Tudo que você precisa saber sobre o vôlei: Um pouco sobre a história da modalidade olímpica

Luca Moreira
5 Min Read

O vôlei virou uma modalidade esportiva em 1985. Sendo assim, o desporto foi se expandido logo após sua criação, nos Estados Unidos, quando já se via praticantes do esporte no outro lado do mundo também, em países como o Japão. A história da modalidade nas Olimpíadas tem um fato marcante e até incomum. O vôlei entrou no programa olímpico ao mesmo tempo que integrou o masculino e no feminino. Desde a estreia, quando a União Soviética, entre os homens, e o Japão, entre as mulheres, conquistaram as primeiras medalhas de ouro, a modalidade não deixou de ser olímpica. No Brasil o vôlei virou um modelo de sucesso a ser seguido por outros esportes. Emplacando uma geração vencedora atrás da outra, de Atenas-2004 a Londres-2012, o Brasil não ficou de fora do pódio uma vez sequer. Nesse período, o país conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012) no masculino, além de dois ouros (2008 e 2012) no feminino.

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Voleibol e, da cartilha do ministério do esporte, é possível exemplificar didaticamente a modalidade olímpica em si, tão popular, para você conhecer um pouco como se pratica. Além é claro, trago todas as regras e especificações.

O jogo

Uma partida de vôlei é disputada em cinco sets. Isso é mais fácil de se lembrar. O vencedor da partida é conhecido após fazer três sets. São 25 pontos possíveis nos primeiros sets, mas, caso as equipes que se enfrentam no jogo ficarem empatadas em 24, só vai haver um vencedor após a equipe alcançar dois pontos seguidos. Uma equipe terá direito a, no máximo, três toques (além do bloqueio).com o objetivo de lançar a bola para a quadra rival. Essa é talvez a regra mais simples. Com isso, a bola pode entrar “no jogo” no momento em que o sacador a lança, contudo, nenhum jogador adversário pode bloquear um saque adversário. 

Agora o bloqueio, que é nada mais que uma jogada defensiva, é executada próximo à rede adversária, os jogadores com os braços erguidos, tentam impedir a passagem da bola. E o time- break? Caso as equipes cheguem ao fim empatadas, sairá vitoriosa aquela que conseguir ganhar dois pontos seguidos dentro do conhecido “tempo do intervalo”. Parece difícil, mas com o tempo esses nomes ficam gravados na nossa mente.

A quadra 

A quadra de jogo é um retângulo de 18 m x 9m, circundada por uma zona livre de no mínimo, 3 m de largura em todos os lados. A zona livre deve medir, no mínimo, 5m, a partir das linhas laterais e 8 m a partir das linhas de fundo. Nas redes são posicionadas as antenas. As antenas são consideradas partes integrantes da rede e delimitam os limites laterais do espaço de cruzamento da bola para a quadra rival.

A bola 

A bola é esférica, dotada de uma capa flexível de couro, além de uma câmara interior feita de borracha ou material similar. A circunferência é de 65 cm x 67 cm, já o peso é de 250gx 280 g.

Uma partida de voleibol é jogada com 6 atletas em cada equipe. São 12 jogadores, além da Comissão Técnica e um Técnico com assistentes que fazem um jogo acontecer. Desses jogadores, um é libero, especializado em defesa e recepção. Esse atleta em especifico usa um uniforme com uma cor diferente dos demais atletas do time, não pode ser o capitão, ele não pode atacar, bloquear ou sacar, mas pode entrar em quadra quantas vezes o técnico achar necessário. Já o levantador, é aquele jogador em que arma as jogadas. Em geral, ele recebe a segunda bola do jogo e a prepara para o ataque. 

Share this Article