Por isso o projeto Todos no Trampo criado pelo Rotaract Club de Penápolis visa desenvolver ações em diversas áreas do mundo do trabalho através de parcerias com profissionais e empresas e que tem como objetivo colocar adolescentes em cumprimento medidas socioeducativas no mercado de trabalho.
Essas pessoas estão concorrendo a vagas com pessoas cada vez mais qualificadas e o projeto busca capacita-las para o mercado e ambiente de trabalho.
O projeto foi dividido em etapas:
- Fotografia profissional para o currículo e para campanha de sensibilização;
- Oficina sobre Processo Seletivo, entrevista de emprego e recursos humanos;
- Oficina sobre montagem de currículo;
- Oficina de atendimento ao público e ética no trabalho;
- Campanha de sensibilização e parceria com sindicatos empresariais.
O Rotaract Club de Penápolis pensando na sensibilização do empresariado, além da campanha nas mídias sociais e apoio de veículos de comunicação, desenvolveu três calendários de 2021 com o tema do projeto e tem como proposta o envio para empresas, sindicatos comerciais e agências de empregos como forma de chamar a atenção para essa questão social.
O projeto que contou com parceria de FotoLipeh Fotografia e Reporfoto Estúdios traz uma discussão importante na sociedade, que diz respeito à reinserção social e às novas oportunidades a todos aqueles que desejam uma nova chance.
O clube penapolense busca acima de tudo socializar e integrar esses adolescentes e, ao mesmo tempo, proteger a própria sociedade para que eles não cometam os mesmos erros.
O clube afirma que as empresas podem colaborar com o projeto destinando vagas para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas ou patrocinando o projeto com recursos financeiros e/ou serviços.
Oficina de Montagem de currículo
No dia 25 de setembro o Rotaract Club de Penápolis realizou a terceira etapa do projeto Todos no Trampo com a oficina de montagem de currículo com o Prof. Marcelo Martello (coordenador do curso de Administração da FUNEPE).
O professor Marcelo realizou uma oficina com o objetivo de apresentar o mercado de trabalho, desafios, carreiras e entrevista de emprego.
Durante a oficina os jovens receberam orientações, dicas de preenchimento, fotos 3X4 e diversos layouts de currículo.
Os currículos foram elaborados para entrega em papel físico e digital.
O treinamento aplicado seguiu todos os protocolos de segurança e saúde e o projeto também teve a entrada de mais dois novos jovens que cumprem medidas socioeducativas e que já realizaram as fotos no estúdio fotográfico.