6 esportes para quem gosta de adrenalina e emoção

Aldair dos Santos
5 Min Read

Saiba mais sobre os esportes para quem curte aventuras

Muitas pessoas gostam de praticar esportes, que é um tipo de atividade que faz bem para o corpo e para a mente. No entanto, existem algumas modalidades esportivas que mexem não só com a nossa adrenalina, mas também com as nossas emoções. São os chamados esportes radicais, como o motocross.

Se você curte ou tem vontade de experimentar algum esporte mais desafiador, leia este artigo. Nele, falamos sobre 6 modalidades esportivas para quem gosta de adrenalina e emoção: surf, skate, montanhismo, rapel, motocross e paraquedismo. Confira!

1. Surf

O surf é um esporte aquático praticado no mar. Ele consiste em se locomover sobre uma prancha que, grosseiramente falando, é levada pelas ondas. 

Obviamente, o surf exige muita técnica, equilíbrio, preparo físico e muita prática para lidar com possíveis situações extremas no mar. No Brasil, o esporte começou a ganhar espaço no final dos anos 50 e se popularizou nas décadas seguintes. 

Recentemente, o Brasil produziu dois campeões mundiais no esporte: Adriano dos Santos (Mineirinho) e Gabriel Medina.

2. Skate

Em algum momento entre o final da década de 40 e o início dos anos 50, alguns surfistas californianos criaram um esporte alternativo para praticar quando não houvesse vento suficiente para as ondas necessárias para o surf serem formadas: o skate.

Fazer manobras sobre um skate demanda muita agilidade, equilíbrio e concentração. Além disso, o esporte faz bem para o fortalecimento da musculatura do abdômen e das pernas.

3. Montanhismo

Basicamente, o montanhismo é um conjunto de atividades cujo objetivo é escalar montanhas. Trata-se de um dos esportes radicais mais versáteis que existem, uma vez que engloba a prática de muitas atividades distintas, como escalada, camping e caminhada.

No entanto, é um esporte que requer preparo físico, organização, planejamento e uma série de equipamentos essenciais para a segurança do montanhista.

4. Rapel

O rapel é um esporte radical que consiste na descida de grandes paredões artificiais ou naturais. Para praticá-lo, é preciso contar com o auxílio de cordas e outros equipamentos, como mosquetões e capacetes, para a segurança do esportista.

Normalmente, esse esporte é praticado em grupo, de tal maneira que cada esportista é responsável não só pela sua segurança, mas também pela proteção dos companheiros.

Para ser bem sucedida, a descida  exige o domínio de algumas técnicas que envolvem o controle da velocidade da locomoção.

5. Motocross

Presença garantida em quase todas as listas de esportes radicais, o motocross é uma modalidade esportiva realizada com o uso de veículos off-road, mantendo a adrenalina nas alturas.

Além da motocicleta, a prática do esporte também exige o uso de equipamentos de segurança, como capacetes, botas e roupas apropriadas.

Geralmente, as competições de motocross são realizadas ao ar livre, em espaços com estruturas controladas. As provas podem ser realizadas tanto por profissionais quanto amadores e são formadas por baterias que duram em média 10 minutos.

6. Paraquedismo

Por fim, o paraquedismo pode ser descrito como uma técnica de aterrissar em segurança com a ajuda de um paraquedas e de um profissional altamente capacitado a partir de uma altura muito elevada.

Esse esporte mais do que radical exige uma capacidade de concentração superelevada, além de equilíbrio e coordenação motora para controlar o paraquedas. 

Mais que benefícios físicos, como melhora do condicionamento físico e tonificação da musculatura, esse esporte proporciona uma interação espetacular com a natureza, que é uma ótima aliada para combater o estresse.

Vale ressaltar que a segurança é um dos pontos principais do paraquedismo, e o esporte vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Inclusive, se você quiser atingir o ápice da adrenalina, saiba que é possível fazer um curso de paraquedismo para saltar sozinho. Já imaginou?

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página