LaLiga Camps nasce na Espanha: um compromisso com o futebol juvenil no Centro ESC Madrid

Em 2022, a LaLiga se tornará pioneira entre as grandes ligas europeias por ser a primeira a ter seus próprios campos em um complexo exclusivo. Esses locais se tornarão ferramentas educacionais e recreativas, elementos que fazem das academias dos clubes uma referência no futebol juvenil mundial.
 

São pequenos campos de treinamento que oferecem uma imersão na experiência da LaLiga para ajudar jogadores de diferentes níveis e idades a atingirem todo o seu potencial através da equipe de profissionais e da metodologia da LaLiga.
 

LaLiga Camps é uma das grandes apostas da organização para 2022 dentro da LaLiga Grassroots, a nova iniciativa para promover o futebol de base a nível global. A primeira edição espanhola terá início em julho num complexo esportivo de última geração, o Centro ESC em Madrid, promovido pela LaLiga e pela NBA, duas instituições líderes na indústria do esporte.
 

A experiência imersiva se baseia em três pilares de excelência, apoiados na utilização do futebol como ferramenta de treinamento:

  • Educação em valores: os locais são baseados no aprendizado de valores por meio do esporte e estão num ambiente multicultural, onde jogadores da Espanha e de fora vão conviver juntos. Haverá também atividades na área psicossocial, bem como oficinas de desenvolvimento pessoal.
  • Profissionais da LaLiga, que administram diretamente o complexo e vão selecionar a equipe técnica em sua sede em Madrid, liderados por treinadores que cumprem os requisitos máximos da UEFA, além de diferentes masterclasses com profissionais e ex-jogadores de clubes da LaLiga.
  • Tecnologia e inovação, campos equipados com câmeras inteligentes, salas de análise de vídeo, sistemas avançados de avaliação física e de desempenho. Esses serão alguns dos diferentes recursos disponíveis que colocam o foco no desenvolvimento do jogador.

“Com LaLiga Camps buscamos aproximar a metodologia da LaLiga dos jovens jogadores e jogadoras de todo o mundo e de diferentes idades e níveis através de uma experiência esportiva e educacional única. Colocamos o foco no processo de apoio integral dos jogadores, oferecendo-lhes uma série de ferramentas e diretrizes que permitem melhorar sua capacidade e habilidade esportiva, mas também desenvolver uma série de competências e valores essenciais para a vida”, diz Juan Florit, chefe de Projetos Esportivos da LaLiga Grassroots.
 

“Os profissionais da LaLiga serão uma das chaves para atingir o objetivo que as crianças aprendem enquanto brincam, tanto por meio de atividades lúdicas quanto durante as mais de 20 horas de treino semanal. Temos requisitos de seleção muito exigentes para os treinadores, que são o veículo não apenas para o campo técnico-tático como também ao educacional: pedimos formação universitária, especialmente em áreas como esportes, psicologia ou educação, experiência internacional e licença UEFA Pro, a mais alta qualificação. Os treinadores da LaLiga têm grande prestígio nos mais de 40 países nos quais estamos trabalhando com projetos educacionais, sociais ou de alta performance, e graças a eles já temos mais de 175.000 jogadores em todo o mundo”, diz Javier Hernández, responsável por Negócios e Desenvolvimento Internacional na LaLiga Grassroots.
 

Os acampamentos, com opções diurnas ou noturnas, terão duração de 1 a 2 semanas, e buscam abordar todos os níveis de jogadores masculinos e femininos, com idades entre 8 e 17 anos, com alguns dos recursos e elementos comuns que compõem as categorias de base dos clubes da LaLiga e que são referências mundiais: a LaLiga está atualmente em primeiro lugar entre competições europeias em termos de minutos jogados pelos seus jogadores locais, de acordo com o último estudo publicado pelo Observatório de Futebol CIES em janeiro de 2022 (17,5% do total em minutos).

Com compromisso de levar a experiência da academia de jovens espanhóis a um nível global, isto é, além do lançamento na Espanha, a organização amplia seu compromisso com os acampamentos também no exterior e lançará, neste verão europeu, LaLiga Camps UK (Reino Unido), em Sussex, e LaLiga Camps USA, nos Estados Unidos, em até 8 locais diferentes de todo o país norte-americano, de Washington DC a Las Vegas. Uma segunda edição do LaLiga Camps África do Sul acontecerá entre 28 de março e 3 de abril, desta vez na Cidade do Cabo, após o sucesso da primeira edição em 2021 em Joanesburgo, em que se formaram mais de 165 crianças.

Na Espanha, essa fase inicial da LaLiga Camps coincidirá com a abertura do novo complexo ESC Madrid durante o verão espanhol de 2022, que pretende se tornar um centro de operações de referência para atividades e projetos da LaLiga e seus clubes, além de abrigar dois programas de longa duração para jogadores internacionais: LaLiga Talents, para atletas de alto rendimento, e LaLiga Academy, um sistema que combina excelência acadêmica e esportiva aberto a todos os níveis.

O centro terá uma residência para mais de 450 pessoas e segurança 24 horas, um colégio internacional equipado com auditório, biblioteca e laboratório, clínica e vários salões de jogos, área de descanso e estudo. Também abrigará dois campos de futebol de última geração e diferentes espaços de treino, pavilhão de basquetebol, ginásio e piscina. A inscrição aos programas, bem como informações adicionais sobre eles, já está disponível na web. Visite aqui.
 

Sobre LaLiga Grassroots

A LaLiga Grassroots nasceu em 2021 com o principal objetivo de apoiar, promover e impulsionar o futebol de base em todo o mundo. Essa iniciativa se baseia em quatro pilares principais: o desenvolvimento integral dos jovens jogadores, programas internacionais de formação para treinadores e outros profissionais do setor, apoio aos clubes da LaLiga em matéria de estrutura e organização de torneios internacionais. LaLiga Grassroots representa um novo passo no desenvolvimento de projetos desportivos, área em que desde 2015 a LaLiga mobilizou cerca de 750 treinadores espanhóis, conseguindo formar mais de 20.000 técnicos e 175.000 jogadores nos quase 500 projetos realizados em 40 países.

Ouça nosso podcast

VEJA MAIS