O novo ano vê o programa da Team Peugeot TotalEnergies com o PEUGEOT 9X8 acelerar à medida que seu programa de desenvolvimento continua na pista de corrida e no simulador. A entrada de dois carros para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2022 foi anunciada oficialmente em 12 de janeiro, e os PEUGEOT 9X8 N°93 e N°94 farão sua estreia na corrida ao longo da temporada. Até então, após a primeira corrida do carro em dezembro, a equipe PEUGEOT TotalEnergies retorna à pista em janeiro, com a continuidade do cronograma de testes. Mas será com ou sem asa traseira?

O intenso programa da Team Peugeot TotalEnergies para 2022 baseia-se no seu trabalho de desenvolvimento contínuo e no compromisso não apenas com as corridas de resistência de classe mundial, mas também com a mobilidade sustentável.

Revelado em julho passado, o 9X8 – o novo hipercarro híbrido da PEUGEOT – enfrenta efetivamente um intenso calendário de testes em pista antes de disputar as etapas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, marcando assim o retorno da marca à disciplina que a viu vencer o Le Mans 24 Horas com o 905 e o 908. Desta vez, competirá na classe LM Hypercar.

DESENVOLVIMENTO

Com o relógio a correr para a estreia do 9X8 na corrida, a Team Peugeot TotalEnergies manteve com sucesso o seu roteiro original e várias fases importantes já foram concluídas, principalmente no que diz respeito ao design e testes de bancada do novo trem de força eletrificado do carro:

  • Abril de 2021: primeiro teste de dinamômetro do motor bi turbo V6,
  • Novembro de 2021: primeiro teste de bancada da unidade motor-geradora de 200kW do 9X8,
  • Dezembro de 2021: montagem e teste de bancada do trem de força completo no modo de tração nas quatro rodas,
  • Final de dezembro de 2021: corrida inaugural.

O programa de desenvolvimento do carro ganhará mais velocidade em 2022, à medida que seu trabalho de pesquisa e aprovação continua tanto no simulador quanto com testes mensais em pista que farão com que o 9X8 evolua de um protótipo incipiente para um carro de corrida competitivo e confiável com suas próprias características específicas. características… e ainda sem asa traseira.

“Esta configuração é permitida pelo regulamento de hipercarros ACO/FIA”, afirma Olivier Jansonnie, Diretor Técnico do programa WEC da PEUGEOT Sport . Juntamente com os desenvolvimentos e configurações que esta opção exige, esperamos que seja validada à medida que testamos em diferentes circuitos com características diferentes.”

Os engenheiros, mecânicos e pilotos da Team Peugeot TotalEnergies estão focados neste trabalho fundamental que culminará com a submissão de um pedido de homologação do PEUGEOT 9X8 à entidade reguladora da modalidade. Dado que este documento será válido até 2025, é essencial que a especificação do carro seja congelada de uma forma que permita rivalizar com as outras marcas de prestígio que enfrentará em Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

COMPROMETIMENTO

O compromisso da PEUGEOT com o seu programa de corridas e com a mobilidade sustentável visa o sucesso da sua abordagem à indispensável transição energética.

A lista de inscritos recentemente publicada para o Campeonato Mundial de Resistência da FIA 2022 inclui dois Team PEUGEOT TotalEnergies 9X8s. Os seus números de corrida – 93 e 94 – são símbolos eloquentes para a PEUGEOT, uma vez que o número ‘9’ está há muito associado aos automóveis mais radicais da marca, enquanto o ’93’ recorda o ano em que o 905 conquistou um triunfo histórico de 1-2-3 em Le Mans, e esse número é obviamente seguido por ’94’.

“A equipe PEUGEOT TotalEnergies não estará presente na primeira das seis etapas que compõem o calendário de 2022, que começa em Sebring, na Flórida [EUA]”, observa o diretor da Stellantis Motorsport, Jean-Marc Finot . “O 9X8 fará sua estreia na corrida com base em seu nível de prontidão, confiabilidade e competitividade, conforme acordado com os organizadores do campeonato, que manteremos atualizados regularmente à medida que nosso programa de desenvolvimento avança. Poderíamos ter optado por participar de corridas selecionadas apenas sem nos comprometermos com a temporada. Isso teria sido possível, mas menos coerente. Em vez disso, escolhemos uma abordagem que permitirá que a equipe esteja totalmente imersa na disciplina, resultando em uma colaboração muito mais próxima com os organizadores, mesmo que o 9X8 não participe de todas as corridas, pois nosso trabalho de desenvolvimento e o processo de homologação continuam.”

O programa de corridas de resistência da PEUGEOT com o híbrido 9X8 espelha o compromisso da marca com a mobilidade elétrica híbrida. O plano de eletrificação da sua gama de veículos de estrada destaca-se pelas características da motorização híbrida completa. Desenhado e desenvolvido inteiramente pela Peugeot Sport, o do 9X8 combina um V6 a gasolina bi-turbo de 2,6 litros montado na traseira que fornece mais de 500kW (680cv), um motor-gerador de 200kW montado na frente, transmissão de tração nas quatro rodas e uma bateria de alta densidade desenvolvida em conjunto pela Peugeot Sport, TotalEnergies e sua subsidiária Saft. Assim, o 9X8 enquadra-se perfeitamente na estratégia Neo-Performance da PEUGEOT, orientada para os seus carros de estrada e de corrida que oferecem um desempenho responsável.