Especialista em Dentística e Prótese pelo Instituto Orofacial das Américas, a Dra. Cintia Rossetti possui experiência no tratamento ortodôntico. Nessa entrevista, ela compartilhou sua visão e conceitos sobre as diferenças entre aparelhos ortodônticos convencionais e aqueles com tecnologia transparente, durante a conversa, abordou também aspectos relacionados à higiene bucal e à adaptação dos pacientes a essa nova tecnologia. Confira!
Quais são as principais diferenças nos cuidados higiênicos entre um aparelho ortodôntico convencional e esse novo com tecnologia transparente?
O aparelho ortodôntico convencional é fixo, são colados braquetes nos dentes, passamos um fio e borrachinhas para prender. Dessa forma, ele pode armazenar restos alimentares e dificultar a limpeza total dos dentes. Além disso, necessita de um tempo dobrado para a higiene, uso de um fio e escova especifica. Já o aparelho invisível é removível. O paciente pode retirá-lo para se alimentar, escovar ou passar fio dental da forma convencional.
Como a presença de fios ou bráquetes diferentes nos dois tipos de aparelhos afeta a limpeza bucal?
No aparelho fixo, a presença dos fios e bráquetes faz com que se acumule muito alimento ao redor deles, ocasionando problemas periodontais como por exemplo: gengivite e periodontite. Já nos aparelhos transparentes isso não acontece, pois são removíveis e o paciente os retira na hora da alimentação e higiene.
Existem áreas específicas dos aparelhos ortodônticos novos que requerem atenção especial na higiene oral?
Como o aparelho novo é removível, a higiene na cavidade bucal será feita da forma tradicional. E o aparelho será higienizado também com a escova e a pasta.
Quais são os principais desafios que os pacientes enfrentam ao manter a higiene bucal com o novo tipo de aparelho?
Só vejo vantagens, com a facilidade na higiene, evitamos inflamações e infecções bucais.
Qual é a importância da limpeza adequada dos aparelhos ortodônticos para a saúde bucal a longo prazo?
Qualquer tipo de aparelho precisa ser bem higienizado para evitar o surgimento de cáries e doenças na gengiva durante o tratamento. Os retornos para profilaxia com o dentista são fundamentais nesse período.
Quais são os produtos ou ferramentas recomendadas para garantir uma higiene oral eficaz com o novo tipo de aparelho?
A higiene é bem simples, podemos utilizar escova, pasta, detergente neutro e COREGA TABS PASTILHAS DE LIMPEZA, o que auxiliará na remoção das bactérias, evitando o mau hálito.
Como os pacientes podem adaptar sua rotina de cuidados bucais para acomodar as demandas específicas do novo tipo de aparelho ortodôntico?
O processo de adaptação do aparelho é tranquilo, mas o paciente precisa lembrar que é um aparelho removível e que após as refeições precisa higienizar e encaixar nos dentes novamente. Nos primeiros dias, pode sentir pressão nos dentes, um leve desconforto, mas manter a calma e ajustar a rotina, facilita o processo de adaptação.
Existem técnicas especiais de higiene oral que os pacientes devem aprender ao usar o novo tipo de aparelho?
Não existe.
Quais são as consequências da falta de higiene adequada ao usar o novo tipo de aparelho ortodôntico?
A falta de higienização adequada irá causar cáries, gengivite e mau hálito, da mesma forma que nos aparelhos convencionais.
Fotos: IAVECCHIA (@iavecchia_)