Receitas de carne na panela de pressão

Aldair dos Santos
6 Min Read

A otimização do tempo de cozimento é a maior vantagem do uso da panela de pressão nas receitas

A carne de panela é uma receita clássica presente na rotina alimentar de milhares de famílias brasileiras. Apesar da tradição por trás do prato, essa não é a única forma de preparar o alimento. 

Para facilitar a rotina e otimizar o tempo, um novo aliado da cozinha entra em cena: a panela de pressão. Através do seu uso, é possível preparar receitas afetivas e saborosas, sem deixar de lado a praticidade necessária no dia a dia.

O modo de preparo é tão importante quanto a receita

Quando o assunto são receitas, o primeiro fator que vem em mente são os ingredientes necessários, certo? Esse com certeza é um passo importante, mas é preciso considerar que o modo de preparo também possui forte influência no resultado. 

Antes de escolher uma receita de carne na panela de pressão, é necessário se certificar de que a panela possui qualidade e está em bom estado. Essa checagem também pode ajudar aquelas pessoas que têm medo de utilizar a panela de pressão a se sentirem mais seguras.

Checagem feita, carne comprada e caderno de anotações na mão, podemos partir para as receitas de carne na panela de pressão! 

Carne de panela com batata 

Iniciamos a lista com um prato repleto de memórias afetivas. Afinal, quem nunca comeu uma carne de panela com batata feita pela mãe ou pela avó? 

Para a receita, você vai precisar de 1kg de acém picado em cubos, 500 gramas de batata picada, 3 dentes de alho picados, 2 cebolas picadas, sal e pimenta a gosto, 1 tablete de caldo de carne e 3 colheres de sopa de óleo. 

Comece ligando o fogo e colocando o óleo no fundo da panela com os dentes de alho e a cebola. Após dourar os temperos, acrescente a carne até que fique bem selada. Acrescente água até cobrir o caldo de carne e os temperos. Após 15 minutos na pressão, basta acrescentar as batatas e deixar cozinhar por mais 5 minutos.

Carne moída com legumes 

Para quem busca um acompanhamento completo, a carne moída com legumes pode ser uma ótima pedida. Com o uso da panela de pressão, em poucos minutos é possível preparar o prato. 

Você vai precisar de 500 gramas de carne moída, 1 abobrinha picada, 1 cenoura picada, 2 tomates picados, 2 dentes de alho picados, 1 cebola picada, sal e pimenta a gosto e 3 colheres de sopa de óleo.

Na panela já quente, coloque o óleo e acrescente o alho e a cebola. Junte a carne e refogue até que todos os ingredientes estejam dourados. Acrescente o tempero, os tomates picados e coloque água até cobrir. Deixe na pressão por cerca de 10 minutos, acrescente os legumes e sirva. 

Bisteca acebolada

O bife acebolado é mais um prato que carrega consigo grande valor sentimental. E para relembrar os almoços em família com praticidade, é possível reproduzir a receita na panela de pressão. 

Para o preparo, você vai precisar de 1 kg de bisteca suína fatiada, 1 cebola grande fatiada, 3 dentes de alho picados, o suco de meio limão, sal e pimenta a gosto e 3 colheres de sopa de óleo.

Deixe a bisteca marinando no suco de limão, com o alho e os temperos a gosto. Após descansar por cerca de 20 minutos, acrescente o óleo na panela e doure os bifes. Complete com água até cobrir a bisteca e deixe 15 minutos na pressão. Para finalizar, acrescente a cebola em fatias e refogue até dourar. 

Picanha na cerveja

Essa receita é ideal para quem deseja fazer um prato diferente sem abrir mão da praticidade. Assim, não é preciso ligar a churrasqueira todas as vezes que der vontade de comer picanha. 

Você vai precisar de 1 peça de picanha com cerca de 1 kg, 1 lata de cerveja preta, 1 xícara de chá de molho de tomate, 1 pacote de sopa de cebola, sal e pimenta a gosto e 3 colheres de sopa de óleo. 

Comece a receita misturando a cerveja, a sopa de cebola e o molho de tomate. Na panela, acrescente o óleo e doure a picanha de todos os lados. Após isso, acrescente a mistura feita na primeira etapa e aguarde 30 minutos na pressão. Para finalizar, basta ajustar o tempero. 

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página