No universo predominantemente masculino dos eventos, Raquel Boletti se destaca como referência no controle de acesso dos maiores eventos do país

Luca Moreira
14 Min Read
Raquel Boletti (Foto: Tomás Senna)

Quem não se impressionou com a grandiosidade do DVD de Luan Santana? Ou não ouviu falar sobre a eficiência da Só Track Boa festival em sua estrutura funcional? A próxima edição, que acontecerá nos dias 26 e 27 no autódromo de Interlagos, contará com mais de 200 profissionais dedicados exclusivamente ao controle de acessos. Todos que trabalham no setor de eventos conhecem a renomada Raquel Boletti e sua empresa, NightShift Operações, que tem revolucionado o mercado, elevando a qualidade das experiências e se tornando uma das principais capacitadoras do setor.

Formada em Rádio e TV, Raquel iniciou sua carreira como produtora de programas de televisão, incluindo o Programa do Gugu, Play Tv e Record Internacional. No entanto, foi em 2014 que ela adentrou o mundo dos eventos. Na agência Haute, reconhecida atualmente como uma referência no mercado, Raquel foi responsável pelo desenvolvimento do setor de controle de acesso. Percebendo o potencial para expandir os negócios, ela fundou sua própria produtora em 2018.

Hoje em dia, a NS Operações, como é amplamente conhecida, está presente nos maiores festivais do Brasil, como Só Track Boa, Time Warp, Cercle Brasil, Rock Brasil 40 anos e Réveillons no Nordeste (Let’s Pipa, Emoções, São Miguel do Gostoso, Trancoso).

O diferencial da NS Operações está em sua equipe. Todos os profissionais são contratados em regime intermitente e possuem Atestado de Saúde Operacional (ASO). Eles passam por um processo de capacitação para operar os sistemas específicos de cada evento, além de receberem treinamento e qualificação para agir de forma coerente e alinhada ao perfil de cada ocasião, garantindo operações de alta qualidade. A equipe da NS Operações conta com mais de 80 colaboradores fixos e 250 em regime rotativo. Além disso, é composta por profissionais bilíngues (inglês e espanhol), especialistas em Libras, cadeirantes, membros da comunidade LGBTQIA+, transgêneros, mulheres (que representam mais de 70% da equipe) e pessoas negras. Temos uma equipe extremamente diversa”, explica Raquel. Confira a entrevista!

Como CEO da NS Operações, qual é a visão por trás da empresa e quais são seus principais objetivos?

Para mim como CEO nem sempre é fácil estar por trás, como eu passei anos efetivamente na operação e ainda continuo na maioria dos eventos eu gosto de sempre observar de longe! Eu não espero que os nossos staffs sejam iguais a mim, mas que entendam a essência da empresa a que o foco sempre será o cliente e a excelência no atendimento… Nós sempre somos citados e reconhecidos por isso! Para mim um evento não é apenas mais um evento e sim o evento!

Hoje nosso principal objetivo é permanecer no mercado como referência em excelência em controle de acesso e conquistar mais algumas áreas as quais já fazemos, mesmo que com menos frequência do que o controle de acesso. Outro objetivo é continuar expandindo além de SP. Já fazemos eventos em outros estados e o objetivo é que a NS tenha o mesmo reconhecimento em excelência que tem dentro do estado.

Como você iniciou sua carreira no setor de eventos e o que a motivou a criar sua própria produtora, a NS Operações?

Sou formada em Rádio e TV, e trabalhei durante alguns anos em algumas produções de tv, como programa do Gugu na Rede Record, Programa Rockoala na Playtv e alguns programas da Record Internacional. Sempre trabalhei com o setor de entretenimento. Alguns anos depois, uma amiga me chamou para trabalhar em uma agência de eventos, Agência Haute (hoje parte da holding Umauma). Lá eu cuidava do departamento de controle de todos os eventos da agência. Depois de alguns anos, percebi uma escassez de mão de obra para esse setor e reconheci que era um dos setores mais importantes do evento, até porque a recepção dos clientes é a primeira experiência que o cliente tem no evento e ser bem recepcionado muda toda visão do evento.

Resolvi desenvolver minha própria equipe e após diversas conversas com produtores da área, fundei a NS Operações, hoje somos referência no mercado de evento pelo Brasil todo. Eu já recebi diversas mensagens de produtoras de outras capitais pedindo treinamento e capacitação para suas equipes.

Quais são os principais desafios que você enfrentou como mulher em um setor majoritariamente masculino e como você superou essas dificuldades?

Trabalhar num setor majoritariamente masculino é como enfrentar um leão por dia. Nada que uma dose de paciência e ótimos argumentos não resolvam. A maior dificuldade que encontro é a falta de confiança dos líderes masculinos e o ego inflado de não aceitar um comando de uma mulher. Já tive eventos onde precisei contratar um assistente homem para que as coisas fossem mais fáceis, já tive que provar com livros e estudos que o que eu estava produzindo era de fato o caminho correto a se seguir, já tive que carregar grades e caixas porque as equipes de carregadores não aceitavam ordens femininas, já participei de reuniões onde o diretor não se referia a mim, conversava apenas com meus assistentes homens, sem contar assédios sofridos que resultaram em perda de contrato por eu não ter cedido.

A frase que mais escuto é “você poderia chamar “O” responsável?” ou “posso falar com o cara que manda aqui?” … muitos não aceitam que a responsável pelo evento, seja uma mulher.

Como a NS Operações se diferencia no mercado de controle de acesso e quais são os aspectos que contribuem para a qualidade das operações nos eventos?

