Now Reading
Com lista de espera de quase 100 nomes, o ‘I Jantar Black’ celebra o “Dengo Ancestral”

Com lista de espera de quase 100 nomes, o ‘I Jantar Black’ celebra o “Dengo Ancestral”

O evento contou com a presença de um “casal ilustre”: da modista Ednéia Carvalho e de seu esposo, o advogado Silvio Almeida que emocionou o público ao falar da importância desta agenda neste momento de retomada que ainda estamos enfrentando, e definir que, como filhos da diáspora, precisamos praticar a solidariedade, condição que ele aponta como solução para o país: “Esse evento serve para catalisar potencialidades, energias e, principalmente, para refazer os laços de solidariedade que vamos precisar construir nos próximos tempos. A solidariedade será fundamental para construirmos um Brasil porque o Brasil que conhecemos acabou… A solidariedade passa pela ancestralidade, a nossa disputa não é apenas pelo presente ou pelo futuro, nós teremos que disputar o passado. A gente luta dançando e dança lutando”, ressaltou.

O evento o qual aconteceu no restaurante africano Biyou’Z, marcou o início das atividades do mês da consciência negra, data que é celebrada em 20 de novembro. Com o mote “Uma celebração ao Dengo ancestral, o casal Ana Paula Evangelista e Durval Arantes do grupo “Intelectualidade Afro-brasileira”, reuniu casais como a supervisora escolar Raquel Oliveira Machado e o historiador Carlos Machado; e Patrícia Santos, CEO do Empregue Afro, e o seu companheiro Paulo Dias, entre muitos “pares dengosos” de destaque que trouxeram muito brilho e representatividade ao encontro.

A ex-vereadora e educadora Claudete Alves presenteou os casais participantes com uma intervenção em vídeo, ressaltando a importância da formação de famílias pretas no convívio afetivo, social e político do país e com o anúncio de dois kits testes de ancestralidade do laboratório Genera, a serem sorteados para os 25 casais presentes no encontro.
Outros casais célebres enviaram mensagens de enaltecimento ao ‘Amor Preto’ para prestigiar os convidados, entre eles, a jornalista e escritora Joyce Ribeiro e o seu esposo, o engenheiro Luciano Machado, “Que seja o primeiro de muitos outros”, destacou o casal na mensagem enviada, e também os casais: os atores Renata Vilela e César Mello, a celebrante social Natt Monteiro e o parceiro, ator e escritor Will Oliveira.
O jornalista brasileiro Edson Cadette, correspondente internacional, enviou uma mensagem especial direto da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, enaltecendo os casais presentes e reafirmando a relevância de um jantar com este formato e conteúdo para o empoderamento das pessoas pretas do Brasil.

Cada detalhe do jantar foi elaborado para tornar a experiência especial, desde o cardápio típico, que também contou com opções vegetarianas, até a decoração.

See Also

Cada mesa celebrava a trajetória de uma grande figura histórica negra e, no momento dos sorteios, os casais foram chamados conforme os nomes das seguintes personalidades: Martin Luther King, Marielle Franco, Dandara, João Cândido, Nina Simone, Abdias Nascimento, Chadwick Boseman, Zumbi dos Palmares, Harriet Tubman, Ruth de Souza, Nelson Mandela, Clementina de Jesus, Luiz Gama, Luísa Mahin, Milton Santos, Beatriz Nascimento, Ella Fitzgerald, Lélia Gonzalez, Malcolm X, entre outras e outros.

O casal Ana Paula e Durval destacou que recebeu inúmeras fotos de outros casais que, em virtude da grande procura, não puderam comparecer, mas enviaram textos emocionados (juntamente com retratos) para mostrar a alegria do “black love” na prática! “Ver todos os casais reunidos nesse dia, em um restaurante desse nível, sem que estivéssemos servindo, mas sendo clientes, é muito emocionante” atestaram Ana Paula e Durval, organizadores e promotores do jantar histórico.

What's Your Reaction?
Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

© 2021 Luca Moreira. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Moreira Comunicação.

Scroll To Top