O design do Tonale mantém-se extremamente fiel ao conceito homónimo do qual deriva as suas origens, graças ao notável trabalho realizado pelo Centro Stile Alfa Romeo. O Alfa Romeo Tonale oferece um design distinto e sensual com vista para o futuro, ostentando novos cânones estilísticos destinados a se tornarem referências no desenvolvimento de produtos Alfa Romeo: jantes ”telefone” de 5 furos, instrumentação do painel de instrumentos chamada “Cannocchiale” painel de instrumentos, volante desportivo de 3 raios e farol de curva sinusoidal. As dimensões compactas do modelo – comprimento de 4,53 metros, largura de 1,84 m e altura de 1,60 m – integram as características únicas do design italiano com o estilo original e contemporâneo típico da Alfa Romeo, para oferecer uma síntese perfeita entre herança de prestígio e orientação em direção ao futuro.
Encontramos assim a recorrência de traços estilísticos que ficaram na história, como a “GT Line” que se estende da traseira até os faróis dianteiros, lembrando as formas do cupê Giulia GT dos anos sessenta, alternando com volumes, que lembram modelos emblemáticos como o 8C Competizione.
Na dianteira, a nova grelha “flutuante” destaca-se como um elemento claramente distintivo. A parte inferior inclui duas entradas de ar laterais principais: juntamente com a grelha, criam o que é conhecido há várias gerações como o ” Trilobo “. A parte superior da dianteira distingue-se pelos seus característicos faróis “3 + 3” , criados em colaboração com a Marelli e diretamente inspirados no SZ/RZ Zagato ou no conceito Proteo. Além de sua função de iluminação, eles também incorporam os indicadores e a “luz de boas-vindas”.
Estes faróis particularmente sofisticados adotam, por um lado, a função ” Adaptive Driving Beam ” que ajusta permanentemente o feixe dos médios de acordo com a velocidade e as condições de condução, bem como a tecnologia anti-encandeamento “Glare-Free High Beam”. “. Um terceiro módulo, ativado automaticamente nas curvas, contribui para uma melhor iluminação lateral. Essas tecnologias garantem maior eficiência em termos de durabilidade e economia de energia e oferecem o dobro da intensidade de luz das lâmpadas halógenas convencionais, ao mesmo tempo em que melhoram a segurança – limitando a fadiga visual – e o conforto de condução. As luzes traseiras seguem a mesma lógica de design para formar uma curva sinusoidal que percorre toda a traseira do carro para formar uma assinatura de luz verdadeiramente única e distinta.
O formato do vidro traseiro também é digno de nota. Sua redondeza e o ponto leve em sua parte inferior energizam a parte traseira do modelo, mas sempre com elegância. Olhando para o Tonale de cima, pensa-se imediatamente no icónico 8C Competizione. Outra inspiração retirada da tradição Alfa Romeo: as jantes de liga leve ” teledial “, muito populares no conceito e que são retomadas no modelo de produção. É uma reinterpretação do tema inspirado no mostrador do telefone e cuja origem remonta aos anos sessenta e, em particular, ao 33 Stradale. Com o passar do tempo, as perfurações foram aumentando gradativamente, por motivos técnicos, necessidades de refrigeração ou para melhorar a leveza e o funcionamento dos freios.
Interior
Inspirado na história desportiva da Alfa Romeo, o design interior do Tonale evoca paixão através das suas formas dinâmicas e poderosas. Tudo está centrado no condutor, embora o interior também seja concebido para proporcionar o máximo conforto aos passageiros. O ambiente esportivo e high-tech, ilustrado pela solidez fria do alumínio ou pelo calor suave do couro e da Alcântara – reflete a personalidade de uma clientela jovem, metropolitana e dinâmica.
Entre os elementos mais característicos, devemos destacar a instrumentação chamada “Cannocchiale” , com seu estilo claramente Alfa Romeo, ou o volante esportivo . Isso é embelezado pelos grandes, fixos e exclusivos remos de câmbio de alumínio.
