Três coisas que você talvez não saiba sobre o Derby Basco

Luca Moreira
4 Min Read

Desde a temporada inaugural da LaLiga em 1929, o clássico basco entre o Athletic Club de Bilbao e a Real Sociedad de San Sebastián se tornou um dos jogos mais importantes da história dE LaLiga. Este é um confronto repleto de história e importância … e curiosidades:

1. Este jogo rendeu campeonatos diretamente

O início da década de 1980 foi dominado pelo futebol basco. A Real Sociedad conquistou o título da liga nas temporadas de 1980/81 e 1981/82, antes do Athletic Club levar a coroa de LaLiga para o leste de Bilbao em 1982/83 e 1983/84. Incrivelmente, os dois clubes conquistaram um de seus títulos neste clássico. La Real derrotou o Atlético por 2 a 1 no último dia da campanha de 1981/82 para levar o título sobre o Barcelona, antes de uma vitória por 2 a 1 do Atlhletic dois anos depois levar o título a Bilbao contra o Real Madrid.

2. Alguns dos jogadores mais icônicos de LaLiga, do passado e do presente, jogaram neste jogo

O Athletic é conhecido apenas por colocar jogadores de origem basca em campo, mas ainda tem alguns dos jogadores mais famosos da história de LaLiga, incluindo Telmo Zarra, o goleiro Andoni Zubizarreta e o criativo Julen Guerrero. Todos os olhos estão agora voltados para as estrelas do atual time: Iñaki Williams, que recentemente quebrou o recorde de todos os tempos de LaLiga em partidas consecutivas, o jovem capitão Iker Muniain e o número um da Espanha entre os as traves, Unai Simón.

La Real costumava ter uma política semelhante de colocar apenas jogadores bascos em campo, mas quebrou a tradição ao contratar o atacante do Liverpool, John Aldridge, no final dos anos 1980. Embora nomes como Darko Kovacevic e Nihat Kahveci tenham atuado no ataque no passado, a equipe de hoje é liderada pelos jogadores espanhóis Mikel Oyarzabal, Mikel Merino, Portu e David Silva.

3. A Real Sociedad nunca havia eliminado o Athletic da Copa – até uma final muito especial neste ano!

Por muitos anos o Athletic levou a melhor sobre o La Real na Copa del Rey, saindo por cima nos três confrontos que os times participaram. A equipe de Bilbao venceu por 5-1 no agregado nas oitavas de 1960/61, 3-1 no agregado nas quartas de 1971/72 e nos pênaltis nas quartas de 1974/75 depois de um empate 4-4 no agregado.

No entanto, tudo mudou no início de 2021, quando a Real Sociedad venceu seus rivais mais próximos por 1 a 0 em uma disputada final da Copa del Rey de 2020, adiada por um ano devido à crise do COVID-19. Um gol do capitão e ícone do clube Mikel Oyarzabal foi o suficiente para separar as duas equipes, entregando à Real o seu primeiro título em 34 anos da maneira mais doce possível. Boas coisas vêm para quem mais espera, como dizem.

Share this Article