Temos 2 grandes diferenciais no mercado, o principal é o treinamento que as equipes recebem para colaborarem com a boa experiência do cliente final. Muitos dos nossos colaboradores são apaixonados por shows e eventos e eu sempre lhes ensinei que eles deveriam tratar os clientes da mesma forma que eles queriam ser tratados nos shows e eventos que eles foram curtir. Temos na equipe pessoas bilíngues, trilíngues e especialistas em libras. Além disso, eu sempre ensino que a comunicação é a base da boa recepção, lembro-me de certa vez que fizemos um evento no espaço Arca (Vila Leopoldina) e havia um cliente árabe que viajava o mundo todo para curtir esse evento em todas as capitais do mundo, dessa vez ele teve um problema com ingresso e não conseguia acessar o evento, nosso time ligou o Google Tradutor e se virou para conversar com ele para resolver o problema, no final de tudo conseguimos acessar o ingresso dele que estava numa conta do app que ele não recordava a senha, ele ficou extremamente grato e curtiu todo evento, inclusive nos agradeceu demais pela ajuda e disse que em nenhum país foi tão bem recebido.

Outro diferencial é o acolhimento que temos com a equipe, já perdi muitos trabalhos por não ter um “padrão de beleza”. Sou tatuada, tenho o cabelo colorido e uso undercut. Nossa equipe é formada por pessoas Lgbtqiap+, negrxs, mulheres, 60+, Pcd e por ai vai… acredito que nossa eficiência não tem nada a ver com nossa aparência.

Poderia compartilhar algumas das principais realizações da NS Operações e eventos de destaque em que a empresa tem atuado?

Temos grandes realizações no nosso currículo, posso citar principalmente o Só Track Boa, um evento da agência entourage para mais de 35mil pessoas. O evento The Cercle Brasil que aconteceu no Rio de Janeiro ano passado. Fizemos 3 anos de Réveillon de Pipa, onde fazemos troca de pulseiras durante 6 dias de festa em praias paradisíacas do Nordeste (Pipa). O Luan City e Surreal que aconteceram esse ano também considero grandes realizações da empresa. E não posso esquecer do Pagode do Chuvisco que vem crescendo a cada edição, já estamos na oitava edição do projeto.

Como a NS Operações valoriza a diversidade em sua equipe e qual é a importância da inclusão e representatividade para você?

Nosso lema é “Não Somos Uma Empresa De Modelos”, não realizamos nossos castings de acordo com raça, aparência, religião etc. Nossos staffs são escolhidos pela sua experiência, pela sua capacidade em atuar na função solicitada. Nunca pedimos fotos, somente nome completo e número do documento. Isso é o suficiente para nós. Não colocamos um rosto em seu nome. Já recusamos diversos pedidos devido a exigências específicas de aparência. Na NS todos têm um lugar e uma voz!

Temos orgulho de incluir em nossos casting pessoas 60+, PCD, LGTB e todos aqueles que têm vontade de trabalhar. Tratamos todos iguais e acreditem, nossos staffs são tão importantes para nós quanto nossos clientes. Temos orgulho de dizer que sim somos uma empresa humanizada!

Quais são os serviços oferecidos pela NS Operações nos eventos e como a empresa se destaca no atendimento ao cliente e na execução das operações?

Somos uma empresa de produção de eventos especialistas em controle de acesso. Somos especialistas em Experiência do Cliente (UX), sendo reconhecidos por sermos excelente nisso! Nossa equipe é treinada e capacitada para operar qualquer tipo de validação. Somos capazes de operar e conhecemos todas as ticketeiras, catracas etc.

Mas além do acesso oferecemos diversos outros serviços como: credenciamento de staffs, credenciamento de convidados, listas VIPs, atendimento de camarotes, orientação de público, controle de backstage, operação de loja, operação saída do evento (troca de água), verificação de documentos, verificação da Vacina da covid (foi importantíssimo durante a pandemia e no pós-pandemia), empulseiramento, SAC, lista VIP CARE (Eventos exclusivos e fechados), chapelaria, entre outros.

Quais são os planos futuros da NS Operações e como você pretende continuar contribuindo para o setor de eventos no Brasil?

Eu brinco com os meus assistentes que o futuro da NS é sempre o final de semana seguinte, pois é o futuro mais distante que nossa vida louca nos permite pensar, mas brincadeiras à parte, a NS quer ser referência no Brasil em tudo que já exerce em SP.

Estamos sendo contratados por projetos que percorrem vários estados no Brasil e acho que isso será nossa chave de entrada para conquistar nosso espaço em outros estados e na América Latina.

Nós adoramos a diversidade e queremos trabalhar com culturas diferentes, PESSOAS diferentes. Nosso sonho é esse, não apenas ser contratados em outros estados, mas ter staffs de outros locais e aprender com eles. Essa mistura de culturas é a cara da NS!

Mas além disso a NS gostaria de profissionalizar mais as pessoas que trabalham com eventos, passando treinamentos, compartilhando experiências, capacitar mais as pessoas que trabalham no meio. Abrir portas para as pessoas que querem trabalhar com eventos e não sabem como! Queremos evitar experiências ruins com os clientes e para isso é preciso capacitar as pessoas que os atendem. Já fazemos isso com nossos staffs e gostaríamos de expandir esses treinamentos e experiências.

Acabar com situações como staffs trabalhando longas jornadas sem pausa e sem alimentação. Como dito antes, a NS trata todos como família e isso é algo que falta muito nas empresas de eventos. Conhecemos nossos staffs pelos nomes, sabemos sua história! E expandir este tipo de tratamento com certeza reflete na excelência dos eventos que operarmos.

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