O console central abriga um recurso essencial da Alfa Romeo: o seletor de modo de condução DNA . O painel, orientado para o motorista, é caracterizado por suas saídas de ar, finas no centro e em forma de turbina na parte externa. O conjunto é embelezado pela textura em forma de diamante encontrada nas saídas de ar, no console central ou nas alças e que se beneficiam de um tratamento de precisão com gravação a laser. O painel também incorpora uma inserção retroiluminada para um efeito visual inesperado . Efeitos 3D semelhantes também são encontrados no estofamento dos assentos, tanto para as versões access, em tecidos de neoprene comumente usados em roupas esportivas, quanto nas versões de maior desempenho que recebem Alcantara ou couro ‘ecológico’ . A cabine do Tonale é, portanto, uma experiência extraordinária e imersiva, cujas características dinâmicas serão particularmente apreciadas pelos entusiastas da condução.
TECNOLOGIAS A BORDO: PARA ALFA ROMEO, SOFTWARES E CONECTIVIDADE DEVEM MELHORAR A EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO E PROTEGER O VALOR RESIDUAL
Como exclusividade mundial, a Tonale lança a tecnologia NFT (Non-Fungible Token), uma verdadeira inovação no setor automotivo. A Alfa Romeo é o primeiro fabricante a associar um automóvel a um certificado digital NFT. Esta tecnologia baseia-se no conceito de “blockchain card”, um registo confidencial e não modificável das principais fases da vida de um veículo. Esta característica off-board distinta sublinha a natureza inovadora da Alfa Romeo. Mediante consentimento do cliente, a NFT irá registar os dados do veículo, gerando um certificado que garantirá que o carro foi devidamente mantido, beneficiando o seu valor residual. No mercado de carros usados, a certificação NFT representa uma fonte adicional de credibilidade na qual os proprietários ou redes de distribuição podem confiar. Assim, os compradores ficarão tranquilos em seu ato de compra do carro.
A Alfa Romeo interpreta à sua maneira o uso de software e conectividade para melhorar a experiência de condução, uma prioridade absoluta para a Marca. O Tonale está assim equipado com a mais avançada tecnologia para garantir uma experiência a bordo conectada e confortável, mantendo o prazer de condução típico da Alfa Romeo.
O Tonale em particular inclui as funções integradas do assistente de voz Amazon Alexa , para que você sempre se sinta em casa em seu carro, tornando a vida mais fácil e conveniente. A integração total com a Amazon é ilustrada pelo “Secure Delivery Service” que permite, por exemplo, escolher Tonale como local de entrega de encomendas, desbloqueando as portas remotamente para permitir que o prestador de serviços as deposite no carro com total segurança.
Também é possível receber informações constantemente atualizadas sobre o estado do veículo diretamente em casa, como o nível de carga da bateria ou o nível de combustível, a busca de pontos de interesse, a localização do seu carro ou abertura / fechamento e muito mais. “Alexa” também pode ser usado para adicionar produtos à sua lista de compras, encontrar um restaurante próximo ou ajustar a iluminação ou o aquecimento conectado da sua casa, enquanto estiver no carro.
Serviços Alfa Connect
O Alfa Romeo Tonale incorpora os Serviços Alfa Connect para maior segurança e comodidade. Em primeiro lugar, ” My Navigation ” permite pesquisar destinos e Pontos de Interesse (POI) remotamente, enviar um destino para o carro diretamente do seu smartphone (função Send & Go) e receber alertas em tempo real sobre o trânsito. ” My Remote ” permite controlar à distância várias funções do automóvel, através de um smartphone ou relógio ligado: abertura/fecho de portas, acendimento das luzes, localização do seu veículo, controlo do cumprimento de determinados parâmetros pelo condutor, como velocidade e área percorrida com alerta em caso de ultrapassagem; ” My Wi-Fi ” oferece a possibilidade de partilhar a ligação à Internet entre vários dispositivos a bordo (até um máximo de 8); “Meu assistente ”: em caso de colisão ou emergência, o ocupante pode entrar em contato com a central de atendimento (24/7) para obter assistência. Em caso de acidente, a chamada é feita automaticamente para o número nacional de emergência e, em caso de avaria do veículo, o condutor pode chamar a assistência em viagem, com o veículo a indicar automaticamente a sua posição para que a ajuda chegue mais rapidamente. ” My Car ” é usado para verificar o status e as configurações do carro. O pack inclui ainda um serviço de reporting, para envio de informação à Alfa Romeo sobre o estado da viatura, através de um email mensal; “ Meu Alerta ” alerta o proprietário em caso de tentativa de roubo; e ” My Fleet Manager ” é dedicado à gestão de frotas.
