isso, ‘Tanana’ dá voz a uma tristeza geracional, em busca de significado passageiro em um mundo à beira do colapso.”
SHISH mostra o Portugal. The Man à beira de novas descobertas. Mais cedo neste ano, eles lançaram o EP surpresa uLu Selects Vol. 2, uma coleção visceral e brutalmente honesta de exorcismos sonoros. Agora, com SHISH, a banda abre ainda mais o véu — ao longo de dez faixas distintas, exploram desconforto, vulnerabilidade e a sensibilidade pop distorcida que apenas o Portugal. The Man consegue oferecer.
Portugal. The Man alcançou novos patamares em 2017 com o lançamento de seu álbum Woodstock, certificado Platina pela RIAA. O disco foi marcado pelo enorme sucesso do single contagiante “Feel It Still”, que rendeu ao grupo um GRAMMY de “Melhor Performance de Duo/Grupo Pop”, uma certificação 7× Platina pela RIAA, além de um recorde de 20 semanas no topo da rádio alternativa e presença constante nas paradas do Top 40.
Paralelamente às conquistas musicais, o grupo mantém há anos um forte engajamento com causas sociais. É nesse ponto de encontro que Portugal. The Man prospera: ao longo de sua carreira, a banda tem mostrado como é possível unir arte e ativismo de forma autêntica. Essa postura os levou a criar, em 2020, a Pass The Mic Foundation, focada em questões universais ligadas a direitos humanos, saúde comunitária e meio ambiente, com ênfase em causas que impactam diretamente povos indígenas. Entre elas, estão iniciativas como Alaska Native Health (serviços de saúde de alta qualidade para povos nativos do Alasca) e Seeding Sovereignty (que atua contra espaços colonizados por meio da soberania da terra, do corpo e da alimentação).
O grupo também se dedica a conscientizar e levantar fundos para a comunidade DHDDS por meio da campanha Frances Changed My Life, criada em homenagem à filha de Gourley, Frances, com o objetivo de apoiar famílias afetadas pela rara doença, aliviando tanto o peso emocional quanto financeiro. Nos últimos anos, a banda já arrecadou e doou mais de um milhão de dólares para essas duas causas.
Além disso, o Portugal. The Man tem colaborado com diversas organizações, entre elas: National Coalition Against Censorship, The Skatepark Project (que ajuda comunidades a construírem pistas públicas de skate para jovens de áreas marginalizadas), March for Our Lives (reforma no controle de armas), Keep Oregon Well (saúde mental) e Protect Our Winters (mudanças climáticas). Em 2022, aprofundaram seu ativismo com a criação da iniciativa PTM’s NIGHT OUT, que garante suporte e acessibilidade a fãs com deficiência em shows.
Arte da capa de SHISH
Tracklist SHISH
Denali
Pittman Ralliers
Angoon
Knik
Shish
Mush
Tyonek
Kokhanockers
Tanana
Father Gun
Portugal. The Man online:
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes: