Conheça a trajetória de Luciana Torralles: a subprefeita de Perus/Anhanguera

Luca Moreira
6 Min Read

A Subprefeita de Perus/Anhanguera, São Paulo, Luciana Torralles, vem fazendo um grande trabalho atuando em várias frentes dos bairros da localidade. Seu papel tem chamado a atenção por sua força e empoderamento transmitido em sua história. Formada em engenharia civil, foi convidada para ser coordenadora de projetos e obras da subprefeitura e logo depois, com seu esforço, foi nomeada Subprefeita na cidade. Sua atuação visa trazer melhorias, tendo orgulho em fazer parte da gestão atual, que considera eficiente, transparente e humana.

Subprefeita de Perus, em São Paulo, desde 2017, você tem uma vasta atuação no bairro. Quais foram os maiores progressos feitos em seu tempo de mandato?

Como Subprefeita assumi o cargo em junho/2017. As ações que ocorreram nos Distritos Perus e Anhanguera  de maiores impactos  foram:  andamento do processo de Prevenção e combate às Enchentes do Ribeirão Perus  que está na fase de licitação de obra;  a manutenção constante dos córregos,  com o desassoreamento de forma contínua; a desobstrução do túnel embaixo da Autoban; a implantação de um novo conceito de praças-parques com instalação de “brinquedões” em madeira plástica,  quadras de basquete 3×3, parcão; implantado o binário  no viário Central de Perus entre a Av Dr Sylvio de Campos x Rua Manuel Campello; Reforma da passarela do Campo dos Paradões sob a linha da CPTM; Recapeamento das principais vias de acesso aos Distritos (Sylvio de Campos, Estrada de Ligação,  Coronel José Gladiador,  Ernesto Bottoni, Euclides da Cunha, Virgínia Castiglione, Fiorelli Pecciccaco e trecho da Raimundo Pereira de Magalhães) ; retomada da obra e inauguração da UPA de Perus e início do processo da UPA Anhanguera;  Pavimentação (em andamento) de vias no Loteamento “Chácara Maria Trindade” (600 famílias) e o loteamento City Perus (520 famílias). Entre outras ações  diárias de zeladoria  nos dois distritos. Também é importante citar que temos o orgulho de ter zerado as demandas do 156 referente ao “tapa buraco”.

Fazendo um trabalho impecável, quais os planos que estão no papel e você ainda pretende por em prática?

Pretendemos com o apoio que venho recebendo desde o início da gestão, realizar a interligação da Av. Frederich Von Voith com a Rua Ana Maria Franco- Laranjeiras; Iniciar as obras do Ribeirão Perus;  Implantar a casa de Cultura de Perus /Anhanguera; dar continuidade aos  recapeamentos e novas pavimentações nas vias públicas; ampliar nosso apoio aos processos de regularização fundiária do território; realizar em parceria com Cajamar  a duplicação de trecho da Av Tenente Marques; manter as ações de zeladoria buscando a excelência nos serviços prestados.

Mulher empoderada, você tem uma história de vida inspiradora. Como você vê o cenário político para as mulheres na atualidade?

A participação das mulheres na política vem crescendo, tanto nos processos eleitorais como candidatas e eleitoras, como gestoras públicas e voluntárias, mesmo de forma singela, temos uma presença cada vez maior,  que demonstra claramente que estamos cada vez mais atuantes e conquistando nossa representatividade e um fortalecimento feminino mesmo com todos os desafios.

Sempre que posso, promovo palestras de incentivo a força feminina e também busco em minhas redes sociais, levar um positivismo sobre o poder e capacidade da mulher.

Formada em engenharia civil, em sua visão, o que sua formação contribui para seu trabalho como subprefeita?

A subprefeitura  é responsável pela zeladoria do território,  assim como a executora de obras pontuais para Manutenção e melhorias de infraestrutura do território, sendo assim, a gestão de uma subprefeitura tem atuação direta em atividades ligadas à serviços de  engenharia, obras e projetos,  além da gestão de equipes. Portanto, ter a formação em engenharia civil, com experiência profissional na área de engenharia de manutenção nos segmentos comerciais e industrias com equipes de conservação,  obras e manutenção, trouxe uma gestão mais técnica, focada em produtividade, qualidade e agilidade, além de ações inovadoras junto a atuação na gestão pública. A exemplo disto fomos a precursora em substituir os brinquedos de madeira comum, por madeira plástica,  que são mais duráveis, atendem um número maior de crianças e muito mais utilizados que os brinquedos padrão. Agregam lazer amplo com qualidade, beleza, funcionalidade e durabilidade.

Antes de se tornar subprefeita, você foi convidada para ser coordenadora de projetos e obras da Subprefeitura de Perus, São Paulo. Como surgiu essa oportunidade?

Eu estava disponível no mercado enviando currículos e acredito que meu perfil foi selecionado porque se encaixou no perfil técnico e social que a Gestão Bruno Covas buscava para compor o quadro da subprefeitura, tanto por causa da minha formação e experiência na área de manutenção em obras de pequeno a grande porte, gestão de equipes e contratos, como também por ter nascido na região e conhecer bem a área, principalmente em questões sociais, herança que carrego de minha mãe, que sempre fez um trabalho social nas regiões de Pirituba, Jaraguá e Perus.

Share this Article