Note que estas funcionalidades estão disponíveis em toda a gama Alfa Romeo.
Como padrão, o Tonale vem com um novo sistema de infoentretenimento integrado . Com seu sistema operacional Android personalizável e conectividade 4G que permite atualizações OTA (Over-the-Air), ele também oferece conteúdo, recursos e serviços sempre atualizados. Este sistema inclui instrumentação totalmente digital de 12,3 polegadas e uma tela de toque central de 10,25 polegadas . A nova tela TFT de 12,3 polegadas exibe todos os dados do carro, incluindo parâmetros relacionados à direção autônoma. A tela também pode ser reconfigurada em três layouts: Evolved, Relaxed e Heritage, este último inspirado na herança da marca.
A interface da tela central de 10,25 polegadas, fluida e sofisticada, é semelhante à de um smartphone. Ele permite que as informações sejam visualizadas em um piscar de olhos. O sistema trabalha com widgets que podem ser movidos diretamente na tela de acordo com a vontade do usuário. Ele pode criar sua própria página inicial, onde cada um dos recursos do carro é um aplicativo em si. Com o movimento de um dedo, o Alfa DNA, rádio, mídia, telefone, navegação, ar condicionado, serviços conectados e telas ADAS podem ser visualizados e organizados de acordo com as preferências de cada um. O motorista pode então optar por usar o botão giratório ou a tela sensível ao toque.
Com uma área total de 22,5 polegadas , estes dois grandes ecrãs Full TFT estão no melhor nível da sua categoria.
Sistemas inovadores ao serviço da segurança
Claro que a tecnologia também está ao serviço da segurança e do conforto: condução autónoma de nível 2, com novos sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) que atuam de acordo com a filosofia Alfa Romeo. Aqui, novamente, o software atende ao DNA da marca, mantendo o foco no motorista. Todos os sistemas, portanto, operam sem nunca interferir na experiência do usuário para garantir controle total e emoções de condução intactas. Este sistema fornece controle automático de aceleração, frenagem e manutenção da faixa.
Em detalhe, o Alfa Romeo Tonale permite a condução autónoma de nível 2, combinando a câmara frontal, que monitoriza longitudinal e lateralmente todo o ambiente do automóvel, e o “ Intelligent Adaptive Cruise Control ” (IACC) e “ Lane Centering ” (LC). ). O sistema IACC utiliza o ‘Controle de Cruzeiro Adaptativo Inteligente’, que ajusta automaticamente a velocidade do carro para manter uma distância segura de outros veículos, e os sistemas de ‘Reconhecimento de Sinais de Trânsito’ e ‘Controle de Cruzeiro Inteligente’. O sistema LC controla o movimento lateral do carro para manter o veículo no centro da pista, mesmo em condições de tráfego intenso.
O novo Alfa Romeo Tonale também vem com recursos de segurança ativa e passiva adaptados às necessidades de condução diárias. Além dos airbags frontais, laterais e de cortina, recursos inovadores são padrão em toda a gama: Travagem de Emergência Autônoma alerta o motorista para o perigo e pode parar o veículo para evitar ou mitigar uma colisão com outro usuário da estrada; também sabe reconhecer a presença de um pedestre ou de um ciclista; o sistema Drowsy Driver Detection verifica os movimentos do veículo para detectar qualquer fadiga do motorista. Assim que um determinado limite é ultrapassado, o sistema emite bipes e/ou avisos visuais, recomendando ao motorista que pare para fazer uma pausa. A funcionalidade do Tonale é reforçada pelo Rear Seat Reminder Alert , destinado a detectar um objeto colocado nos bancos traseiros ou na prateleira traseira. Quando o carro está parado, um alerta lembra ao motorista que o objeto está ali. Disponível a pedido: o sistema Blind Spot Detection que monitoriza os ângulos mortos e sinaliza qualquer veículo que se aproxime; Detecção de Trajeto Traseiro , que avisa a chegada de um veículo pelas laterais ao dar ré; a câmera 360° com grade dinâmica que, graças a quatro câmeras HD localizadas na grade, retrovisores e tampa traseira, oferece uma visão panorâmica do entorno do carro na tela de toque digital 10.25.
