De acordo com o estudo encomendado pela Você S/A ao estúdio de inteligência de dados Lagom Data. Todos os meses, quase 500 mil trabalhadores jogam seus crachás pela janela e dão fim ao emprego que tinham.
Dá para resumir em três pontos o que leva uma pessoa a se demitir: ganhar um salário melhor, mudar-se para um ambiente de trabalho mais saudável e dar um upgrade na qualidade de vida. Mas é possível e preciso avaliar variáveis não exatas para entender o porquê de tantas pessoas buscando mais do que estabilidade no emprego ou uma série de benefícios além do salário.
Os dados oficiais são apenas numéricos. Não registram os motivos que levam tanta gente a pedir demissão. Para entender melhor o que se passa, a especialista em Carreira e emprego Carolina Martins, maior personalidade no LinkedIn da América Latina com 1.8 milhão de seguidores pode traçar um perfil de quem são essas pessoas, o que elas pensam e têm em comum entre si, se essa prática irá perdurar ainda por muito tempo e se isso é algo mais certo ou errado em um país tão desigual como o Brasil.