Natalie Harper aparentemente tem a vida perfeita – um emprego estável e bem remunerado onde está recebendo uma promoção, e um namorado prestes a pedi-la em casamento – até que um acontecimento muda todo o rumo de sua vida.
A caminho da reunião que é o ápice de sua carreira, sua mãe e seu namorado sofrem um acidente e morrem na hora, deixando sua Livraria praticamente falida, afundada em dívidas, e seu avô debilitado desamparado, precisando imediatamente de seus cuidados e companhia.
Natalie se vê dividida entre sua vida em seu emprego estável e a livraria de sua mãe, onde cresceu, e fora o lar se seu avô por toda vida, pela qual nutre um carinho inestimável, guarda muitas lembranças e não consegue abandoná-la sem um sentimento de culpa.
Na tentativa de salvar a livraria caindo aos pedaços, conhece Peter (Peach) Gallagher, o faz-tudo que sua mãe havia contratado pouco antes do acidente para alguns consertos na livraria, que chega em sua vida acompanhado de sua filha Dorothy, uma criança muito esperta, e acaba ajudando-a nesse período de luto e se tornando parte muito importante em sua vida e também na recuperação da livraria.
O edifício esconde diversos “tesouros” que Peach e Natalie encontram no decorrer da história, que ajudam também a desvendar o passado da família e os levam em uma aventura de muitas descobertas.
A livraria dos achados e perdidos é um livro sobre perdas (pode ser um gatilho para quem perdeu alguém recentemente por tocar bastante nesse aspecto), recomeços, amizade e, acima de tudo, esperança.
Cada personagem é único e muito bem construído, com personalidade marcante, principalmente o avô de Natalie que, por mais de uma vez, toma decisões difíceis porém impressionantes a respeito de determinadas coisas, diante de situações muito complicadas, sempre nos surpreendendo com muita ética e caráter.
A escrita da autora é simples mas muito agradável, de uma sensibilidade extrema. O livro é repleto de referências a outras obras, o que nos deixa constantemente com vontade de ler os livros de onde as citações foram retiradas. O fato de o ambiente principal da história ser uma livraria também é incrível, tornando ainda melhor a experiência da leitura. Para quem gosta de um bom romance, mas ainda curte um livro com muitos acontecimentos, sem muito clichê, é uma ótima pedida.
Boa leitura e até a próxima!