ELETRIFICAÇÃO DE PONTA ATRAVÉS DE SOLUÇÕES DESENVOLVIDAS PARA REFORÇAR O DNA DA MARCA
Para a Alfa Romeo, a Tonale marca a entrada no mundo da eletrificação mas, fiel à sua abordagem arrojada, esta eletrificação deve servir a Marca e o seu ADN, com a missão de reinventar a esportividade para o século XXI. Um compromisso concreto da Alfa Romeo para um futuro focado na mobilidade sustentável, mantendo-se fiel aos seus valores fundadores.
São oferecidos dois níveis de eletrificação, Híbrido e Híbrido Plug-in: primeiro, o motor Hybrid VGT (Variable-Geometry Turbo) de 160 cv, um exclusivo Alfa Romeo . Equipada com um turbocompressor de geometria variável, está associada a uma transmissão Alfa Romeo TCT de dupla embraiagem de 7 velocidades e ao motor elétrico “P2” de 48 volts, 15 kW e 55 Nm. motor de combustão está parado. A Alfa Romeo optou por esta solução técnica para oferecer uma autêntica experiência eletrificada. A transmissão permite a partida e movimentação em modo elétrico em baixa velocidade e durante as manobras de estacionamento ou em velocidade de cruzeiro. A partir do lançamento, estará também disponível uma versão híbrida de 130 cv, ainda associada à transmissão Alfa Romeo TCT de 7 velocidades e ao motor elétrico “P2” de 48 volts.
O melhor desempenho é apresentado pela versão Q4 Plug-in Hybrid associada ao motor turbo a gasolina MultiAir de 1,3 litros da família Global Small Engine. Isso fornece tração às rodas dianteiras enquanto a propulsão das rodas traseiras é fornecida pelo motor elétrico. O sistema tem uma bateria de 15,5 kWh e entrega uma potência total de 275 cv. Esta versão vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos e tem autonomia em modo elétrico puro de até 80 km* em ciclo urbano (mais de 60 km* em ciclo combinado) , ou seja, os melhores valores da categoria. Uma carga completa da bateria leva apenas 2,5 horas com um carregador rápido de 7,4 kW. De série nesta versão Híbrida Plug-in, a transmissão Q4 com tracção às quatro rodas proporciona um nível inigualável de segurança e prazer de condução.
Por fim, a gama completa-se com o novo motor diesel de 1,6 litros com 130 cv e 320 Nm de binário, combinado com a caixa automática Alfa Romeo TCT de 6 velocidades de dupla embraiagem e tração dianteira.
Todas as especificações do novo motor híbrido
O novo motor turbo de 4 cilindros foi projetado para ser mais adequado ao uso híbrido e otimizar a termodinâmica, em benefício do consumo de combustível. Funciona no ciclo Miller, permitindo assim uma alta taxa de compressão (12,5:1). Outras características incluem um novo cabeçote com uma câmara de combustão compacta, dupla distribuição de válvulas variável, dutos de admissão especiais “high-tumble” e um sistema de injeção direta de alta pressão operando até 350 bar.
Concebida exclusivamente para a Alfa Romeo, a versão de 160 cv adiciona um novo turbocompressor de geometria variável, capaz de combinar grande capacidade de resposta em baixas rotações e alta potência para uma condução mais esportiva, mantendo um alto nível de eficiência. A versão de acesso à gama entrega uma potência de 130 cv para um binário máximo de 240 Nm.
Esses dois motores se beneficiam da presença de um alternador-starter BSG (Belt Start Generator) que permite transições rápidas e silenciosas durante as reinicializações. O sistema de frenagem inteligente otimiza a função de recuperação de energia de frenagem, novamente em benefício do consumo.
