Now Reading
TikTok supera o Facebook como aplicativo mais baixado e consolida nova tendência online

TikTok supera o Facebook como aplicativo mais baixado e consolida nova tendência online

Fonte: Unsplash

A disputa por usuários entre as redes sociais foi dominada pelo TikTok em 2020, algo que consolidou a força dos vídeos online na internet. Segundo números divulgados em agosto deste ano, o aplicativo chinês superou a marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e conseguiu superar grandes rivais. Além disso, no ano passado, o TikTok terminou como o aplicativo mais baixado nos smartphones, e superou o longo domínio do Facebook nesta categoria. Uma tendência que se manteve nos primeiros meses de 2021.

Esse sucesso do TikTok é uma prova que a tendência nas redes sociais é de publicações no formato de vídeos. Apesar da queda no consumo brasileiro de mídias digitais no primeiro semestre deste ano, a audiência dos vídeos online continua alta. Segundo reportagem do site Olhar Digital, a porcentagem de usuários que consomem este formato no Brasil continua acima dos 95%. Isso explica o motivo da rede social chinesa ser tão forte por aqui, assim como é em todo o restante do mundo.

Os vídeos oferecem um conteúdo dinâmico e variado, o que garante um maior alcance nas redes. Uma prova disso é que as empresas estão focando cada vez mais em ações publicitárias envolvendo vídeos e conteúdos interativos. O canal GNT, por exemplo, desde 2019 usa o YouTube para transmitir alguns dos programas e especiais que estão na grade de programação. Ao mesmo tempo que grandes marcas do mundo da moda, como a Hugo Boss e a Louis Vuitton, também realizam apresentações e propagandas para a internet com maior frequência.

Entretanto, não são apenas as grandes marcas que estão encontrando nos vídeos uma forma de atingir os clientes. Na verdade, com o uso de ferramentas e editores online, até mesmo usuários sem experiência com audiovisual conseguem montar uma apresentação profissional neste formato. A InVideo, por exemplo, possui um criador de apresentações em vídeo no formato slideshow voltado para quem quer criar uma apresentação dinâmica. A ferramenta gratuita possui uma biblioteca com templates, imagens, vídeos e músicas que podem ajudar na criação de uma apresentação diferenciada e mais cativante ao público online. Esse é um jeito diferente de usar a dinâmica do vídeo para as empresas.

Aplicativos mais populares

A principal surpresa com o sucesso dos vídeos online foi o crescimento do TikTok com toda essa tendência. Segundo reportagem do G1, o sucesso do aplicativo é incrível, e foi consolidado durante o ano passado. Atualmente, a plataforma focada em vídeos curtos possui mais de 1 bilhão de usuários e começa a ameaçar o grande domínio do Facebook, do WhatsApp e também do Instagram no universo das redes sociais.

See Also

Uma das maiores provas disso, como mostra o artigo do site Hardware, é que em julho deste ano o TikTok chegou a 3 bilhões de downloads. Isso significa que o aplicativo agora faz parte de uma lista exclusiva de plataformas que conseguiram atingir esse número até hoje. O Facebook, o WhatsApp, o Instagram e o Messenger agora contam com uma companhia de peso e com muita perspectiva de crescimento para o futuro.

Os vídeos online estão em alta no mundo, e a tendência é de mais crescimento no futuro. Nos primeiros três meses de 2021, por exemplo, o TikTok voltou a dominar no número de downloads entre as redes sociais. As empresas precisam ficar de olho nessa tendência, pois uma adaptação rápida pode significar mais alcance e popularidade na internet. Afinal, os vídeos estão entre os conteúdos mais consumidos online, e isso significa que existe um grande potencial com tudo que é produzido neste formato de forma profissional.

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2021 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top