Now Reading
Lecitina de soja: Como funciona e quais são os benefícios?

Lecitina de soja: Como funciona e quais são os benefícios?

A lecitina de soja vem sendo uma substância muito utilizada na indústria alimentícia. Seu uso por profissionais do ramo se dá por vários fatores, mas principalmente por se tratar de um emulsificante natural capaz de substituir o ovo em várias receitas. 

Além disso, a lecitina de soja pode atuar como um lubrificante e também ajuda a garantir a elasticidade de vários alimentos, ou seja, é um ingrediente completo e que tem muito a acrescentar na indústria alimentícia, pois concede vários benefícios para quem atua nesta área.

Muitos profissionais ainda não fazem o uso da lecitina de soja por não saberem como utilizá-la e por não conhecerem os muitos benefícios que ela pode proporcionar a eles.

Neste artigo você que atua no ramo de restaurantes, panificação ou em qualquer outro segmento da indústria de alimentos, irá conhecer todos os benefícios que a lecitina de soja pode te proporcionar e como ela geralmente é utilizada. 

Como funciona e como utilizar a lecitina de soja na fabricação de alimentos?

Além de ser um produto natural, a lecitina de soja ajuda a regular a acidez, age como um antioxidante, emulsificante, lubrificante, espessante, conservante e estabilizante. O seu uso é bastante flexível, visto que esse produto natural possui várias funções. 

Em produtos de panificação, por exemplo, usa-se cerca de 0,5% a 2% de lecitina de soja em proporção a quantidade de farinha utilizada. Em demais preparos de alimentos para comercialização, a lecitina deve ser sempre acrescentada em misturas que estão em temperatura ambiente ou entre 35° a 40°.

Porém, quando adquirir a sua lecitina de soja, observe na embalagem quais são as recomendações do fabricante quanto ao seu uso. Pois dependendo do tipo de alimento que você irá fabricar, as instruções de uso podem ser diferentes. 

Benefícios da lecitina de soja para a indústria de alimentos

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a lecitina de soja, observe quais são todos os benefícios que esse produto 100% natural tem a acrescentar na preparação de vários tipos de alimentos para comercialização. 

Economia 

Ao utilizar a lecitina de soja na fabricação de massas, pães, bolos, recheios, molhos e caldos, por exemplo, você consegue economizar muitos ingredientes. Visto que não é mais necessário utilizar uma grande quantidade de produtos para ajudar a “dar liga”.

Facilita a manipulação de massas em geral

Para quem trabalha no ramo de panificação, a lecitina de soja garante muito mais do que apenas um benefício. Sendo que além de substituir o ovo no preparo de qualquer receita, ela também facilita a mistura de ingredientes difíceis de misturar entre si, como a farinha e o óleo, por exemplo.

Mantém o frescor e a maciez por mais tempo

Por agir como um conservante, a lecitina de soja ajuda a garantir que os alimentos permaneçam macios e frescos por um período muito maior de tempo. Além de prolongar a vida útil de todas as preparações onde é utilizada.

Intensificante

A lecitina de soja ajuda a intensificar o sabor natural dos alimentos, o que é útil para profissionais de todas as áreas do ramo alimentício. Porém, no caso de profissionais que atuam em restaurantes, utilizar a lecitina é ainda mais interessante e vantajoso. 

See Also

Visto que ela pode ajudar a intensificar o sabor de saladas frescas, molhos e sucos naturais.

Homogeneidade

Outro grande benefício que a lecitina proporciona é a homogeneidade nos alimentos. Pois como ela facilita a mistura dos ingredientes, ela garante que as misturas fiquem mais homogêneas. 

Quando utilizada na fabricação de chocolates, por exemplo, ela é capaz de deixar os chocolates mais lisos, fluidos, sem bolhas de ar e ainda facilita a inclusão de nozes, castanhas e outros ingredientes sólidos. 

É vegana

Pelo fato da lecitina de soja ser 100% natural e ser totalmente feita de soja, se trata de um produto totalmente vegano. O que possibilita que profissionais do segmento alimentício preparem alimentos veganos para serem comercializados para este tipo de público. 

A lecitina de soja e todos seus benefícios

Como foi possível observar, a lecitina de soja é um produto que só traz benefícios para a indústria alimentícia. Sendo assim, adquira a sua agora mesmo e aproveite de todos os benefícios que ela tem para te proporcionar.

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2022 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top

benjabet giriş

-
hiltonbet.club
- lunabet.club - süperbetin güncel adres - gizabet giriş