Esta nova tecnologia híbrida permite ao Alfa Romeo Tonale oferecer uma experiência de condução híbrida genuína. O motor elétrico fornece suporte adicional ao novo motor 1.5 a gasolina para otimizar a capacidade de resposta e versatilidade de uso, permitindo uma condução mais relaxante graças às várias características disponíveis, incluindo:
• “Silent Start” para ligar o veículo apenas no modo somente elétrico
• “Energy Recovery” para recuperar energia elétrica durante a desaceleração (e-Coasting) ou durante a frenagem (Regenerative Braking)
• Boost & Load Point Shift “e-Boosting” aumenta o torque nas rodas graças ao motor elétrico e otimiza o funcionamento do motor a gasolina
• Electric Drive para permitir a condução apenas em modo eléctrico, motor a gasolina desligado. Em termos concretos, o novo Tonale pode conduzir em diferentes situações utilizando apenas o motor elétrico, graças nomeadamente às seguintes funções:
• e-Creeping que permite a partida como um veículo equipado com transmissão automática, em velocidades que variam de 0 km/h ao equivalente a marcha lenta em primeira marcha ou ré
• e-Launch, para dar partida no veículo usando apenas o motor elétrico
• e-Queueing, para que o carro continue a se mover em um engarrafamento, de acordo com um esquema “stop & go”
• e-Parking, para simplificar as manobras de estacionamento e torná-las silenciosas.
Todas as capacidades elétricas estão disponíveis dependendo do estado de carga da bateria e da potência solicitada.
CONDUZINDO A DINÂMICA NO TOPO GRAÇAS A SOLUÇÕES TÉCNICAS DEDICADAS
O Tonale é uma referência na sua categoria em termos de condução. Seu comportamento dinâmico é digno de um carro esportivo, como ilustra a notável distribuição de peso e sua direção, a mais direta em seu segmento (13,6). É também o único modelo da sua classe a apresentar patilhas fixas em alumínio e a receber o Sistema Integrado de Travagem (IBS) . Este sistema eletromecânico inovador combina o controle de estabilidade com o servofreio convencional. Isso permite uma otimização significativa do peso e proporciona uma sensação de frenagem ideal com total ausência de vibração do pedal, bem como uma resposta de frenagem instantânea. A adoção de pinças fixas de 4 pistões Brembo e discos autoventilados na dianteira e discos sólidos na traseira também contribuem para melhorar o desempenho de frenagem. A Tonale opta por um esquema de suspensão tipo MacPherson totalmente independente com amortecedores de amortecimento seletivo de frequência (FSD ) para o compromisso perfeito entre manuseio e conforto. Na traseira, a geometria exclusiva de três braços garante uma resposta rápida nas curvas.
A versão Plug-in Hybrid e-Q4 beneficia de tração nas quatro rodas, ideal em superfícies de baixa aderência.
Nas versões híbrida (130 cv e 160 cv) e Diesel 130 cv, todas com tração dianteira, o diferencial autoblocante eletrônico de série Alfa Romeo garante excelente tração, destacando a agilidade e o caráter esportivo do carro e elevando ainda mais o nível de segurança ativa. Integrado no seletor de DNA, este sistema explora os efeitos do sistema de frenagem simulando um diferencial mecânico de deslizamento limitado, redirecionando a potência para a roda com melhor aderência ao acelerar nas curvas. Também assegura um melhor controlo em superfícies escorregadias e reduz consideravelmente a subviragem, beneficiando a aderência à estrada e o prazer de condução.
Estas especificações são complementadas pela disponibilidade de uma suspensão ativa “ Dual Stage Valve ” com amortecimento controlado. Desenvolvidos em colaboração com o parceiro de tecnologia histórico da Alfa Romeo, Marelli, os amortecedores eletrônicos apresentam uma válvula eletro-atuada para fornecer curvas de amortecimento independentes. Dois modos estão disponíveis, Comfort e Sport. A primeira é a calibração predefinida no DNA para os modos Advanced Efficiency e Normal. É perfeitamente adequado para o uso diário. O modo Sport está ligado aos modos Dynamic e ESC Off. Reduz os movimentos da carroceria aumentando a rigidez vertical, para um comportamento ainda mais eficiente nas curvas. Observe que este modo Sport pode ser ativado ou desativado por meio de um botão dedicado no seletor de DNA.
