TUKANO, de Sergio Marone, chega ao mercado para suprir a crescente demanda por produtos que geram benefícios socioambientais

Luca Moreira
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O futuro já começou. E, para dar certo, vai depender das escolhas feitas agora. Desde andar de bicicleta a comprar produtos orgânicos, o que não faltam são maneiras simples de preservar o planeta — mas, para isto, é necessário que cada um faça a sua parte. 

A plataforma Tukano nasceu da ideia do apresentador e ambientalista Sergio Marone, de impactar as pessoas e ajudá-las a repensar o consumo, apresentando produtos que geram mudanças positivas. 100% vegetariana, a Tukano não faz testes em animais nem desmata florestas ou qualquer ecossistema e valoriza a mão de obra, pois acredita que só assim o futuro sustentável será possível. 

Esse futuro sustentável, aliás, já é uma realidade. Segundo pesquisa feita pelo Mercado Livre na América Latina, entre junho de 2019 e maio de 2020, 2,5 milhões de usuários em toda a América Latina compraram produtos com proposta sustentável – só do Brasil, foram 1,4 milhões de consumidores. No mesmo período, a plataforma registrou 150 mil novos compradores nessa categoria, dos quais 81 mil são brasileiros.

Para a Capterra, plataforma de comparação de softwares, uma pesquisa recente apontou que 7 a cada 10 brasileiros dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam, em algum nível, a sua escolha na hora de comprar algo.

A Tukano entende que não é mais aceitável produzir sem assumir responsabilidades. “Temos o compromisso de reduzir a produção de lixo e incentivar alternativas de reaproveitamento, reciclagem ou ressignificação”, afirma Marone, que vê na startup a oportunidade de dar visibilidade a produtos sustentáveis. E vai além, a startup Tukano, que teve investimento inicial de cerca de 100 mil reais, também é um ótimo investimento para quem quer aplicar capital financeiro em um modelo de negócio que já nasce dentro dos parâmetros de ESG (Environmental, Social and Governance). 

Colaboração gera mudança 

A sustentabilidade da Tukano não está apenas nos produtos, mas também no poder do trabalho em conjunto. “Nossos parceiros gerenciam seus impactos com a intenção de produzir produtos da forma mais responsável possível”, comenta Sergio, sobre as primeiras collabs feitas com marcas sustentáveis como Morada da Floresta, Begreen e Paz em Gaia. A intenção do ator e empresário é ampliar constantemente o leque de parceiros e produtos. 

O que caracteriza um produto sustentável?

Alguns produtos podem ser considerados sustentáveis por gerar menos perdas, por serem recicláveis ou mais duráveis. Outros porque contêm menos substâncias prejudiciais ou tóxicas, ou porque seu processo de produção consome menos energia. Os produtos que geram renda para cooperativas, artesãos ou comunidades de baixa renda também são considerados sustentáveis.


Morada da Floresta
Empresa de impacto socioambiental, oferece junto à Tukano, soluções práticas, educativas e econômicas que facilitam a compostagem e o consumo consciente. Composteiras, fraldas ecológicas e ecoabsorventes laváveis e reutilizáveis, além de coletor menstrual, lingerie absorvente HotPant e absorventes para seios reutilizáveis. Sacolão e bolsas impermeáveis para para levar fraldas reutilizáveis do bebê.

Paz em Gaia

Cuidadosamente selecionados para trazer benefícios reais não só para o consumidor como para o planeta, os produtos da Paz em Gaia com curadoria da Tukano, são focados no bem-estar e na sustentabilidade: pente, escova de dente e de cabelo e saboneteiras feitas de bambu, limpador de língua de cobre, copo do menos 1 lixo, kit lixo zero. 

Begreen

Da matéria-prima à produção das embalagens, a linha de cosméticos veganos 100% naturais da Begreen em parceria com a Tukano, traz xampu e condicionador em barra, sacolas de algodão, camisetas, discos para limpeza de pele facial, luva para banho, necessaire e canudo de inox. 

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