Luana Flores Lança o Clipe e Single “Alumeia” em 7 de Novembro

4 Min Read

O lançamento ilustra a nova luta que o Nordeste enfrenta: a instalação desenfreada de parques eólicos e seus impactos

No dia 7 de novembro, a multifacetada artista paraibana Luana Flores apresenta ao público o single e clipe “Alumeia”, segundo faixa do seu esperado segundo disco que tem lançamento previsto para 2025. Com a participação especial de Juliana Linhares, “Alumeia” está disponível nos streamings e ganhou um clipe e já está disponível no Youtube.

O novo single de Luana traz à tona um debate crucial sobre a nova luta que o Nordeste, especialmente nas áreas costeiras e sertanejas, enfrenta: as ameaças da instalação desenfreada de parques eólicos. A canção mescla elementos do forró, brega, xote, xaxado, maracatu e baião, criando uma sonoridade vibrante que exalta a resistência nordestina. Alumeia é o segundo single que abre caminhos para o aguardado primeiro álbum de estúdio de Luana, previsto para 2025.

Luana descreve “Alumeia” como uma canção que capta a essência do povo retirante do Nordeste brasileiro. “A música reflete sobre a natureza efêmera da felicidade, reconhecendo que nem todo lugar oferece o mesmo brilho que sua terra natal. ‘Alumeia’ celebra a força da identidade cultural, retratando a vida com uma pisada forte e cheia de significado, repleta de memórias vívidas e emoções palpáveis”, afirma a artista.

Dirigido pela própria Luana, o clipe narra a história ficcional de uma funcionária de uma usina eólica no sertão da Paraíba, que carrega consigo um baú mágico. O dia se torna propício para ritualizar e se rebelar, por meio da fé e da encantaria, contra a exploração ambiental que afeta a Caatinga. Em meio a lajedos, a protagonista evoca seres encantados que habitam o baú, bonecas representadas por Luana Flores e Juliana Linhares. O videoclipe evidencia como a força da encantaria popular pode provocar fissuras e denunciar o sistema de neocolonização nos interiores nordestinos.

Para a concepção da história, Luana contou com a colaboração de Yasmin Formiga, artista visual e ativista ambiental de Santa Luzia, sertão da Paraíba. Yasmin participou de “Alumeia” como orientadora sobre o tema das energias renováveis (eólicas e solar) e contribuiu com um trecho de uma entrevista que deu numa rádio, sampleado para o início do clipe. “Nos conhecemos em 2018 na cena de arte independente de João Pessoa, e desde então ela tem participado como atriz/performer em alguns dos meus clipes, como ‘Reza’ e meu álbum visual ‘Nordeste Futurista'”, comenta Luana.

“Alumeia” é uma composição original de Luana Flores, que convidou Juliana Linhares para uma participação especial poderosa. A produção musical é assinada por Ramiro Galas, produtor piauiense radicado em Brasília, e conta com a participação de Cristiano Oliveira nas violas. Este single marca o segundo lançamento do álbum, que também incluirá colaborações com artistas como Cátia de França, Jéssica Caitano e Chocolate Remix (MC argentina). O primeiro single, “Encantarya”, foi uma parceria com a renomada Cátia de França.

“Alumeia” conta com o incentivo do Edital “O Novíssimo Cinema Parahybano” através da Lei Paulo Gustavo do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa (FMC), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Assista: https://youtube.com/luanaflores
Siga: https://www.instagram.com/nordestefuturista

Share this Article

Você não pode copiar conteúdo desta página