NOVA ESTRUTURA DE GAMA
O Alfa Romeo Tonale apresenta uma nova estrutura de gama, facilitando a escolha do cliente. Dois níveis de acabamento estão disponíveis – Super e Ti. O acabamento Super, acesso ao mundo Alfa Romeo, pode ser personalizado com o pack Sprint, que inclui inúmeros equipamentos com forte conotação desportiva. O acabamento Ti, que reforça as qualidades de elegância e o caráter distintivo do Tonale, pode ser equipado com o pacote Veloce, o auge em termos de desempenho e esportividade.
Tonale oferece os benefícios da hospitalidade italiana ao mundo dos C-SUVs de alta qualidade: exclusividade, bom gosto e elegância convivem em seu interior. Garante o bem-estar de todos a bordo, graças ao ar condicionado de duas zonas, ao sofisticado sistema de infoentretenimento, aos bancos dianteiros ventilados e aquecidos, à agradável luz ambiente ou ao sistema de áudio Harman Kardon com 14 altifalantes. O Alfa Romeo Tonale é um dos poucos modelos da sua classe a oferecer o sistema de “estacionamento semiautomático “, que indica o espaço disponível para estacionar e realiza as manobras de entrada e saída do próprio carro. E para ainda mais conforto, o novo modelo incorpora uma porta traseira com abertura elétrica e um carregador de telefone por indução na frente da alavanca de câmbio.
O CLIENTE NO CENTRO DO UNIVERSO ALFA ROMEO: QUALIDADE DO PRODUTO E DO SERVIÇO
Com o Tonale, a Alfa Romeo lança uma série de novos serviços que redefinem a experiência do cliente e abrangem toda a gama da marca.
Uma experiência digital inédita : a experiência de compra do cliente pode ser feita online a partir de casa, em três simples passos graças a uma interface idêntica à utilizada na rede da marca.
Garantia Estendida : Esforços constantes para melhorar a qualidade do produto resultaram na criação de uma garantia estendida Alfa Romeo inovadora, estendendo a proteção dos principais componentes do veículo para 5 anos. A garantia da bateria para as versões híbridas também foi estendida para 8 anos ou 150.000 km, tornando-se a melhor oferta da categoria.
Alfa Romeo Certified : esta oferta é dedicada aos Alfa Romeos usados. O objetivo é garantir uma experiência de compra idêntica à de um veículo novo. As principais características desta etiqueta são:
– Cobertura de garantia equivalente à de um carro novo
– “Satisfeito ou Reembolsado”, dentro de 10 dias ou 1.000 km
– Sem custos de manutenção por 15.000 km ou 1 ano
– 120 postos de controle de veículos
– Serviços personalizados de pós-venda e financiamento
– Teste de estrada
– Assistência em viagem 24 horas por dia, 7 dias por semana na Europa durante o período de garantia
Por fim, o Alfa Romeo Videocheck é o serviço dedicado ao pós-venda, criado para ter em conta a relação privilegiada que os clientes têm com o seu automóvel. Um único objetivo: qualidade de serviço e transparência. Durante uma visita à oficina, caso se verifique que uma viatura necessita de mais trabalhos do que o acordado com o cliente, os técnicos terão de seguir um procedimento através de uma aplicação. O cliente terá então a liberdade de aceitar ou recusar a nova cotação, no todo ou em parte.
FEITO NA ITÁLIA EM POMIGLIANO EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DEDICADA
O Alfa Romeo Tonale é produzido na renovada fábrica “Gianbattista Vico” Stellantis em Pomigliano d’Arco (Nápoles) – um dos locais de produção mais avançados do Grupo – numa linha de produção redesenhada totalmente dedicada ao novo modelo. Construído em 1968 pela Alfa Romeo e operacional desde 1972, o complexo industrial já produziu 5 milhões de carros e ganhou inúmeros prêmios internacionais, incluindo, em 2012, a certificação World Class Manufacturing (WCM) Silver e o prêmio Automotive Lean Production para a melhor fábrica em Europa, seguida em 2013 pela medalha de ouro do WCM. No ano passado, a fábrica beneficiou de uma grande renovação para enfrentar os desafios do futuro, como atesta a adoção das tecnologias mais inovadoras para a produção de carros híbridos, o plano de formação de pessoal ou as ações desenvolvidas para um melhor respeito pelo ambiente .