5 curiosidades sobre a bicicleta que você precisa conhecer

Luca Moreira
6 Min Read

Você gostaria de conhecer um meio de transporte eficaz, de baixo custo, que ajuda a trazer mais saúde física e emocional e que ainda permite que você faça muitas amizades? Então, existem muitas curiosidades sobre a bicicleta que você precisa conhecer – e nem é preciso ler um blog sobre ciclismo completo.

A bicicleta pode parecer muito comum em nossa vida, especialmente quando somos jovens, mas ela guarda muitas coisas diferentes e interessantes que você provavelmente não conhece. Mesmo que você tenha andado muito de bicicleta em sua vida, ainda existe muita coisa que você não conhece por aí.

Quer ver essas curiosidades sobre a bicicleta que você precisa conhecer? Então confira a lista abaixo!

5 curiosidades sobre a bicicleta que você precisa conhecer

1. A bicicleta é mais velha do que você imagina (mas o nome é curto)

Você sabe quantos anos tem a bicicleta? Talvez uns 100? Pouco mais do que isso? Na verdade, a bicicleta é bem mais velha do que isso. Elas foram criadas a mais de 200 anos! Elas são relativamente velhas, sendo criadas na Alemanha, em 1817, pelo barão alemão Karl von Drais. Na época, o equipamento foi chamado de laufmaschine (que em alemão significa “máquina corredora”). Enquanto isso, a imprensa local chamou o objeto de velocípede ou Draisine.

No entanto, o termo “bicicleta” só foi criado nos anos 60, mais de 100 anos depois da criação do objeto. Ele vem do termo francês “biciclette”. Ou seja, a criação pode até ser mais velha do que a gente imagina, mas o nome é muito recente.

2. Pedalar é uma das formas mais eficientes de locomoção

Se você tivesse que responder qual o meio de locomoção mais eficiente, escolheria o carro ou o avião? Seja como for, provavelmente estaria errado. A bicicleta é um dos meios de locomoção mais eficientes do mundo por causa da sua relação esforço e velocidade alcançada.

O esforço de andar de bicicleta é praticamente o mesmo que andar a pé. Isso mesmo: não há muita diferença entre o esforço dado ao pedalar e andar a pé, ao contrário do carro ou do avião que exigem muita força de seus motores e turbinas. Em compensação, é possível alcançar ótimas velocidades com a bicicleta. Ainda que sejam menores do que de outros meios de transporte, proporcionalmente ela tem uma fantástica eficiência.

3. Existem o dobro de bicicletas do que carros

Você sabia que, atualmente, existem mais de 1 bilhão de bicicletas espalhadas no mundo todo? Esse é um número maior do que o de carros. Na verdade, é mais do que o dobro do que os carros que existem no planeta, sabia? Só no Brasil, são 50 milhões de carros, com a venda de bicicletas aumentando consideravelmente.

Essa diferença de quantidade também acontece em relação a produção. Em média, o planeta produz cerca de 100 milhões de bicicletas anualmente, contra 50 milhões de carros, mais ou menos.

4. Mais bicicletas na rua equivalem a menos acidentes

O Brasil é um dos países recordistas em acidentes de trânsito e morte de pessoas nas estradas. Isso acontece, entre muitas razões, pelo grande número de veículos, de uma frota velha e também porque os motoristas nacionais tendem a não respeitar muito a legislação de trânsito.

No entanto, uma solução interessante para esse problema pode ser o uso de bicicletas no nosso trânsito. Um estudo estimou que cada vez que triplicamos o número de bicicletas nas ruas, estamos diminuindo os acidentes pela metade.

Ou seja, se aumentarmos o uso de bicicletas, poderíamos salvar mais ou menos 17.500 vidas por ano (uma vez que essa é metade do total de mortes no trânsito em 2020).

5. As bicicletas são boas para a economia local

Você provavelmente já deve ter visto muitas pessoas comentando na TV e jornais que os carros têm função muito importante em nossa economia. Afinal, as fábricas empregam os funcionários e, anualmente, o s automóveis movem bilhões de reais em vendas diretas, combustíveis, peças, serviços e muito mais.

No entanto, as bicicletas também são muito importantes para a economia, especialmente em âmbito local e com o potencial de serem passíveis de crescimento exponencial. Muitas cidades descobriram que liberar o trânsito para bicicletas em regiões comerciais em fins de semana aumenta consideravelmente o consumo nessas regiões. Ou seja, as pessoas saem de casa para passear de bicicleta e acabam sempre comprando uma coisinha ou outra. Isso causa um aumento considerável na atividade econômica local, que acaba reinvestindo o dinheiro em outras coisas.

Pronto! Viu só quanta coisa você não sabia sobre bicicletas? De fato, fica até um pouco estranho e difícil de entender porque elas não são mais valorizadas pelas pessoas e não se transformam no padrão de meio de transporte em nossas cidades atualmente, considerando os prejuízos ambientais que os carros trazem.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o para que mais pessoas possam conhecer essas curiosidades!

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página