Isa Colli lança novo livro para incentivar proteção das florestas

Luca Moreira
5 Min Read
Isa Colli (Foto: Alle Vidal)

Em meio à natureza e cercada de magia, vive uma simpática fadinha que inspirou a nova obra da escritora e jornalista Isa Colli. O livro “A fada Verduxa” será apresentado ao público no dia 23 de julho em uma live nas redes sociais da editora Colli Books.

Na fábula, a protagonista, metade fada, metade curupira, é a protetora das matas de uma belíssima região chamada Montes Belos. Atraído pelas exuberantes árvores do lugar, um ganancioso negociante de madeiras da vizinhança resolve explorar a área, mas Verduxa faz de tudo para defender sua floresta. 

A autora brasileira, que atualmente reside em Bruxelas, na Bélgica, possui em sua biografia 45 títulos infantojuvenis. Já carimbou em seu passaporte literário a participação em diversos eventos, como Bienal do Rio e de São Paulo, além de feiras internacionais em Bolonha, Bruxelas, Lisboa e Frankfurt.

Como nasceu a ideia do livro?

ISA COLLI – Eu queria fazer uma história que, ao mesmo tempo, mostrasse o universo de personagens do folclore e passasse uma mensagem de preservação do meio ambiente às crianças. Então veio a inspiração para criar a fadinha-curupira, trazendo figuras encantadas que despertam o interesse da garotada. Por meio do lúdico, acho que fica mais fácil envolver os pequenos nos temas ligados à sustentabilidade.

Para a literatura infantojuvenil é um processo diferente de inspiração? 

ISA COLLI – Seja um livro para o público infantil ou para o público adulto, a inspiração não tem muita regra. Quando ela vem, eu não deixo passar. (rsrs) Largo tudo que estou fazendo e anoto as ideias que vão surgindo. Agora, tem momentos que eu preciso fechar um livro por conta de prazos, aí eu dou uma ajudinha à minha inspiração: vou para um ambiente bem calmo, me desligo de tudo, fico relaxada e deixo a inspiração chegar. Costuma dar certo.

Qual a importância da literatura na educação infantil? 

ISA COLLI – A literatura é muito importante como ferramenta de apoio à educação infantil. Ela pode ajudar no enriquecimento do vocabulário e no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, além de estimular a criatividade, a expressão corporal e o conhecimento.

A Colli Books possui diversos livros com variados temas no cenário infantil. De que forma esses assuntos ajudam na formação das crianças?

ISA COLLI – A editora trabalha com títulos que abordam temas como amizade, empreendedorismo, trabalho em equipe, sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente, só para citar alguns. Desta forma, conseguimos abordar assuntos atuais, importantes para serem tratados em sala de aula, e que ao mesmo tempo são relevantes para ajudar na formação de crianças conscientes de seu papel no mundo. 

A escola tem a função de formar o leitor. Como você avalia a educação em nosso país?

ISA COLLI – A alfabetização e o letramento são responsáveis pela habilidade de ler e compreender o que está sendo lido e isso é sim responsabilidade da escola. Por isso trabalhamos tanto para incentivar a leitura na base.

A minha opinião sobre a educação no Brasil é muito positiva. Houve avanços significativos na infraestrutura, na formação de professores, na qualidade do material didático e paradidático e nas novas tecnologias, o que favorece e fortalece o processo de aprendizagem. 

Qual a mensagem que o livro deixa aos pequenos?

ISA COLLI – A história mostra que a preocupação com o meio ambiente deve ser de todos nós. Temos que proteger nosso planeta e envolver as crianças nessa missão. Basta adotar atitudes simples no dia a dia, que são capazes de mudar o mundo. Eu espero que a Fada Verduxa toque o coração das crianças e que elas percebam que precisamos agir para proteger as florestas.

Share this Article