O StartOut Brasil é um programa de internacionalização gratuito e equity free, que apoia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.

Desde 2017, o programa já realizou 13 ciclos de internacionalização, em 9 países diferentes, gerando mais de US$ 16 milhões em negócios. A edição de Chicago é o quarto ciclo realizado pelo programa nos Estados Unidos, que já passou por Miami (2018), Boston (2019) e Nova York (2020).

Para participar do processo seletivo é necessário cumprir uma série de requisitos tais como: grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e pela competência técnica, financeira, de vendas e experiência na área internacional da equipe. E a Riverdata se enquadra neles, sendo uma das 40 empresas selecionadas para ir para Chicago desenvolver soluções e fazer negócios fora do Brasil com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, Anprotec e ApexBrasil, associado ao Ministério da Economia.

A Riverdata está a um ano e meio no mercado e veio com uma proposta de provocar uma revolução na indústria e no varejo por meio da disponibilização de softwares/aplicativos que subsidiam a tomada de decisão ancorada em dados estatísticos e por meio da produção de dispositivos baseados em Internet das Coisas (IoT) capazes de prever situações como: comportamento do consumidor em lojas físicas e previsão da falha de máquinas na indústria.

Em 2021, a startup foi indicada ao Prêmio Shell Iniciativa Jovem Conexões, na categoria Empresa do Ano. Em 2022 foi selada, sendo reconhecida oficialmente como uma empresa autossustentável, com modelo de negócio replicável e escalável. Além do mais, no mesmo ano, uma das patentes foi objeto de estudo científico aprovado em congresso Internacional na China.

O programa acontece em três etapas, sendo a primeira dela 100% virtual, onde os empreendedores selecionados passam por um processo de treinamento, capacitação, mentorias coletivas com players do mercado e participam de uma agenda virtual de negócios organizada por um matchmaker.

Na segunda etapa do programa, as 15 empresas com melhores oportunidades no mercado seguem para a Missão de Imersão com atividades presenciais e online. E ainda, têm a possibilidade de apresentar presencialmente seus negócios para investidores. Já a última etapa Para a Missão Follow-Up, são apoiados até cinco negócios inovadores que apresentarem um projeto sólido de retorno ao mercado.

Não deixe de acompanhar a Riverdata nas redes sociais, @this.is.riverdata, e fique por dentro de todas as novidades.

Relações Públicas | Imprensa: @wallacesafrarj
Coordenação de Mídia: @wsmcomunicacao
Assessoria: @casariobr